Por que apostar nos Early Adopters faz seu negócio sair à frente?

Você sabe o que é Early Adopters (EAs)? 

É um termo que designa um grupo de pessoas abertas à experimentação de novidades. Esses indivíduos testam e adquirem novas tecnologias e soluções. Mesmo que ainda seja algo muito recente e que não tenha sido testado por mais ninguém. Em suma, early adopters são ‘adotantes iniciais’ de algo que acaba de surgir no mercado. 

Esse conceito é importante, pois os EAs são responsáveis pelos feedbacks para as empresas. Assim, os produtos e serviços passam por uma melhoria para atender melhor o seu público-alvo, sendo a peça-chave para compreender como sair na frente.

Na área de e-rental, por exemplo, as plataformas de e-commerce de locação começam a ter os seus primeiros usuários. Já que é uma área em crescimento, ela ainda tem espaços inexplorados, os quais desenvolvem tecnologias para adaptar a experiência tanto do locador quanto do usuário final. 

Para você entender a importância de estar à frente no mercado de  e-rental continue nesse artigo. Aqui você verá:  

  1. Early Adopters e o seu negócio;  
  1. Como encontra-los;  
  1. Impulsionamento de vendas.  
  1. Early Adopters e o seu negócio 

Como vimos anteriormente, os early adopters são os primeiros a consumir o seu produto ou serviço. São os responsáveis pelas primeiras impressões do seu MVP (Produto Mínimo Viável). Dessa forma, é possível que o seu negócio saiba onde errou e como seguir para melhorar as suas ideias. 

Por ser algo inicial, esse tipo de consumidor é o melhor para empreendedores. Pois é capaz de otimizar e aumentar os lucros da sua empresa. Além de ajudar a impulsionar e fortalecer a sua marca. 

As plataformas de locação de equipamentos estão crescendo a cada dia e é necessário achar uma maneira de se destacar e sair na frente dos seus concorrentes. Com o auxílio desses consumidores, você consegue entender o que o mercado está procurando e se os equipamentos que seu negócio usa estão de acordo com o que seus clientes precisam. 

Portanto, a empresa que entende e consegue explorar essa ideia, terá uma vantagem em relação aos concorrentes. Isso te proporciona a aproveitar as melhores formas de fortalecer a sua marca e seu produto ou serviço. 

  1. Como encontra-los? 

No item anterior entendemos como os early adopters podem ser úteis para que uma empresa saia na frente de seus concorrentes. Mesmo assim existe uma pergunta que paira sobre a cabeça de qualquer empreendedor: como eu os encontro?  

A primeira forma – e a mais simples – de achar pessoas que sejam early adopters é através de indicações. E como fazer isso? Testando com os próprios clientes que te indicam outras pessoas que podem ser os seus early adopters, testando seus produtos e te auxiliando nas melhorias. Também é possível fazer um estudo do mercado em que o negócio está inserido. 

  1. Impulsionamento de vendas 

O objetivo principal de qualquer empresa é ter produtos ou serviços de qualidade e poder aumentar suas vendas. Neste caso, aumentar as locações. Através dos early adopters, temos uma noção maior do que o mercado pode aceitar. Após esse passo, a meta é aumentar as vendas, mas como? 

Listamos as melhores estratégias para lidar com esse segmento: 

  • Abordagem diferenciada – Os early adopters são consumidores diferenciados, por isso têm necessidades diferentes do público comum. Eles gostam de se sentir valorizados e privilegiados por testar algo inovador e que poderá ter grande impacto positivo no mercado. Alguns até divulgam o produto em suas redes sociais. Essa é uma estratégia muito utilizada, conhecida como One to One, na qual procuramos respeitar e valorizar cada consumidor de maneira específica; 
  • Atenção com os nichos específicos – É comum os early adopters participarem de grupos ou fóruns sobre os assuntos que dominam. Logo, são de grande influência como formadores de opinião em nichos do mercado (que têm se intensificado graças à internet). Por isso, é sempre bom conhecer e atingir o nicho desejado; 
  • Solução atraente – Uma forma de chamar a atenção é trazer um produto ou serviço que tenha uma solução essencial. Algo inovador que faça com que os consumidores pensem “Eu não sabia o quanto precisava disso!”. Essa estratégia é chamada de Pushed Based Acquisition (Aquisição Baseada em Push), quando um early adopter tem noção de um problema que possui, mas não busca a solução; 
  • Obtenha o feedback – feedback dos early adopters é extremamente importante para a continuidade do seu negócio. É a maneira mais efetiva de criar uma ponte de comunicação entre marca e consumidor. Os EAs são responsáveis por obtermos críticas e avaliações que servem de base para a evolução dos produtos. 

Se você chegou até aqui pode ver como os early adopters estão atrelados ao fato de a sua empresa sair na frente da concorrência. E essa troca de informações entre os early adopters e a sua empresa de locação é de extrema importância, já que se trabalha com diversos equipamentos e que a cada momento há uma atualização.  

Com o ELOCA, a plataforma de locação, você pode sair à frente da concorrência trazendo uma nova experiência ao seu consumidor, com um catálogo completo e simples de escolher, a apenas um toque no site da sua empresa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Como podemos te ajudar?