Tudo o que você precisa saber sobre locação de equipamentos de informática

A locação de equipamentos de informática é um mercado muito forte nos Estados Unidos da América e, a tendência, é que essa prática siga o mesmo caminho em outros países. Parte significativa do aumento do aluguel de dispositivos eletrônicos, no Brasil, está acontecendo como resultado de questões relacionadas à pandemia. Isso porque, o home office e as aulas à distância reforçaram a necessidade de ter equipamentos em casa. Mas, além disso, empreendedores também estão descobrindo as vantagens da locação para as suas empresas e investindo mais nesse formato. 

O aluguel de computadores e outros dispositivos de TI é uma alternativa, com diversos benefícios, especialmente financeiros, para a infraestrutura de uma companhia - seja ela grande, média ou pequena- ou, até mesmo, dentro de casa. A ideia, com esse tipo de negócio, é deixar de lado o planejamento extenso e minucioso de atualização e contratar com máquinas de última geração que atendam as necessidades de cada consumidor. 

Assim, como acontece com a locação de outros aparelhos, a locação de equipamentos de informática funciona por meio de um contrato, cuja base é o modelo de assinatura por um determinado período.  

 

Se você quer saber como a sua locadora online pode usufruir desse mercado para crescer, continue neste artigo. Aqui, você saberá: 

1. Tendência do mercado da locação de equipamentos de informática 

2. Quais são as vantagens? 

3. Principais públicos-alvo para a locação de equipamentos de informática 

 

1. Tendência do mercado da locação de equipamentos de informática 

A partir dos anos 90, esse modelo de consumo passou a ser amplamente difundido nos Estados Unidos e, atualmente, 80% das empresas são adeptas a ele. Já no nosso país, de acordo com dados da International Data Corporation (IDC) Brasil, o aluguel de equipamentos de TI, como o outsourcing de impressão, acontece há muitos anos para 10% das organizações. Especialistas consideram que esse é um mercado em ascensão e que está ganhando muita força com a locação de computadores. 

2020 foi um marco importante para esse crescimento, uma vez que a crise econômica do país e a pandemia da COVID-19 se encontraram. Por um lado, as empresas tiveram que adotar o trabalho remoto às pressas e, por isso, precisaram fornecer equipamentos para os seus funcionários. Entretanto, muitas dessas mesmas companhias não possuíam máquinas suficientes para oferecer aos colaboradores, nem recursos financeiros para comprar novas.  

As famílias se viram em uma situação semelhante. Antes da disseminação do coronavírus, 12,646 milhões de famílias brasileiras não tinham acesso à internet em casa. Além disso, 34,9 milhões de pessoas, com 10 anos ou mais, não possuíam um aparelho celular. Como as aulas também têm acontecido de forma remota, muitas pessoas passaram a necessitar de um dispositivo eletrônico e outros equipamentos de TI nas residências. Isso gerou um aumento na demanda, resultando na falta de produtos por escassez de peças vindas da China e no aumento dos preços.  

Pessoas de ambos os cenários descobriram e/ou perceberam que alugar esse tipo de aparelho seria mais vantajoso. 

Também segundo a IDC Brasil, no ano passado, houve um aumento de 2,6% (405 mil) na compra de computadores por empresas que realizam o aluguel dessas máquinas. Para 2021, a previsão é um aumento de 24% nas locações de computadores de mesa e notebooks. 

 

2. Quais são essas vantagens? 

Como falado anteriormente, os consumidores, sejam eles empresas ou indivíduos, depararam-se com diversos benefícios do aluguel de equipamentos de informática. Os principais são:  

Economia financeira 

Adquirir novos equipamentos, especialmente se eles são de última geração, representa um custo significativo. Principalmente no caso das companhias que necessitam de uma determinada quantidade de máquinas (uma para cada colaborador). Com a locação, fica mais fácil prever o orçamento e o valor é mais baixo porque o usuário está adquirindo uma licença de uso por um determinado período.  

Acesso a equipamentos modernos 

As máquinas possuem tempo de vida útil e, quando ela chega ao fim, é preciso trocar o aparelho por um novo. Se for um equipamento comprado, é preciso descartá-lo e investir em um novo. No caso do aluguel, é possível ter acesso a dispositivos modernos, com hardware e software de última geração, e que são constantemente atualizados. Isso garante maior agilidade e, também, segurança das informações. 

Manutenções garantidas 

Os contratos de locação preveem suporte técnico em caso de defeito e atualização dos aplicativos da máquina enquanto o ele estiver ativo.  

Disponibilidade imediata 

Nem sempre as máquinas para compra estão disponíveis, como aconteceu no início de 2020. Mas, na locação, há sempre um equipamento (e a quantidade de itens) à disposição. Assim, é possível implementar o aparelho rapidamente. 

Aumento da produtividade 

Com a disponibilidade imediata, equipamentos de última geração e a manutenção garantida, não há longas interrupções das tarefas. Aumentando, dessa forma, a produtividade. 

 

3. Principais públicos-alvo para a locação de equipamentos de informática 

Empresas em geral: esse público necessita, constantemente, de computadores e afins para manter o seu funcionamento. Sendo o aluguel vantajoso por todos os motivos citados acima. Além disso, com a consolidação do home office a tendência é que haja uma contínua procura por esses aparelhos. 

Empreendedores: entre 2015 e 2019, triplicou-se o número de startups no Brasil. Passando de 4.151 para os atuais 12.800, sendo assim uma média de crescimento de 26,75%. Esses negócios, geralmente, são altamente ligados à tecnologia e por isso, precisam ser equipados. Os empreendedores buscam sempre o melhor equipamento, agilidade para entrega e tranquilidade no que diz respeito aos reparos. Por serem pessoas que já estão mais ligadas à economia do  compartilhamento, elas tendem a investir  no aluguel de equipamentos.  

Ensino: seja uma escola primária ou universidade, atualmente, todas as instituições de ensino fazem uso de computadores, impressoras, roteadores e outros dispositivos eletrônicos. Novamente, é uma grande quantidade de equipamentos a serem adquiridos e quando a vida útil deles chegar ao fim ou caso eles apresentem algum problema, o custo para trocá-los ou fazer a manutenção pode ser extremamente alto. Por isso, o aluguel de equipamentos de informática também pode ser/é utilizado por essas organizações. Considerando a questão do ensino à distância (EaD), a tendência é que, assim como o trabalho remoto, ele se consolide. Dessa forma, esses alunos também precisam de dispositivos que comportem as plataformas de ensino e quaisquer aplicações extras que eles utilizem.  

 

Apesar de até há pouco tempo a locação de equipamentos de informática não estar muito difundida no Brasil, essa prática apresentou crescimento no último ano, está se mantendo em 2021 e a expectativa é que continue ampliando, acompanhando, inclusive, a expansão da economia compartilhada. Há diversos públicos que podem usufruir desse modelo de consumo e essas pessoas já perceberam as vantagens que o aluguel oferece.  

Portanto, essa é uma tendência que a sua locadora de equipamentos online deve estar atenta para poder aumentar o número de negócios fechados e se manter competitiva.