5 segmentos mais atrativos para locação

A locação é um modelo de negócio que vem se destacando no Brasil e no mundo nos últimos anos. O crescimento de cerca de 11% ao ano entre 2018 e 2023, de acordo com a Reuters, evidencia a nova forma de consumir tanto de consumidores finais quanto de empresas.  

Em um mercado que se destaca e ganha novos adeptos todos os dias, segmentos específicos vêm ganhando espaço e sendo opção de negócio para muitas locadoras que visam conquistar novos públicos.  

Por isso, é importante apostar na tecnologia como aliada do negócio em locação para ampliar as possibilidades de encontrar os clientes e disponibilizar o portfólio de produtos 24x7x365, não desperdiçando nenhum contrato.  

Fique neste artigo, aqui, você verá: 

1. O que é a locação

2. Por que apostar em nichos de atuação

3. Quais são os 5 segmentos mais atrativos para locação 

O que é a locação 

A locação é uma forma de comercializar produtos por tempo determinado de uso. Ou seja, empresas e pessoas físicas podem adquirir um bem para utilizar em ações específicas e depois devolver, pagando apenas por este período. 

Esta facilidade mudou a contabilidade de CAPEX para OPEX, proporcionando maior liberdade financeira e redução de custos fixos.  

Porém, com plataformas digitais de locação, todo esse processo é facilitado, de forma que o cliente pode encontrar e locar os produtos de maneira muito mais rápida, assertiva e com segurança.   

Percebeu como a locação é um modelo de negócio que veio para ficar? 

Por que apostar em nichos de atuação? 
Segmentar o público-alvo está diretamente atrelado ao foco da locadora. Isto é, atender necessidades específicas de uma parcela da população com os produtos ofertados. 

Desta forma, conhece-se muito bem quem é o consumidor e o negócio se propõe a atender seus anseios. 

A vantagem de escolher um nicho de atuação é ter a redução do número de concorrentes e, por ser uma vertical pouco explorada, ocupar a liderança e ser reconhecido nele é muito mais fácil. 

Antes de optar por um segmento na locação, pense na expertise de mercado, de público e de produtos que se tem combinado com os que são mais atrativos.  

Quer saber quais são eles? Veja a seguir a lista preparada pelo ELOCA:  

Quais são os 5 segmentos mais atrativos para locação?  

1. Hospitalar e saúde 

O investimento em tecnologia de saúde deve alcançar US$ 1.931 milhões até o fim de 2022 em toda a América Latina, de acordo com o IDC. No Brasil, o IBGE afirma que 9,2% do PIB corresponde às aplicações na área. 

Sabendo da importância da saúde, que foi evidenciada nos últimos dois anos devido à pandemia, o setor passou a atrair consumidores para locação desde equipamentos hospitalares mais raros e caros, como máquinas de exames e outros, até produtos para uso em casa, como camas especiais, cadeiras, etc. 

Para alcançar esse público, as locadoras segmentadas podem acompanhar o desenvolvimento do mercado e antecipar às tendências com produtos atualizados e a um valor agregado que as empresas e os consumidores podem bancar.  

2. Eletrônicos 

O regime de trabalho híbrido aumentou a necessidade de empresas locarem equipamentos para seus colaboradores, como notebooks, tablets e celulares. 

Substituir a compra pela locação adiciona benefícios, tais quais: economia financeira, acesso a equipamentos modernos, manutenções garantidas, disponibilidade imediata e aumento da produtividade. 

3. Construção civil 

Em crescente no Brasil, a construção civil foi um dos segmentos que apresentou menor impacto durante e pós-pandemia.  

Bastante aquecido, acompanha as tendências internacionais, que preveem o aumento da demanda por unidades de máquinas para construção de 1,6 vezes entre 2019 e 2029. 

Para empreiteiros e construtoras, locar os equipamentos durante as obras é sinônimo de economia e de estar com equipamentos específicos para cada projeto, com manutenção em dia e atualização sempre que necessário.  

4. Eletrodomésticos 

Viver em grandes centros urbanos significa compartilhar espaços. O ambiente de casa foi reduzido a poucos metros quadrados, os escritórios são invadidos por colegas de outras empresas e, até os eletrodomésticos podem ser locados. 

Em uma iniciativa do Magalu com o VaiVolta, testes começaram a ser feitos para que moradores de apartamentos compartilhados possam ter acesso a eletrodomésticos por uso. 

Isto é, escolhem na plataforma o que desejam e o período determinado. Recebem na porta de casa e devolvem com dia e hora marcados.  

Essa nova opção facilita ao usuário usar por um período realmente determinado ou fazer testes antes de realizar a aquisição do bem.  

5. Celulares 

Com novas versões sendo lançadas com meses de diferença e o alto valor, os celulares são uma opção e tanto para o consumidor final quanto para as empresas. 

Para o primeiro grupo, estar com o modelo de última geração a um valor mensal reduzido é uma vantagem. 

Já para as organizações, pagar apenas pelos dispositivos necessários para seus colaboradores reduz as despesas fixas e também garante que estejam com equipamentos atualizados.  

A locação é um modelo de negócio atrelado ao novo comportamento do consumidor. Para que as locadoras possam alcançar mais clientes, o ELOCA é a vitrine delas, adicionando serviços de marketing digital e de gestão para acompanhar todo o negócio.