Como montar uma locadora de equipamentos para construção civil

Como montar uma locadora de equipamentos para construção civil

Pensando em abrir uma locadora de equipamentos para construção civil? Então, este conteúdo é especialmente para você. Veja com estes 5 passos valiosos para criar um negócio que seja altamente competitivo desde o início de sua abertura.


Abertura legal #1
Para que sua locadora esteja dentro da legalidade perante o governo, é preciso abrir um CNPJ. Ainda, dependendo do público-alvo, não paga impostos como médias e grandes empresas, mas emite faturas de locação e notas de débito para reembolso

Você pode começar como MEI (com o limite anual de faturamento de R$ 81.000 anuais) e providenciar o desenquadramento assim que bater o faturamento. Dessa forma, você paga impostos relacionados a sua categoria, que são menores, com a possibilidade de arcar com custos conforme o crescimento da sua locadora.

Desenvolvimento de identidade visual #2
Muita gente acha que o logotipo é a identidade visual, mas o primeiro é parte do segundo. A identidade visual é a padronização da comunicação da sua empresa, que engloba o logo, cores, símbolos, linguagem, fotografia e tipografia, de forma harmônica e reconhecível pelo público-alvo. Tudo isso é feito estrategicamente para comunicar algo, por isso deve ser feito por profissionais de Comunicação, especialmente Design.
Faça uma lista com as palavras que melhor descrevem o que você deseja transmitir, pensando no seu público-alvo, mas cuidado para não cair em obviedades (atendimento único, a melhor, etc). Quanto mais personalidade tiver essa lista, melhor será a sua comunicação. Ela será útil para que o designer desenvolva uma identidade de personalidade.



Público-alvo
Para quem você está pensando em vender? É mais eficiente, principalmente quando acabamos de abrir um negócio e temos poucos recursos, estabelecer um público nichado. Isso fará com que você concentre todos os seus recursos de forma mais eficaz, principalmente quando realizar campanhas de Marketing Digital. Observe a região onde sua loja física está estabelecida, faça um estudo da região e veja quais são as principais necessidades.

Definição de metas e indicadores #3

Se você possui alguma experiência no ramo, ela servirá para criar as primeiras metas e indicadores. Caso você não tenha, será preciso descobrir através de um estudo da concorrência. Quais são os preços praticados? Os prazos? O processo de atendimento? Com essas informações, você conseguirá ter uma noção de como pode estabelecer suas metas e seus indicadores.
Mas para tornar esses números mais condizentes com a sua realidade, é preciso calcular adequadamente o preço final das assinaturas dos equipamentos considerando efetivamente seus custos. 

Automação de processos #4
Liste as principais atividades que podem ser automatizadas no dia-a-dia para não perder tempo útil, algo precioso no início de um negócio. Você deve ter uma boa forma de controle do estoque, atendimento e gerenciamento de todo o processo. Ainda, vale levantar essas dúvidas: quais são os produtos de maior giro? quantas unidades preciso ter dele? Tais dúvidas serão importantes para estabelecer prazos e planos de assinatura, por exemplo.

Presença online #5

Todo locador precisa ter consciência de que seu negócio necessita da internet. Nosso ramo de locação se disseminou exponencialmente no meio online, por isso, uma excelente plataforma de e-commerce deve ser considerada na sua planilha de custos, nem que você rateie entre seus equipamentos.. O e-commerce permite que a sua locadora apareça nos espaços online. Ainda, com os blogs, você pode criar conteúdo para ficar cada vez mais presente nos resultados de busca.
Além disso, uma boa plataforma de e-commerce permite que você tenha excelência na tarefa da dica anterior, pois apresenta ferramentas de controle de estoque, processo de negociação totalmente online, além de valiosos dados comportamentais dos clientes e possíveis clientes que visitam sua loja online.

Dica extra: crie uma estratégia omnichannel
Para as pessoas que fecharam negócio na sua loja física, crie um cupom de vantagens (descontos, kits, brindes). É bem provável que elas tenham assiduidade em realizar negociações posteriormente no seu e-commerce por conta desse primeiro contato físico. Elas vão se sentir gratas: realizar as negociações totalmente online poupam recursos e tempo tanto dela quanto da sua locadora.

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ELOCA: sua locadora sempre a frente do tempo.
Para colocar em prática os insights obtidos através deste conteúdo, você precisa ter a mais atualizada plataforma de e-commerce para locadoras. Nossas tecnologias são utilizadas por gigantes do mercado como MagaluCasa do Construtor, além de centenas de outros clientes que recebem milhares de oportunidades todos os meses. 

O Eloca e-commerce oferece:
_ segurança criptografada;
_ validação facial antifraude;
_ adaptação à diversos dispositivos móveis (celular, tablet, notebook);
_ dashboard com visão geral das locações;
_ equipe de suporte altamente capacitada;
_ fácil usabilidade.


E quando sua locadora virtual se transformar em uma máquina de locações, nós temos ainda o ELOCA CRM, que entrega um relatório com o resumo das ações dos usuários em reais (R$) diretamente no seu Whatsapp, criando a gestão de um funil de vendas com até mesmo a possibilidade de taggear os motivos de perda de oportunidades.

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