Quais são as principais tendências para locadoras em 2022

Setores de todos os segmentos foram impactados nos últimos dois anos devido as recomendações de isolamento social. Sendo assim, os negócios se adaptaram para atender as novas exigências dos clientes e entregar serviços eficazes, equilibrando as questões internas de gestão e funcionalidades.  

Neste cenário, ao contar com disponibilidade prática, negociações simples e agilidade no processo, o setor de locação é um dos segmentos que tem conseguido atender o mercado de maneira eficiente. 

Isso porque o setor de locação tira o risco financeiro, operacional e estrutural do cliente. Quem assume isso são os locadores. Sem contar que proporciona ao cliente o uso do equipamento na medida do tempo e necessidade exata do projeto, dando maior liberdade e transformando CAPEX em OPEX.   

Por isso, pessoas físicas e jurídicas apostam nas locadoras como um meio confiável, sustentável e econômico.  

Algumas das principais vantagens que os usuários percebem na locação são o menor investimento, eliminação de gastos com a manutenção dos equipamentos, redução de mão de obra, diminuição de gastos com logística, armazenamento e transporte, além do aumento da produtividade com a locação de máquinas e produtos.  

Desta forma, a locação surge como tendência de mercado. A previsão é de que o crescimento anual até 2023 seja de cerca de 11%, de acordo com a Reuters.  

Pode-se dizer que uma nova tendência surge como resposta ao desequilíbrio do mercado. Ou seja, algo que acontece e gera uma mudança, fazendo com que diferentes necessidades se manifestem. Com isso criam-se soluções, as quais são a nova tendência. 

A tendência da locação ganha espaço ao passo que os consumidores ampliam sua consciência econômica e ecológica, buscando por produtos que possam utilizar e devolver quando não atenderem mais as suas necessidades.  

Leia mais em: Everything as a Service (XaaS): motivos para você aderir 

 

Tendência para nichos de locadoras em 2022 

Vale ressaltar que alguns setores da economia se destacam quando o tema é locação. Tanto pelos períodos mais curtos de projetos quanto pelo alto custo de aquisição de maquinários.  

Para 2022, a previsão é que dois deles estejam em maior evidência. Veja a seguir: 

Construção Civil  

A projeção é de retomada das atividades e melhora no segmento de construção civil.  

Uma das metas do Governo Federal, a qual abrange o setor, é alcançar a expansão de obras até 2033, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e a coleta de esgoto — viabilizando investimentos em torno de R$ 500 a R$ 700 bilhões em dez anos. 

A nova lei torna obrigatória a abertura de licitação, na qual poderão concorrer prestadores de serviço públicos ou privados, o que deve gerar um crescimento expressivo de obras por todo o país. 

Saiba mais em: Conheça as previsões para o futuro do mercado de locação de equipamentos para construção civil 

 
Logo, as empresas de locação devem se preparar para aproveitar as oportunidades que surgirão. 

Equipamentos de TI 

Diversas organizações estão descobrindo os benefícios do aluguel de máquinas de TI, seja pela adaptação ao home office ou busca de reduzir gastos com logística, manutenção, armazenamentos além de outros itens que são supridos com as locadoras.  

O padrão e qualidade dos equipamentos também são pontos buscados, pois os usuários podem usufruir da melhor tecnologia e não perder nenhum recurso para a prestação de seus serviços.  

Este é um mercado em ascensão que, agora, está ganhando muito mais força com a locação de computadores, notebooks e tablets.  

Locadoras e os canais digitais 

Com a ajuda da tecnologia e a praticidade do acesso à informação e serviços via internet, websites e aplicativos, a migração de locadoras para o meio virtual é outra tendência que ajudam a alavancar o meio, pela expansão em novos canais e a descoberta deste novo público moderno e tecnológico.  

Por isso, migrar a sua locadora para o digital adiciona vantagem competitiva, pois dentre os benefícios, encontra-se a possibilidade de realizar todo o processo burocrático no website.  

Esse é um dos recursos oferecidos por plataformas, como o ELOCA, que auxilia ainda na gestão do estoque, envio e devolução dos equipamentos e permite que o cliente faça a locação de qualquer lugar e em qualquer horário.