4 itens para considerar na formação de custo para locadoras

O objetivo principal de uma empresa é maximizar valor e gerar lucro, como foi dito por Milton Friedman, ganhador do Prêmio Nobel de 1976, em sua pesquisa sobre análise de consumo, história e teoria monetária e a complexidade da política de estabilização. Porém, você sabe como fazer isso na sua locadora? 

Quando tratamos desse tipo de negócio, é preciso considerar a formação de custo para locadoras e, então, estruturar os valores que os equipamentos serão locados para que haja retorno financeiro.  

Isso porque custo total do estoque e as despesas fixas estão no DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) como débito e o valor total desta linha deve ser inferior à do crédito, pois é assim que a locadora passará a ter um fluxo de caixa positivo e dará lucro. 

Um negócio saudável financeiramente consegue driblar momentos de adversidade e antecipar tendências, uma vez que pode investir em novas tecnologias e atender ao público com equipamentos em bom estado de conservação e/ou novos.  

Para saber o que considerar na formação de custo para locadoras, continue neste artigo. Aqui, você verá:  

1. O que é ROI

2. Despesas fixas  

3. Equipamentos  

4. Marketing  
 

1. Vamos começar pelo ROI 

Return of Investiments (ou retorno de investimentos em português) é um indicador financeiro aplicado para todos os tipos de negócios. 

Ele é utilizado para saber qual foi o resultado financeiro de um investimento realizado. Ele pode ser positivo ou negativo, indicando lucro ou prejuízo. O ROI é indicado para situações de investimento em que existe uma correlação direta de entrada e saída de recursos. Se houver mais de uma entrada e mais de uma saída de recursos, os valores precisarão ser somados para permitir o cálculo da correlação. (definição do Contabilizei) 

Ou seja, ele mensura todos os investimentos (e despesas) e calcula o quanto é preciso ter de entrada para equiparar e superar este valor, gerando o saldo positivo para a operação.  

Para fazer o cálculo, utiliza-se a seguinte fórmula: ROI = (ganho obtido – investimento inicial) / investimento inicial.  

2. Despesas fixas  

O primeiro item que deve ser considerado na formação de custo para locadoras são as despesas fixas. Afinal, elas representam a maior parte do orçamento, incluindo: aluguel ou manutenção de espaço físico, colaboradores, fornecedores externos, suporte ao cliente, entre outros.  

Dessa forma, uma percentagem do total é incluída na hora de ter o preço final da locação de cada equipamento.  

Leia mais no ELOCA: 4 cuidados indispensáveis na locação de equipamentos 

3. Equipamentos 

Os equipamentos são adquiridos pelas locadoras em pagamentos à vista ou à prazo e são considerados investimentos intensivos.  

Capital Intensivo é um investimento em grande escala necessário para o funcionamento de algumas organizações. (The Capital Advisor) 

Portanto, é preciso ter em mente o custo total desse investimento para fazer o negócio valer a pena.  

Além disso, mensurar a depreciação deles também é importante, porque, quando for a hora de trocar o estoque, ele terá um valor menor do que quando foi adquirido. 

O custo periódico de manutenção e possíveis danos deve ser computado nesse cálculo, para evitar prejuízos — ao invés de lucro — a cada locação.  

Outro fator fundamental é a taxa de ocupação, quanto maior a procura, maior o valor do aluguel do equipamento. Uma vez que é requerido por uma grande parcela do mercado, tende a aumentar o preço de locação quando há poucas unidades disponíveis e muita procura.   

Mas também é preciso ficar atento com a taxa de ocupação ideal, isto é, equipamentos que podem permanecer em locação e aqueles que precisam passar periodicamente por manutenção e limpeza. Com isso, a locadora baseia o estoque e a formação do custo final. 

4. Marketing  

“Quem não é visto, não é lembrado!” Pode parecer clichê a frase, mas é a pura verdade quando se trata de uma empresa.  

Manter o contato com os locatários e novos potenciais, é fundamental para que a locadora continue a ser competitiva e amplie a sua atuação no mercado.  

Por isso, investir em marketing é primordial, principalmente em marketing digital nos dias atuais. Por meio dele, atrai-se e chega muito mais próximo dos consumidores nos canais virtuais.  

Conheça a Agência de Marketing do ELOCA, ideal para a sua locadora.  

Para saber quais são os custos e calcular a margem a ser aplicada na locação de cada equipamento, conte com um sistema de gestão unificado, como o Eloca ERP .  

Ele permite maior previsibilidade e precisão, bem como coordena cada etapa do processo — da aquisição dos equipamentos à locação. Com isso, sua gestão ganha muito mais autonomia, eficiência e visibilidade.