Como reduzir a inadimplência na sua locadora

Falta de cumprimento de uma obrigação. Esta é a definição de inadimplência segundo o dicionário. Quando trazemos para o dia a dia dos negócios, está associada ao não pagamento dos produtos ou serviços contratados. 

Essa ação por parte dos clientes gera um prejuízo financeiro à empresa, que tem não apenas seu fluxo de caixa comprometido, como investimentos em estoque e expansão adiados.  

No Brasil, a inadimplência da pessoa física superou 61 milhões de pessoas em abril de 2021, de acordo com um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). 

Quando se trata de empresas, 6,1 milhões estavam inadimplentes no mesmo período, conforme o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian.  

Como evitar que a sua locadora seja prejudicada pela falta de pagamento ou driblar os atrasos dos contratos em vigência? O ELOCA te responde neste conteúdo.   

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Primeiro, faça uma avaliação do financeiro  

Por meio de um controle ativo da área financeira da sua locadora, é possível acompanhar todos os gargalos da operação e organizar os setores responsáveis para solucionar o problema.  

Ao entender quem e quantos são os clientes inadimplentes, realiza-se um panorama geral do status da empresa e a quantia necessária para que não entre em estado de alerta. 
 
Feito isso, é o momento de traçar a estratégia de cobrança junto aos clientes, que pode ser a mesma ou considerar características de cada um no acordo. Veja os pontos a seguir. 
 
Negociando com os inadimplentes  

A negociação com os clientes inadimplentes terá a base no contrato de prestação de serviços firmada entre as partes. 

Entretanto, para que a marca possa proporcionar uma experiência positiva — mesmo em uma situação adversa — criar alternativas para resolver a falta de pagamento, é indicado. 

Dentre as ações que podem ser adotadas pela locadora para abordar e realizar o acordo com o cliente, destacam-se: 

1. Contato humanizado: o setor de cobranças da locadora entra em contato com o consumidor inadimplente para compreender os motivos do atraso e propõe um fluxo de pagamento. 

2. Benefícios para quem quita o débito: se o cliente desejar pagar o valor total devido, oferecer um desconto é de bom tom para conquistá-lo — além de ajudar no fluxo de caixa da operação. 

3. Amplie os métodos de recebimento: tem mais de uma forma de pagamento na sua locadora — transferência bancária, PIX, cartão de débito, cartão de crédito e mensalidade recorrente — são alguns deles. 

Por fim, tenha a tecnologia a seu favor: contar com um software completo de gestão apoia e integra todas as áreas responsáveis pela inadimplência — primeiro, para contê-la com um programa de incentivo com pagamento recorrente e de relacionamento com os clientes.  

Porém, caso aconteça, o time financeiro estará alinhado com o de cobranças e, de forma coordenada, o cliente será alertado e a negociação realizada, evitando que haja desequilíbrio nas finanças da sua locadora. 

Para apoiar em todos esses processos, o ERP é um sistema de gerenciamento indispensável. Por meio dele, tem-se a operação inteira em um dashboard, controlando todas as etapas e criando regras de negócio, incluindo a da coordenação da inadimplência.