Por que você deve usar estratégias de UX na sua locadora
Fundamental para a conversão de locações e fidelização de clientes, a jornada do consumidor é vista como fator determinante para o sucesso de uma locadora.
Com o objetivo de ser utilizado como estratégia de marketing para atrair e prender o usuário nas plataformas, o UX (User Experience) se tornou um elemento essencial para qualquer locador de equipamentos.
Isso porque, conforme o estudo CX Trends, no qual avaliou as tendências digitais de 2021, 66,3% das empresas participantes estavam focadas na área de UX.
Assim, a ideia é oferecer a melhor experiência a partir de um design responsivo, organizado, intuitivo e agradável, a fim de proporcionar uma interação completa entre o consumidor e o site.
De acordo com Don Norman, criador do termo, “A experiência do usuário engloba todos os aspectos da interação do seu usuário final com a empresa, seus serviços e seus produtos”.
Nesse sentido, o conceito dessa expressão se baseia em três pilares principais:
- Facilidade de uso;
- Utilidade;
- Prazer.
Logo, com base nesses itens, é desenvolvida toda a arquitetura dos sistemas, sites e plataformas, de maneira a propiciar a melhor usabilidade e satisfação por parte do usuário, no momento em que está acessando as suas páginas e aplicações.
Além disso, assegurar que esse usuário se sinta confortável e navegue de forma facilitada desde o acesso ao portal até a realização da compra, garante mais possibilidades de fechar negócio.
Vantagens em aplicar estratégias UX na sua locadora
Conversões de locações
A partir do momento em que o consumidor consegue interagir com o seu site de maneira simples, intuitiva e rápida, a probabilidade de ele efetuar a locação é muito maior em relação a uma página desorganizada e sem funcionalidade.
Mais tráfego
Seguindo a mesma linha do item anterior, ao apresentar uma experiência prazerosa ao cliente durante o acesso, por meio da fácil navegação, o usuário tende a ter mais interesse em ver mais páginas.
Outro ponto é que essa situação acarreta uma baixa taxa de rejeição, pois prende o cliente por um bom tempo no seu site.
Redução de gastos
A princípio, é importante que você utilize o UX de maneira bem planejada, pois quanto mais completa for a plataforma, menos despesas com manutenção, atualizações ou melhorias serão necessárias.
Fidelidade
A explicação é simples: se o usuário conseguiu passar por uma boa experiência ao fazer uma locação pelo seu portal, a tendência é que esse cliente volte contratar com frequência.
Outro ponto é que, a partir dessa vivência, o cliente indica a sua locadora para outras pessoas, gerando uma base de possíveis consumidores.
Como criar estratégias UX?
Agora que você sabe melhor como é essencial utilizar o UX em seu site, entenda como criar essas estratégias para obter o melhor resultado possível com as contratações on-line.
Antes de tudo, perceba que o User Experience é composto por algumas características cruciais para o seu funcionamento, na prática. Esses elementos que, unidos, principalmente, compõem as estratégias fundamentais para o sucesso da sua locadora.
1. Search Engine Optimization
Diretamente ligado às estratégias de UX, o SEO é fator fundamental para o bom desempenho do seu site na internet.
Afinal, as técnicas de otimização que melhoram a navegabilidade e proporcionam boa experiência do usuário permite que suas páginas alcancem rankings mais altos nas plataformas de buscas.
2. Design visual
Obviamente, não é apenas a usabilidade que atrai um usuário para o site da sua locadora.
Sendo assim, é importante que você defina uma boa identidade visual para a plataforma, bem como uma paleta de cores interessante e que dê harmonia ao ambiente virtual.
Além disso, busque usar imagens e elementos que transmitam sensações agradáveis ao cliente no momento da navegação.
3. Conteúdo rico
De nada adianta um site bem estruturado e moderno se as informações são rasas e não explicam de forma clara e objetiva o que o cliente precisa saber.
Desse modo, produza conteúdo relevante para impulsionar a qualidade da sua locadora, trazendo em seu site o perfeito alinhamento entre informações e design.
4. Adaptabilidade
Segundo uma pesquisa produzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.Br), em 2018 o celular já era o principal meio de acesso à internet.
Nesse sentido, é primordial que o site seja adaptável para ser utilizado em diferentes dispositivos, sempre oferecendo boa usabilidade e navegação intuitiva.
Portanto, antes de qualquer definição, faça uma pesquisa aprofundada sobre diversos grupos e também com seu nicho, seus clientes e possíveis contratantes.
O objetivo é compreender o que eles esperam do seu site, para que, a partir da análise de resultados, você desenvolva a melhor estratégia UX de acordo com o que seu pública necessita.
Por fim, realiza diversos testes antes de colocar à disposição dos usuários. Lembre-se que qualquer falha ou erro pode custar a saída prematura de um cliente promissor do seu site.
Para te ajudar nessa missão, a ELOCA possui profissionais especializados em auxiliar a sua locadora com as melhores estratégias de marketing para gerar bons resultados.