Por que apostar no e-commerce de locação?

Você já atua no segmento de locação de equipamentos, certo? Esta modalidade de negócio, em que você aluga temporariamente um dispositivo para auxiliar uma determinada função, é ideal para quem não pretende comprar o maquinário e se torna o caminho mais viável por usar o equipamento em períodos esporádicos.  

A locação é uma área que vem crescendo em diversos segmentos. Primeiro, tínhamos os equipamentos eletroeletrônicos e de construção civil. Atualmente, vemos a expansão, sendo possível realizar o aluguel de aparelhos hospitalares. Segundo um relatório da Fortunue Business Insights, é esperado que o mercado global de locação de equipamentos médicos cresça entre 2020 e 2025. 

Para você entender a importância do tema e porque deve apostar nessa tendência de forma digital, continue nesse artigo. Aqui você verá: 

  1. Vantagens da locação;
  2. Setores de locação em crescente;
  3. Previsões para o futuro.
  4. Vantagens da locação

Por que apostar na oferta de serviços de locação? Há diversos benefícios para o seu cliente escolher o aluguel de equipamentos. Um dos principais é o fato de que a locadora é a responsável por questões burocráticas em relação aos equipamentos, desta forma, você otimiza a operação de quem te contrata. Listamos algumas das vantagens da locação para o seu cliente: 

  • Custo baixo – É a principal já que promove a economia. Há a diluição do custo de aquisição no aluguel, ou seja, o valor que seria gasto para adquirir o equipamento será utilizado na locação de um ou mais maquinários. Isso se dá pelo fato de não ter custos com manutenção.
  • Variedade de equipamento – Ao optar pela locação, acessa-se um amplo catálogo e é mais viável ter variações de ferramentas. Por exemplo, os últimos lançamentos de equipamentos podem ser alugados, adicionando mais valor para a entrega final do serviço prestado por este cliente.
  • Manutenção especializada – Traz mais economia e segurança, já que a locadora é responsável pelos equipamentos. Além de fazer a manutenção, também protege contra acidentes de trabalho.
  • Evita desperdício por subutilização – Por toda a manutenção ser feita pela locadora, não há prejuízo financeiro por ficar com a máquina parada. Pois caso tenha algum problema, o equipamento será trocado para que o trabalho possa continuar.
  • Promove o aumento da produtividade – Por serem ferramentas novas há boas condições de uso. Caso tenha algum problema, como mencionamos a cima, o equipamento é trocado. Dessa forma é possível seguir com o cronograma da empresa e evitar a ociosidade no negócio.
  1. Setores de locação em crescente

A construção civil é a área que mais utiliza o aluguel de maquinários, mas há setores que vem crescendo, por exemplo, o hospitalar. Com a Pandemia do Coronavírus, hospitais tiveram que aumentar sua capacidade e as prefeituras produziram espaços de suporte para as UTI, como o estádio do Pacaembu. Sem a locação, era possível que o processo de equipar esses lugares fosse mais demorado e caro. Listamos alguns dos setores que estão virando suas atenções para a locação de equipamentos. 

  • Construção Civil;
  • Hospitalar;
  • Tecnologia – computadores em home office;
  • Locação de impressoras;
  • Brinquedos para festas infantis.
  1. Previsões para o futuro

Como falado anteriormente, há projeções de alta na locação e de forma digital, por meio de um e-commerce. A indústria está em constante mudança e o mercado de locação pode se beneficiar das tecnologias que já fazem parte do nosso dia a dia, bem como das que estão por vir.  

  • Digitalização – Os usuários estão cada vez mais querendo fazer o máximo por conta própria antes de falar com um vendedor. Por isso, há uma crescente na digitalização das vendas e operações. Dessa forma, os representantes de vendas focam na construção do relacionamento com o cliente ao invés de processar os pedidos.
  • Adoção da Telemática – A telemática, atualmente, responde 2 perguntas: O que minha máquina está fazendo? Onde a minha máquina está localizada? 
    Com a coleta de dados sobre os equipamentos, as locadoras podem mudar maneira em que adquirem, gerenciam e mantém os seus equipamentos.
  • RA e RV em treinamento – A Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV) estão mudando a indústria, o que não é diferente para o mercado de locação. É uma opção para mudar, rapidamente, a forma que o treinamento é oferecido. Com essas duas ferramentas, é possível que os trainees sejam colocados em situações de alto risco, mas de maneira virtual, preparando-se para adversidades que possam ocorrer no dia a dia, além de desenvolverem grandes habilidades de segurança.
  • Equipamentos Semiautônomos – É uma boa opção para trazer mais segurança ao trabalho, em especial na construção civil. Embora ainda entejamos longe de um trabalho totalmente autônomo nas construções, é algo para ficarmos de olho. Enquanto isso, podemos aproveitar aplicativos que criam melhorias na segurança de manuseio dos equipamentos.

Se você chegou até aqui, já entendeu a importância da locação de equipamentos. Como foi falado ao longo do texto este é um mercado que cresce a cada dia e que traz o melhor custo-benefício para empreendedores.  

ELOCA é uma plataforma exclusiva de e-commerce para locação de equipamentos, trazendo o melhor da tecnologia para a sua empresa de locação. Com ele, você passa a alugar os seus equipamentos no seu próprio site, de forma fácil, simples e rápida, além de poder integrá-lo com o sistema de gestão da ÓTIMO GESTOR, garantindo visibilidade completa de toda a operação.