Desafios da locação de equipamentos: como reverter

Desafios são ações recorrentes no cotidiano, ainda mais profissional e quando se está em um mercado em expansão, como o da locação de equipamentos.  

Atuar neste setor requer uma gestão personalizada dos processos e operações —desde a escolha do segmento de atuação, os fornecedores, as estratégias de entrega, os modelos de contratos e as manutenções frequentes, por exemplo. 

Com tantas etapas, concorrência e atendimento ao cliente, os desafios da locação de equipamentos podem fazer com que locadores não encontrem soluções para inovar ou sintam-se sem direção para o caminho a ser trilhado. 

Pensando nesse mercado em como transformar os desafios da locação em oportunidades, o ELOCA lista os 3 principais com dicas de como reverter essas situações: 

1. Variações de demanda 

Há momentos em que acontecem picos nos pedidos e entregas de equipamentos. Enquanto, em outros, a procura é baixa e sobra aparelhos nos estoques.  

Em ambos os casos, é preciso estar planejado — tanto para que a locadora não tenha problemas de rupturas no estoque, bem como prejuízos financeiros pela baixa demanda. 

A primeira ação é analisar em quais momentos as variações acontecem, identificando possíveis padrões de repetição, como determinados períodos do ano, tendências do mercado ou mesmo questões financeiras dos consumidores em geral. 

Com isso, é possível detectar em quais momentos o estoque precisa ser suprido para atender ao aumento da demanda e em quais períodos é a hora de focar em expandir o alcance da locadora para outros públicos e atrair mais clientes.  

Esse processo também possibilita entender quais são os equipamentos com menos saídas e que podem ser substituídos pelos mais demandados.  

Da mesma forma em que se pode identificar outros potenciais públicos-alvo para convertê-los em leads nas temporadas de baixa procura.  

Leia também no ELOCA: 4 cuidados indispensáveis na locação de equipamentos 

2. Alto investimento com máquinas e manutenções 

A locação gira em torno de equipamentos, fazendo com que sejam necessárias estratégias que não diminuam a qualidade dos aparelhos, mas também que não ultrapassem os orçamentos. 

Com isso, um aspecto que deve ser analisado é o custo-benefício de cada equipamento adquirido. Ou seja, é verificar o nível do retorno recebido pela locação em comparação ao custo de mantê-lo. 

E, claro, a recompensa financeira deve ser superior para que se tenha a melhor margem de lucro por produto.  

Nesse contexto, identifique aqueles que estão tendo maior retorno e procura, avalie se a melhor estratégia é continuar com eles.   

Além de buscar estar próximo de cada cliente, sabendo as preferências, como marcas ou tipo de produto se precisa ou tem interesse.  

3. Gestão ineficiente 

Comandar uma locadora de equipamentos inclui muito mais itens e desafios do que citados acima para se administrar.  

E, quando não há uma boa gestão, todos os processos falham e os resultados são menores do que o previsto inicialmente. Não é à toa que um dos principais motivos para a falência de qualquer negócio é a falta de gestão de qualidade. 

Para isso, tenha aliados que ajudam a descomplicar toda essa operação e otimize os seus desafios.  

Os softwares ERPs são sistemas especializados em gestão com soluções completas que abrangem todos os setores da sua locadora — desde o cadastro de clientes, fornecedores, setor de estoque e demais processos, além de acompanhamentos de contratos e manutenções.  

Não dá mais para apostar que planilhas ou planejamentos manuais e trabalhosos consigam dar conta de todas as etapas da sua locadora de equipamentos.  

Por isso, o ELOCA ótimo gestor ERP é a plataforma que reverte os desafios da locação com o ERP desenvolvido para o mercado de locadores. .  

Conheça mais sobre o ELOCA e as soluções ideais  para a sua locadora!