Como o ERP controla o fluxo de caixa?
30% dos MEIs fecham em até 5 anos e um dos principais motivos para isso é a falta de planejamento financeiro.
O dado é com base no estudo divulgado pelo SEBRAE, revelando um dos maiores vilões das empresas quando não bem administrado: o fluxo de caixa.
Para manter um negócio ativo e fluído, a boa gestão financeira é questão prioritária — prezar por todos os custos, investimentos e tributações tanto nacionais quanto estaduais.
Entretanto, esses processos costumam ser realizados de forma independente e manual, o que implica em erros e falta de integração das áreas.
Se você ainda adota algum destes itens citados, é hora de mudar e incluir a tecnologia na operação da sua locadora.
Para estar em dia e cumprir com as obrigações legais, recomenda-se o uso de ferramentas de gestão integradas.
Com recursos inteligentes, adiciona-se:
- Automação dos processos;
- Redução de erros e falhas;
- Maior controle das atividades;
- Melhor gestão do negócio.
E todas essas tarefas são executadas por meio do ERP — software de gestão empresarial especializado na funcionalidade, integração e centralização dos dados da organização, inclusive financeiros.
O sistema ERP interliga todos os processos e permite que sua locadora consiga na prática:
1. Ter um maior controle de contas a pagar e receber
Não é difícil se perder nos tantos tributos sobre contas a pagar e receber em uma empresa.
Porém, com um software de gestão completo, todo o processo é simplificado.
Com o ERP, é possível acessar, rastrear, armazenar e analisar as informações financeiras, como contas a pagar e receber, orçamentos e previsões.
Todos os dados da sua locadora, incluindo pagamento de colaboradores e fornecedores, custo com manutenções, investimentos e demais orçamentos são disponibilizados em um só lugar, aumentando o controle e melhorando a tomada de decisão.
2. Gerar relatórios
O próprio sistema disponibiliza relatórios, históricos e análises sobre as suas finanças devido ao armazenamento centralizado no banco de dados.
Isso contribui diretamente para a redução de tempo e tomada de decisão estratégica com base em dados.
Por integrar todos os setores de uma organização, o ERP permite a visão geral e aprofundada de cada área para verificar precisamente o desempenho completo das operações.
Além de também disponibilizar relatórios personalizados para encontrar uma informação específica, análises micro ou macro e demais funcionalidades.
3. Cadastre clientes e fornecedores
O software de gestão também engloba integrações com CRM, com extensas catalogações de cadastro de cliente e prospects, bem como de fornecedores.
A partir dele se tem nas mãos todos os contatos comerciais da sua locadora em um só lugar, incluindo documentos, certificados e contratos — facilitando a gestão.
Com isso, cria-se uma visão geral para apostar em novos projetos baseados em clientes, melhorando o relacionamento e, consequentemente, ampliando os negócios.
Leia mais: O segredo para uma receita recorrente de sucesso
95% das empresas registraram grandes melhorias após a implementação do ERP, de acordo com dados da Datix Inc.
O sistema ERP otimiza os processos, aumenta a colaboração e centraliza os dados corporativos, facilitando na melhor gestão do negócio e das áreas financeiras.
Conte já com este sistema na sua locadora e tenha o melhor controle sobre o seu fluxo de caixa para desenvolver o seu negócio.
Entre já em contato com o ELOCA e contrate o sistema ERP específico para locadoras.