Aluguel de celular: entenda as tendências desse mercado e suas vantagens

Apesar de novo no Brasil, o aluguel de celular tem ganhado muita força a ponto de tanto grandes empresas quanto startups estarem investindo nesse mercado. Essa prática tem como base a economia de compartilhamento, que também está em constante crescimento, e tem sido impulsionado pela pandemia e, no país, pela alta do dólar. Esse tipo de locação pode beneficiar o consumidor final ou ainda empresas que oferecem dispositivos corporativos para seus funcionários. De qualquer forma, é uma tendência forte para os próximos anos e, por isso, é importante estar atento a ela. 

A economia compartilhada consiste, como o próprio nome indica, no compartilhamento, a troca e o aluguel de bens. Isso é feito com o objetivo de otimizar os produtos, gerar uma redução de custos, ampliar o acesso e diminuir os impactos ambientais. Essa prática, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo BCC Research, encerrou o ano com valor de mercado de US$ 373 bilhões e tem previsão de chegar a 2024 valendo US$ 1,5 trilhão.  

Anterior à pandemia, grande parte dos dispositivos eletrônicos eram alugados para eventos e congressos. Mas, com a necessidade de medidas de distanciamento, esses encontros foram proibidos, causando, por um breve período, uma queda nas locações.  

Por outro lado, ao mesmo tempo, parte significativa das empresas passaram a trabalhar no modelo remoto e isso, para muitas, significou ter que fornecer equipamentos para todos os seus colaboradores. Foi nesse momento que os benefícios da locação de equipamentos foram reforçados. Essas companhias perceberam que fazia muito mais sentido alugar os computadores e celulares enquanto os funcionários estivessem de home office do que comprar novos. Com isso, houve um aumento de 200% nas buscas do Google pelo termo “aluguel de notebook”. 

Para saber como favorecer a sua empresa de locação online com o aluguel de celular continue neste artigo. Aqui, você verá: 

1. Tendências do mercado de aluguel de celular 
2. Vantagens da locação de celular

2.1. Para empresas 
2.2. Para o consumidor final 

 

1. Tendências do mercado de aluguel de celular 

O presente e o futuro da área estão pautados em quatro pilares: 1º) o desejo de possuir um aparelho; 2º) fetichização em ter o smartphone de última geração e 3º) preço dos produtos e 4º) pandemia. 

Os celulares, especialmente smartphones, fazem parte da lista de desejos dos brasileiros. Segundo mostra a pesquisa do Instituto Vox Populi, a pandemia fez crescer a vontade da população de ter acesso aos aparelhos. Atualmente, quatro a cada cinco brasileiro com mais de 10 anos tem um dispositivo desses. Aqueles que não têm alegam como principal impeditivo o alto custo do aparelho, conforme mostram dados do suplemento de TIC da Pnad Contínua, divulgada pelo IBGE. 

O segundo e o terceiro pilares estão diretamente relacionados. A fetichização não é um hábito apenas do brasileiro, acontece praticamente no mundo inteiro. Mas, no caso do Brasil, o grande problema está no fato que os aparelhos de última geração chegam no mercado por um preço bastante alto, inviabilizando a compra. Entretanto, por meio aluguel, é possível ter um aparelho, como o iPhone 12 Pro Max, pagando, por ano, um pouco mais de 30% do valor total produto. 

Juntamente a isso, a necessidade das pessoas trabalharem remotamente fez com que, em 2020, empresas do setor de locação de celular vissem as buscas por seus serviços aumentarem. Por exemplo, a BR Mobile, que oferece assinatura de dispositivos móveis, vinha crescendo 30% ao ano há nove anos e, em 2020, triplicou o número de cotações enviadas. Indo ao encontro desses dados, a Allugator é uma startup que também trabalha com o aluguel de celulares e cresceu 900% em faturamento no ano passado. 

Ou seja, as pessoas vão desejar, cada vez mais, possuir celulares, os modelos de última geração terão preços também cada vez mais altos e o home office se firmou como uma forte tendência de mercado para os próximos anos. 

 2. Vantagens da locação de celular  

Os benefícios do aluguel de celular para empresas e para o consumidor final são semelhantes.  

Redução dos custos: o investimento em um celular alugado é menor que a compra de um aparelho. Considerando as empresas, adquirir diversos dispositivos de uma única vez representa um alto custo para o caixa, além do valor das manutenções. Já no caso de uma pessoa que troca de smartphone com frequência, como falado anteriormente, o valor do aluguel de um novo aparelho pode ser 70% menor que o valor da compra.  

Segurança: assim como acontece com o aluguel de outros equipamentos, a sua locadora online fornecerá um seguro como parte do contrato de locação. Dessa forma, o locador estará prevenido de prejuízos por furtos, roubos e perda. 

Suporte especializado: cabe a sua empresa fornecer esse serviço para que a pessoa que alugar tenha assistência, preferencialmente, 24h. Isso vale tanto para o caso de problemas de segurança, citados acima, quanto para as possíveis manutenções que o equipamento precisar durante o período de aluguel. 

Portanto, o aluguel de celular tem apresentado um grande crescimento não somente pelas características do mercado brasileiro, mas também devido às vantagens que ele oferece. Caso a sua locadora de equipamentos online ainda não ofereça esse tipo de serviço, não deixe de aproveitar essa tendência e ter uma maior chance de fechar mais contratos. Mas, se você já oferece, reforce a divulgação da locação desses aparelhos e garanta uma melhor experiência para os seus clientes com o Eloca