Softwares de gestão são apenas para grandes empresas?

Muito se fala dos ERPs, ferramenta de gestão empresarial, que tem funcionalidades para a melhor administração de um negócio.  

O recurso não é novo e os benefícios de se investir neste sistema apresentam resultados em diversas áreas de uma empresa, como controle eficiente dos processos, centralização das informações e integração em um único lugar. 

Entretanto, um dilema ainda paira entre muitos gestores que estão na fase inicial de desenvolvimento e chegam ao questionamento sobre custo x benefício deste software aplicado na gestão.  

Dentre os questionamentos, estão: 

I. O ERP é recomendado apenas para grandes empresas?  

II. Vale a pena investir neste sistema com pequeno e médio porte?  

III. Quais os benefícios?  

IV. E as desvantagens? 

Pensando nisso, o ELOCA responde as principais para você! Confira a seguir.  

Leia também sobre tecnologia no ELOCA: Como o ERP controla o fluxo de caixa? 

 
Principais vantagens de investir em um ERP na sua micro, pequena ou média locadora 

Em uma realidade de Transformação Digital, adotar tecnologias como parceiras e soluções de negócio virou sinônimo de necessidade para qualquer empresa que queira se manter ativa no mercado. 

Acompanhe como o software ERP auxilia no aumento da produtividade, melhora a gestão, automatiza os processos e faz a integração completa da sua locadora: 

1. Mais eficiência e produtividade nos processos 

Os controles manuais por meio das planilhas foram muito eficientes no passado, mas agora não oferecem todos os recursos e praticidades que uma empresa moderna necessita.  

Sistemas ERPs são ajustados para responder às necessidades específicas, o que proporciona mais assertividade nos processos e resultados das locadoras. 

Além de eliminar todas as operações manuais e falhas humanas sujeitas neste registro de informação. 

Seus processos ficam mais ágeis e produtivos por meio da digitalização, o que faz toda a diferença no processo de desenvolvimento inicial do negócio.  

2. Melhor gestão e planejamento com base em dados 

Um dos principais motivos para um negócio não ir bem é a ausência de gestão eficiente e planejamento estratégico. Com um ERP, estes processos são descomplicados e você consegue ter o maior controle do que acontece, bem como do que fazer com as informações.  

Por meio do banco de dados, análises de padrões e relatórios, adiciona-se a visão geral da sua locadora — seja no financeiro, linha de produção, estoque e catálogo de clientes.  

Essa funcionalidade permite que você tenha o fácil acesso a todas essas informações e consiga ter o planejamento mais assertivo, identificando gargalos e possíveis melhorias a serem feitas.  

3. Fluidez e automatização dos processos 

Em um cenário utilizando operações manuais, um processo de venda através de planilhas seria feito por: 

Venda lançada na planilha de cliente; 

Lançamento de baixa na planilha de estoque; 

Atualização do saldo de estoque e depois atualização da planilha financeira. 

Com o software de gestão, todo este fluxo é feito de maneira automática e sincronizada, com atualizações em tempo real. Assim, as operações são digitais e ganha-se em tempo e redução de erros, aumentando a lucratividade

4. Integração completa  

Fazer um negócio funcionar requer administração sobre diversos setores, colaboradores, fornecedores e clientes. Ainda mais para locadoras que pretendem atuar em e-commerce e marketplaces, fazer a ligação entre todas as demandas pode ser uma tarefa muito complicada.  

O ERP resolve este problema com a integração completa. É possível monitorar a performance geral da empresa e discernir os pontos que devem ser corrigidos, melhorados ou potencializados em cada área específica. 

A visibilidade do fluxo dos processos é essencial e mantém o histórico de ocorrências que beneficia diretamente na tomada de decisões, fator fundamental no desenvolvimento de qualquer negócio.  

Estas são apenas algumas das vantagens que um sistema de gestão ERP traz para negócios de micro, pequeno e médio porte. A ferramenta é essencial para qualquer segmento, dando mais valor aos processos e competitividade por meio dos resultados. 

É importante considerar o melhor sistema para a sua fase inicial de desenvolvimento, analisando as funcionalidades que melhor condizem com a fase do seu negócio e não seja um investimento perdido. 

O ELOCA é a plataforma completa para a sua locadora e auxilia durante toda a sua jornada empresarial — do início ao fim — com o objetivo de trazer benefícios tanto para o negócio quanto para os seus clientes, contribuindo para o crescimento mútuo e maduro.  

Entre em contato com a equipe e comece a alavancar a sua locadora!