Como o ERP controla o fluxo de caixa?

30% dos MEIs fecham em até 5 anos e um dos principais motivos para isso é a falta de planejamento financeiro. 

O dado é com base no estudo divulgado pelo SEBRAE, revelando um dos maiores vilões das empresas quando não bem administrado: o fluxo de caixa. 

Para manter um negócio ativo e fluído, a boa gestão financeira é questão prioritária — prezar por todos os custos, investimentos e tributações tanto nacionais quanto estaduais. 

Entretanto, esses processos costumam ser realizados de forma independente e manual, o que implica em erros e falta de integração das áreas. 

Se você ainda adota algum destes itens citados, é hora de mudar e incluir a tecnologia na operação da sua locadora.  

Para estar em dia e cumprir com as obrigações legais, recomenda-se o uso de ferramentas de gestão integradas. 

Com recursos inteligentes, adiciona-se: 

  • Automação dos processos; 
  • Redução de erros e falhas; 
  • Maior controle das atividades; 
  • Melhor gestão do negócio. 

E todas essas tarefas são executadas por meio do ERP — software de gestão empresarial especializado na funcionalidade, integração e centralização dos dados da organização, inclusive financeiros.  

O sistema ERP interliga todos os processos e permite que sua locadora consiga na prática: 

1. Ter um maior controle de contas a pagar e receber 

Não é difícil se perder nos tantos tributos sobre contas a pagar e receber em uma empresa. 

Porém, com um software de gestão completo, todo o processo é simplificado. 

Com o ERP, é possível acessar, rastrear, armazenar e analisar as informações financeiras, como contas a pagar e receber, orçamentos e previsões. 

Todos os dados da sua locadora, incluindo pagamento de colaboradores e fornecedores, custo com manutenções, investimentos e demais orçamentos são disponibilizados em um só lugar, aumentando o controle e melhorando a tomada de decisão.  

2. Gerar relatórios 

O próprio sistema disponibiliza relatórios, históricos e análises sobre as suas finanças devido ao armazenamento centralizado no banco de dados.  

Isso contribui diretamente para a redução de tempo e tomada de decisão estratégica com base em dados. 

Por integrar todos os setores de uma organização, o ERP permite a visão geral e aprofundada de cada área para verificar precisamente o desempenho completo das operações. 

Além de também disponibilizar relatórios personalizados para encontrar uma informação específica, análises micro ou macro e demais funcionalidades. 

3. Cadastre clientes e fornecedores 

O software de gestão também engloba integrações com CRM, com extensas catalogações de cadastro de cliente e prospects, bem como de fornecedores. 

A partir dele se tem nas mãos todos os contatos comerciais da sua locadora em um só lugar, incluindo documentos, certificados e contratos — facilitando a gestão. 

Com isso, cria-se uma visão geral para apostar em novos projetos baseados em clientes, melhorando o relacionamento e, consequentemente, ampliando os negócios. 

Leia mais: O segredo para uma receita recorrente de sucesso 

95% das empresas registraram grandes melhorias após a implementação do ERP, de acordo com dados da Datix Inc

O sistema ERP otimiza os processos, aumenta a colaboração e centraliza os dados corporativos, facilitando na melhor gestão do negócio e das áreas financeiras.  

Conte já com este sistema na sua locadora e tenha o melhor controle sobre o seu fluxo de caixa para desenvolver o seu negócio. 

Entre já em contato com o ELOCA e contrate o sistema ERP específico para locadoras.