Plataforma rental para se destacar da concorrência

Com uma breve pesquisa na internet, podemos encontrar diversas locadoras. Dentre elas, muitas de suas páginas funcionam como uma espécie de catálogo, em que encontramos fotos dos produtos e um breve descritivo, com o encaminhamento do interessado para uma posterior negociação fora do site. Com base nesses modelos, será que dá para se destacar? Certamente sim. Veja como fazer neste artigo.

A área de locação ainda é nova. E toda nova realidade atrai o surgimento de novos players. Mas a verdade é que a solidificação deles é demorada pois é preciso passar por um processo de compreensão de como se opera nesse novo momento.

Por conta disso, conforme citamos na introdução deste conteúdo, muitos desses novos players apenas transferiram a experiência offline para o online. As locadoras antenadas e mais velozes em absorver as novas formas de se relacionar no mundo online são aquelas, portanto, que ocuparão os espaços de destaque e guiarão as outras com novas práticas e modelos.

Já temos algumas começando a ocupar esses espaços. Reunindo os principais pontos que elas promovem em seu modelo de negócio, podemos contemplar os seguintes:

Veja também: Como calcular o preço da locação de equipamentos

Experiência do usuário fácil, intuitiva e rápida

Coloque-se no lugar do comprador: quantas vezes você se sentiu desencorajado a continuar uma compra online porque o processo não foi fácil? Criar uma simples página online e direcionar o possível comprador para uma conversa pode fazê-lo sair da sua página. As pessoas estão cada vez mais impacientes, por isso esperam uma rápida solução para as suas necessidades promovida por uma excelente experiência do usuário. 
 

Tudo o que for possível deve ser padronizado e automatizado, em razão de encaminhar o usuário para o fechamento do carrinho de compras. Aliás, sendo essa experiência fluida e veloz, é bem provável a repetição de negociações futuras desse mesmo cliente.

Uma vez boa, sempre boa

Um artigo da Kohsar University Murree nos mostra, dentre as suas análises, como as boas experiências ao se negociar online geram uma certa "régua" de expectativa entre os usuários. Uma vez que a sua experiência em um e-commerce foi fluida e intuitiva, essas pessoas não só voltarão ao mesmo site como esperarão uma experiência bem próxima da que tiveram quando acessarem outras páginas. 

À vista disso, sua página deve ter carregamento rápido, clara hierarquização e disponibilizar toda a negociação online. Hoje já existe tecnologia que permite reconhecimento facial. Sendo assim, não é preciso solicitar o comparecimento dessa pessoa para o estabelecimento ou mesmo fazer uma chamada/ligação por whatsapp e com a segurança criptografada, a locadora pode ficar mais tranquila em relação à possibilidade de golpes.



 

Automatização não é mais diferencial, é essencial

Com uma boa plataforma, é possível fazer toda a negociação acontecer online. Isso envolve desde o usuário conseguir visualizar quais itens estão disponíveis e em qual período até as diversas formas de prazos de pagamento e fechamento do contrato.  O contrato, inclusive, pode ser gerado automaticamente com base em todas as informações solicitadas pelo usuário. Essa jornada disponível em poucos cliques contorna possíveis objeções levantadas, estimulando futuros fechamentos de contrato mais impulsivos, dependendo do público-alvo da sua locadora.

Veja também: 5 indicadores indispensáveis para aumentar suas locações

CRM para melhorias contínuas

As locadoras que estão liderando seus mercados, além de uma excelente plataforma de e-commerce, têm à sua disposição um poderoso CRM. Esse sistema permite principalmente visualizar pontos de melhoria no site, criação de um funil de vendasprodutos mais requisitadosmotivos de perda. Toda a jornada de compra pode ser mensurada em reais, para que seja possível visualizar as oportunidades. Essas locadoras, assim, com base nos dados fornecidos pelos usuários, transformam seu espaço online num verdadeiro campo irresistível de compras.


É importante que você acesse o site desses líderes e realize pelo menos uma compra, observando a forma como você é induzido a continuar no fluxo da jornada de compra. 

Gigantes do mercado estão usando Eloca

O Eloca é um hub de soluções completo para locadoras utilizado por gigantes que estão liderando diversos segmentos da economia compartilhada. Se você também quer que sua locadora seja uma grande líder como Magalu e Casa do Construtor, o Eloca tem a tecnologia para isso ao oferecer:


_ segurança criptografada;
_ validação facial antifraude;
_ adaptação à diversos dispositivos móveis (celular, tablet, notebook);
_ dashboard com visão geral das locações;
_ equipe de suporte altamente capacitada;
_ fácil usabilidade.


E quando sua loja virtual se transformar em uma máquina de vendas, nós temos ainda o ELOCA CRM, que entrega um relatório com o resumo das ações dos usuários em reais (R$) diretamente no seu Whatsapp, criando a gestão de um funil de vendas com até mesmo a possibilidade de taggear os motivos de perda de oportunidades.