Por que apostar no pagamento recorrente?

O pagamento recorrente é baseado na economia da recorrência, um modelo de mercado no qual a venda de produtos é deixada de lado e a comercialização do acesso ao serviço é colocado em foco. Também está relacionado à transformação digital que as empresas estão passando na busca de automatizar, de forma inteligente, os processos manuais. O exemplo mais conhecido desse formato de  consumo é o Netflix, mas a assinatura traz ainda benefícios para outros tipos de negócios, incluindo e-commerce de locação de equipamentos. 

A economia da recorrência consiste na cobrança de assinatura, planos e mensalidades como forma de pagamento para usufruir de algo. Justamente por priorizar o acesso em relação à posse, ela anda lado a lado à economia do compartilhamento e ao aluguel de equipamentos. Mas, acrescenta a facilidade da assinatura recorrente, uma vez que o pagamento é feito por um período pré-determinado pela empresa. Além de também eliminar a preocupação do cliente de não precisar fazer o pagamento periodicamente, porque a cobrança acontece de forma automática. 

Para entender como implementar esse modelo na sua locadora de equipamentos online e aproveitar das vantagens que ele oferece, continue neste artigo. Aqui, você verá: 

  1. Como funciona o pagamento recorrente
  2. Benefícios do pagamento recorrente
  3. Como implementar a assinatura recorrente no seu e-commerce de locação de equipamentos Como funciona o pagamento recorrente

 

  1. Como funciona o pagamento recorrente

Há diversos formatos para consumo de forma recorrente e é importante entendê-los para direcionar qual melhor atende o seu negócio.  

Na assinatura tradicional ou direta o cliente paga antes de ter acesso ao produto. O segundo tipo é a assinatura configurável ou combo, na qual o consumidor personaliza os produtos presentes na sua assinatura. Assim, cada pessoa terá um serviço com preço, itens e logísticas específicas de acordo com as suas escolhas. A terceira possibilidade é a assinatura com plano fixo mais produtos e serviços avulsos. Nesta última opção, é oferecido um plano padrão, mas há a possibilidade do consumidor incluir serviços e produtos na cobrança como itens recorrentes. 

Independentemente do formato escolhido, é essencial que seu site de assinatura esteja integrado com ferramentas de vendas. Assim, será possível automatizar demandas como: envio de boletos e envio de lembretes do vencimento deles; cobrança automática no cartão de débito ou crédito e realização de uma gestão eficiente.  

Em relação à maneira que a cobrança é feita, o recomendado é dar preferência ao débito ou crédito automático. Isso acontece porque o seu negócio se protege de possíveis inadimplências. Já para os clientes, há a comodidade de não precisar se preocupar com o pagamento e poder utilizar os serviços imediatamente.  

     2. Benefícios do pagamento recorrente

Ao adotar a cobrança recorrente, sua locadora online além de se adequar às tendências de mercado, aumentando sua competitividade e se mantendo lucrativa, também terá vantagens em relação a: 

  • Diminuição da barreira de entrada

Geralmente, nesse modelo de pagamento, as companhias oferecem um menor preço a curto e médio prazo para os assinantes. Por isso, apresenta uma maior atração para os clientes e também tem uma maior probabilidade de fidelizá-los, por ser possível oferecer benefícios de acordo com o plano contratado. Por exemplo, um desconto de 15% na assinatura anual.  

  • Menor risco de inadimplência

Como o valor é faturado automaticamente, há uma menor chance dos pagamentos não serem feitos. Especialmente, como falado anteriormente, se a cobrança estiver em débito ou crédito automático.  

  •  Controle financeiro 

Uma vez que você possui assinantes recorrentes, é possível conhecer o valor que será recebido nos próximos meses. Dessa forma, facilita o desenvolvimento do planejamento financeiro, especialmente quando há o conhecimento da data exata que o pagamento será efetuado.  

  • Gestão de estoque 

Assim como o pagamento recorrente fornece uma previsão financeira, também oferece dados sobre quais e quantos equipamentos estarão ocupados. Com isso, sua locadora online não sofrerá com máquinas em excesso ou em falta.

    3. Como implementar a assinatura recorrente no seu e-commerce de locação de equipamentos 

  1. Conheça seu público 

Quanto mais aprofundada for a sua análise, mais diversificados serão os recursos para atrair, converter e fidelizar o cliente. Colete informações como as preferências do consumidor. 

      II. Elabore planos de assinatura para nichos específicos 

Focar um nicho específico é uma das formas mais eficientes de garantir o êxito da operação. Por isso, é preciso elaborar ou adequar planos que vão ao encontro dos hábitos, preferências e que solucionem os problemas do público-alvo. 

    III. Agregue valor ao serviço  

Conhecendo, você terá base para identificar o que surpreende e encanta o seu consumidor. Com essas informações, é possível maximizar a experiência dos usuários. Por exemplo, o assinante pode valorizar descontos especiais e brindes regulares ou formatos de pagamento específicos.  

Portanto, o ideal é que, para o seu e-commerce de locação, você invista em uma plataforma que ofereça o máximo de automatização para os clientes, a possibilidade de assinaturas recorrentes e forneça integração com API’s para análise do nicho, como o Eloca, que traz possibilidades de transformação para a sua locadora.