Como abrir uma locadora de veículos?

O que é preciso para abrir uma locadora de veículos?
Diferentemente da abertura de uma locadora de equipamentos de construção civil, por exemplo - que não exige um grande espaço, nem grandes investimentos iniciais-, você deve ter consciência de que precisará de um estacionamento coberto amplo para manter os veículos em segurança e em bom estado de conservação. Além disso, é importante ter pelo menos 1 mecânico e 1 motorista. Por isso, uma locadora de veículos é um empreendimento que exige um valor alto de investimento, capacidade técnica e espaço.


Comprando seus veículos
Assim que tiver o valor de aporte, espaço e os profissionais necessários, é preciso fazer o planejamento da compra dos veículos. 
Algo interessante de se fazer é comprá-los diretamente da fábrica: você consegue um desconto considerável de até 30% do valor, que abatendo da depreciação gera um lucro no momento da sua revenda para renovar a frota. Outra opção é utilizar esse desconto como vantagem competitiva para cobrir um bom seguro e ainda cobrar parcelas bem atrativas para o público que aluga veículos para trabalho.

Mantendo sua locadora e sua frota
Além do mecânico para fazer a manutenção dos veículos, é indicado que você contrate um contador para cuidar da sua locadora. Não é apenas a abertura do CNPJ, é preciso ficar de olho: o IPVA e documentação de cada veículo serão indispensáveis para manter sua frota operante.


Veja também: dicas e custos para montar uma locadora de veículos
 

Contrate um bom seguro para cada veículo
Proteja sua frota negociando um bom seguro para cada veículo. Roubos e acidentes podem acontecer, por isso, estude bastante as seguradoras disponíveis e busque por parcerias. Você pode até mesmo calcular o valor do seguro de modo que a mensalidade do plano cubra parte dele.

Redija um bom contrato
Um bom contrato para uma locadora de veículos é aquele que contempla as principais situações que podem ocorrer quando eles estiverem sob a responsabilidade de uma outra pessoa. Justamente por você não saber o que essa pessoa estará fazendo com seu veículo, certifique-se de que tenham cláusulas que especifiquem de forma clara essa responsabilidade. Você ainda pode escolher entre assumir as multas, ou também especificar que elas serão de responsabilidade do contratante.

Defina seu público
Cada público tem uma necessidade específica. Além do turismo, pode ser uma boa estratégia focar em altos executivos que precisam transitar nas grandes viagens: muitos deles ficam por um tempo determinado em cada região e, por isso, costumam contratar a locação de praticamente tudo o que utilizam no dia-a-dia.

Veja também: como calcular o preço da locação de equipamentos

Invista em um excelente e-commerce
Toda pesquisa para a locação de veículos começa na internet, por isso é muito importante que você invista em uma plataforma de e-commerce de qualidade. Como a contratação da locação de um veículo é uma decisão importante, você precisa ter tecnologia para demonstrar que seu negócio é totalmente seguro. A falta de uma loja virtual, ou mesmo o uso de uma plataforma de má qualidade, pode gerar falta de credibilidade e espantar possíveis clientes.
 

Invista na melhor tecnologia para locadora de veículos com menos de R$ 12 por dia
ELOCA é referência quando o assunto é criar um e-commerce para locadoras. Tenha credibilidade no Google e transmita confiança a seus possíveis clientes, com a plataforma escolhida por milhares de negócios da economia compartilhada.

Com o Eloca e-commerce, sua locadora de veículos terá:
- segurança criptografada;
- validação facial antifraude;
- adaptação à diversos dispositivos móveis (celular, tablet, notebook);
- dashboard com visão geral das locações;
- equipe de suporte altamente capacitada;

- fácil usabilidade.