Dicas e custos para montar uma locadora de veículos

A lentidão na produção de novos veículos, bem como a alta dos preços, resultou numa significativa diminuição na compra de veículos novos e seminovos. Por isso, até mesmo as montadoras têm inserido no seu modelo de negócios a assinatura de veículos, mais uma modalidade da economia compartilhada. Apesar dos altos custos envolvidos, ter uma locadora de veículos possibilita grandes receitas. Para abrir a sua, você não pode deixar de estudar os itens a seguir:

Planejamento da locadora de veículos

Investimento: entre 100 e 400 mil reais

No primeiro momento, você precisará escolher um parque de estacionamento onde sua frota ficará instalada. Ela deve ser coberta para proteger os veículos e retardar danos causados pelo tempo. 

Você deverá contar também com o auxílio de um contador, para a abertura do CNPJ e recolhimento de impostos necessários, sendo os principais: 

ICMS: imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (embutidos na compra do veículo)
ISS: Imposto Sobre Serviço (se você disponibilizar motoristas)
IPVA: Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores
IPI: Imposto sobre Produtos Industrializados

Ainda, é importante que cada veículo tenha seguro para cobrir furtos ou acidentes.

Mantendo a locadora de veículos

Investimento: Média de R$ 2.500 anuais por veículo

Para manter a sua frota operante, é preciso realizar a manutenção preventiva de cada um deles. Dependendo da quantidade de veículos, será necessário mais de 1 mecânico.

O período médio para a troca de modelos mais novos varia de 10 meses a até 3 anos, sendo 10 meses para a atualização da frota para os modelos do ano e 3 anos para veículos em uso constante. Muitas locadoras, a propósito, compram os veículos direto da fábrica para obter um desconto de até 30% sobre o valor. Esse   desconto favorece a futura revenda deste veículo usado pela locadora pois cobre o valor de depreciação ( que deve ser inserida nos custos variáveis) e ainda gera lucro.

Cuidados

* uso do veículo em atividades ilegais: é de suma importância não se esquecer de adicionar um termo no contrato em que o contratante se responsabiliza pelo uso do automóvel durante a vigência do contrato. Como os veículos estarão no nome da sua locadora, é necessário proteger-se de possíveis situações que não estão sob o controle da sua locadora.

* multas: as multas serão computadas em nome da sua locadora, por isso, é preciso decidir no seu modelo de negócio se o valor da mensalidade cobrirá essas eventuais despesas, ou se haverá a transferência dessa responsabilidade ao contratante.

* possível roubo de peças: como as peças do seu veículo estarão sempre em bom estado por conta do trabalho do seu mecânico ou equipe, não é impossível que haja a retirada de algumas peças - dependendo do tipo de veículo, elas podem custar alguns milhares de reais. Converse com a equipe sobre formas de demarcação delas, como por exemplo um carimbo especial em cada uma. Faça um relatório de vistoria na entrega do veículo e no momento da devolução e anexe-o ao contrato, garantindo que não há nenhuma anormalidade.

Público-alvo

Muitas locadoras escolhem estar perto de aeroportos e pontos turísticos, mas também é uma decisão inteligente estar em um ponto próximo a escritórios e empresas. Muitos executivos e lideranças têm optado pela locação de veículos por conta do custo-benefício e da possibilidade de poder usufruir de novos modelos do ano, portanto, faça uma análise da região onde pretende se estabelecer.

Profissionais que trabalham com Uber também têm escolhido trabalhar com veículos alugados, já que eles não precisam se preocupar com todas as responsabilidades que citamos na primeira parte deste conteúdo. Considere traçar um modelo de prospecção e negociação para cada um desses perfis.

Parcerias

As parcerias são grandes portas de entrada para locadoras de veículos. Para quem aluga ou paga por serviços, pacotes fechados são um grande chamariz para quem quer poupar tempo. Liste os principais negócios que se relacionam ao seu e crie uma estratégia para estabelecer possíveis parcerias.


Sua locadora precisa estar online

Apesar da importante presença do espaço físico, sua locadora não pode deixar de ocupar o ambiente online. É na internet que as primeiras pesquisas acontecem, seja sobre os modelos de automóveis desejados pelos possíveis clientes, ou mesmo sobre as informações pertinentes relacionadas ao modelo de assinatura de veículos. Com uma boa plataforma, é possível deixar a negociação de forma totalmente segura online, com contrato gerado automaticamente e reconhecimento facial. Ter uma excelente plataforma de e-commerce é uma poderosa vantagem competitiva, que deve fazer parte de seus custos fixos como qualquer outro citado neste conteúdo.

Veja também: 5 indicadores indispensáveis para aumentar suas locações

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