Passo a passo para escolher a forma de pagamento do seu rental
A forma de pagamento é uma das principais dúvidas de empresas que estão começando agora ou já estão há algum tempo no mundo online. Isso porque, a economia digital trouxe consigo diversos formatos para os consumidores pagarem suas compras na internet. Sendo assim, os negócios devem se adaptar para oferecer o máximo de opções e não perder as vendas justamente na hora de concretizá-las.
Um dos métodos mais usados no mundo digital é o pagamento recorrente. Essa opção adiciona vantagens para o cliente, uma vez que ele não precisa efetuar a compra todos os meses, e para a empresa, que já tem uma assinatura pré-determinada e automática em seu sistema. Com essa alternativa, o consumidor pode utilizar o cartão de crédito, boleto bancário ou débito automático para adquirir o serviço ou produto.
Outra plataforma que tem ganhado destaque é o PIX. Em novembro de 2020, este surgiu como mais uma forma de pagamento. A ferramenta realiza uma transferência bancária gratuita em até 10 segundos de uma conta para a outra, independentemente da instituição bancária. Ela pode ser utilizada entre pessoas físicas e empresas. De acordo com o Banco Central, desde o seu lançamento, o PIX já movimentou R$ 1,6 trilhão em 2,4 bilhões de transações.
Para saber mais sobre os métodos de pagamento e como escolher os mais adequados para a sua locadora, continue neste artigo. Aqui, você verá:
As melhores formas de pagamento
Como organizar os métodos de pagamento
Conhecendo as melhores formas de pagamento
- Cartão de crédito
É a alternativa mais utilizada no Brasil atualmente. São cerca de 52 milhões de usuários, de acordo com informações do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Apenas em 2020, houve um alta de 30% no uso do cartão de crédito em compras pela internet, segundo a Abecs.
Pode ser considerado como um dos melhores métodos, porque traz velocidade e segurança para o consumidor e para as empresas com a chancela das administradoras na hora de autorizar a venda. Além disso, o negócio registra menores taxas de inadimplência com o pagamento via cartão de crédito.
Os pontos negativos deste meio de pagamento são que nem todos os consumidores têm credibilidade para ter um cartão e o repasse para empresas pode demorar mais de 30 dias depois do cliente efetuar a locação.
- Boleto bancário
Apesar de menos popular, o pagamento por boleto bancário representa 22% de compras feitas online, segundo uma pesquisa realizada pelo SEBRAE.
Essa alternativa é vantajosa para consumidores que não têm crédito em banco, não existem taxas (como no cartão de crédito, por exemplo), a emissão é simples e muito veloz. Para empresas, receber a compra com esse pagamento é uma vantagem por conta do recebimento do pagamento que é mais rápido, cerca de 3 dias.
Porém, a locadora fica dependente do pagamento do cliente após a emissão do boleto. Além de atrasos, os consumidores podem desistir da compra sem efetuar o pagamento.
- Débito automático
Ao alugar algum equipamento, o cliente autoriza em seu banco o pagamento todo dia 10 de cada mês, por exemplo, de sua locação. É a forma de pagamento mais simples e prática que existe, uma vez que evita a necessidade de a empresa ficar cobrando o consumidor por falta de pagamento. Outra vantagem é que o comprador não precisa efetuar a compra todos os meses.
O ponto negativo é que, caso a pessoa não tenha o valor determinado na conta, o pagamento não será realizado e o cliente ficará inadimplente.
- PIX
Este é o mais novo método de pagamento e a alternativa já está sendo usada por diversos sites de compra online. A página fornece um QR Code, o cliente efetua a compra pelo aplicativo de sua instituição bancária e o dinheiro já é transferido para a conta da empresa na hora, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Apesar da segurança garantia pelo Banco Central, é sempre bom ter cuidado com recibos falsos ou golpes que, infelizmente, são criados e aplicados diariamente no Brasil.
Para locadoras, o mais indicado é oferecer um QR Code para facilitar a compra, mas também é possível oferecer como chaves de pagamento um número de celular, CPF ou CNPJ, e-mail ou até mesmo uma “chave aleatória” para a locação.
Organizando as formas de pagamento na prática
Agora, que você já conhece os métodos mais utilizados pelos negócios online, saiba como escolher e implantá-los na sua locadora virtual para aumentar as vendas.
- Planejamento
Antes de fazer novos investimentos ou fechar novas parceiras, é preciso saber em qual é a real situação de sua empresa. Definir estratégias de crescimento e desenvolvimento são os primeiros passos, principalmente para novos negócios.
- Atente-se aos prazos
Como visto acima, é muito comum que os valores das compras realizadas não entrem diretamente em sua conta. Em determinados métodos, como o cartão de crédito, o montante da locação pode demorar cerca de 30 dias, por exemplo. Então, tenha o total controle de todas as transações, para que a previsão financeira seja efetuada e não haja imprevistos ao longo do mês.
- Taxas
É comum que esses tipos de pagamento cobrem taxas nos valores das compras. Esteja atento para saber qual será o custo para a locadora e consumidores em cada uma das transações. Além disso, ofereça ao cliente alternativas com taxa zero ou reduzidas, trazendo benefícios para ambos os lados.
Outros pontos de atenção são o cadastro dos clientes que deve ser realizado anteriormente à efetuação do pagamento, a partir de uma página especifica e simples para os consumidores. Além de dar mais segurança e evitar compras falsas, esses dados são fundamentais para o aperfeiçoamento de seu negócio, produtos e serviços.
Assim como a aposta na navegação do cliente, para que ele tenha uma boa experiência durante o processo de compra e possa concluir sem intercorrências. Para isso, conte com o ELOCA, que oferece um sistema completo de e-commerce de locação, para que a sua locadora se destaque, também, no mundo digital.