Vender ou não equipamentos usados: qual a melhor prática para a sua locadora?
Um dos principais negócios do segmento de locação é o aluguel de equipamentos – que varia de acordo com o setor em que a sua empresa está inserida. No entanto, em um mundo altamente tecnológico, sabe-se que os produtos do portfólio podem se tornar obsoletos rapidamente – seja devido às últimas tendências do mercado ou mesmo por falta de rotina de manutenção e atualizações periódicas.
Por isso, é preciso que a empresa pense na mais adequada prática para o empreendimento com o objetivo de não ter um estoque cheio de objetos ultrapassados ou que já não servem mais. Afinal, o melhor a se fazer é vender ou não equipamentos usados?
Neste artigo, o ELOCA separou algumas dicas fundamentais para que você escolha a opção mais interessante para o portfólio da sua companhia. Continue a leitura para saber mais!
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Vender ou não equipamentos usados da sua locadora?
A escolha de vender ou não equipamentos usados da sua locadora exige uma análise detalhada de todos os fatores que envolvam essas soluções. Isso deve ser feito porque as opções envolvem riscos e benefícios para a empresa.
É essencial pensar na durabilidade, no valor e no retorno financeiro que os maquinários e dispositivos do portfólio trazem – ou não – aos negócios. Confira duas dicas importantes que podem influenciar na decisão abaixo:
Custo-benefício
O valor do produto pode ser um bom motivo para vender ou não equipamentos usados. Dependendo do estado em que o dispositivo se encontra, ele pode ser vendido por um preço alto no mercado – em comparação ao valor pelo qual foi comprado. Dessa forma, o montante cabe no bolso de outras empresas ou mesmo de pessoas físicas que estejam interessadas no maquinário – e, assim, soma positivamente às finanças da empresa.
Oportunidade de negócio
Os equipamentos colocados à venda não precisam ser os últimos de linha do mercado, mas ainda assim necessitam estar em bom estado, ser práticos e funcionais. Assim, sua empresa consegue uma boa oportunidade de negócio e ainda pode lucrar em cima de um produto que não é mais utilizado na empresa.
Com isso mente, o que é melhor para a sua locadora: vender ou não equipamentos usados?
Caso opte por vender os equipamentos, saiba que esse pode ser um bom negócio para a empresa – em especial para as finanças.
Essa opção abre a possibilidade de se desfazer de dispositivos obsoletos, modernizar o seu portfólio e otimizá-lo conforme as tendências de mercado.
Agora, caso a sua escolha seja não vender os equipamentos, é necessário pensar nos gastos extras ligados ao armazenamento, manutenção e planejamento dos produtos que ficarão "sobrando" no estoque.
Custo de armazenamento
Quanto maior o tamanho do maquinário, maior é o espaço para armazená-lo em segurança. E atenção: hoje em dia, espaço físico é algo caro. Deve-se somar aluguel e gastos de estocagem neste custo – como impostos, contas fixas e manutenção.
Custo de manutenção
Manter um objeto obsoleto no estoque não é algo tão simples assim. Para não o estragar e arcar com mais prejuízos, é preciso pensar no seu custo de manutenção: mesmo parado, o equipamento precisará de um cuidado específico para não enferrujar ou quebrar por falta de uso, por exemplo.
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Perda de lucro
Tenha ciência de que não vender equipamentos que não são mais usados acarreta na perda da oportunidade de lucro para a empresa. Ao invés de manter um maquinário parado no estoque, é possível apostar na comercialização, aumentar o fluxo de caixa da companhia e ainda modernizar o portfólio.