4 cuidados indispensáveis na locação de equipamentos
Quais são os seus principais desafios na locação de equipamentos?
Os primeiros que vêm à mente são os internos, como planejamento e gestão do negócio, incluindo o financeiro, treinamento de equipe, controle de estoque, contato com os clientes, captação de novos consumidores, entre outros.
Entretanto, os fatores externos também impactam o desenvolvimento da sua locadora. Dente eles, destaque para o mercado financeiro, a mudança dos hábitos de consumo e a competitividade com outros negócios.
Mesmo diante dos obstáculos, tenha em mente que o setor de locação é uma tendência de consumo e que passa a integrar os novos hábitos de decisão — tanto de empresas quanto de pessoas físicas — na hora de avaliar locar um produto em detrimento da aquisição.
Para destacar a sua locadora e driblar os desafios, o ELOCA separou os 4 cuidados indispensáveis na locação de equipamentos:
1. Tenha um contrato de locação
O contrato de locação é uma das principais bases para o bom funcionamento do processo de aluguel.
Ele contém todas as informações sobre a atuação da sua locadora, como especificações, entrega, retirada e possíveis multas por descumprimento ou manutenções urgentes, caso precisem acontecer.
Leia também no ELOCA para te auxiliar neste processo: Contrato de locação de equipamentos: um guia prático de como construir um e prevenir e evitar imprevistos
2. Faça a manutenção periódica dos seus equipamentos
Muitos ainda esperam que as falhas aconteçam para realizar a manutenção nos equipamentos.
Em muitos destes casos, os danos se tornam maiores do que poderiam ser com manutenções preventivas.
Algumas estratégias para você adotar na sua locadora são:
- Estar atento ao tempo de vida útil do equipamento;
- Avaliar o desempenho a cada locação;
- Atualizar o portfólio com novos e modernos equipamentos e ferramentas que auxiliem nesse processo, como as atualizações.
De acordo com o “PWC’s Predictive Maintenance 4.0 – Beyond the Hype: PdM delivers results“, um estudo realizado com 268 empresas, apontou que:
- A manutenção preventiva diminui os custos em 12%;
- A disponibilidade melhora em 9%;
- Prolonga em 20% a vida útil de ativos envelhecidos;
- Reduz os riscos de segurança, saúde, ambiente e qualidade em 14%.
3. Atualize seu catálogo de locação
Assim como na manutenção, estar atualizado nas tendências de equipamentos também é fundamental.
Isso não quer dizer para, necessariamente, mudar o nicho da sua locadora. É uma questão de estar antenado às novidades dos equipamentos que você já disponibiliza, entregando novas experiências para os seus clientes com modernidade e inovação.
Por exemplo, as locadoras de TI precisam se manter em constante atualização sobre novos dispositivos ou ferramentas que surgem a cada momento. Assim, também é possível diversificar uma gama maior de produtos e atrair mais consumidores.
Afinal, eles sempre estão em busca do inédito. Então, manter a sua locadora na mesma linha é um cuidado essencial, aumentando a sua competitividade.
4. Invista mais na boa e velha gestão
Este é um fator decisivo para a sobrevivência da sua locadora.
A gestão é o que faz qualquer negócio rodar. E, se tratando do mercado de locações que conta com contratos, manutenções, clientes, fornecedores e muito mais, administrar tudo isso precisa ser olhado com mais atenção.
Para ter mais controle e gestão na sua locadora, conte com o ELOCA
A plataforma oferece o sistema ERP completo especialmente para quem loca, com recursos desde o cadastro automatizado de clientes até o gerenciamento de entregas e processos contratuais. Além do e-commerce, que digitaliza a sua locadora e permite que os clientes façam os seus pedidos de qualquer lugar e a qualquer momento.
Tudo em um só lugar, com mais praticidade e ganho de tempo para você cuidar de todos os processos da locação.