Everything as a Service (XaaS): motivos para você aderir

Everything as a Service, ou XaaS, é um modelo de negócio no qual um fornecedor utiliza a computação em nuvem para oferecer acesso a diferentes tipos de serviços para pessoas e/ou empresas. Por exemplo, não é preciso dispositivos próprios para armazenamento, é possível investir no armazenamento em nuvem. Justamente por priorizar o acesso em vez da posse, esse modelo está altamente ligado com a economia compartilhada. Por esse motivo, e também devido ao crescimento da procura por esse tipo de serviço, sua locadora de equipamentos online pode ser beneficiada. 

A tendência de fazer uso da computação em nuvem para oferecer serviços surgiu como resultado da junção da transformação digital que as organizações estão passando e da dificuldade e alto custo de manter e gerenciar uma estrutura física. Essa solução dispensa as empresas de gerirem sua infraestrutura em um ambiente físico e permite a  migração para o digital. 

Atualmente, essa tecnologia já é uma realidade em companhias do mundo todo e o mercado deve crescer 35,5% até 2022, chegando a valer US$2,3 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES)

Se você quer entender mais sobre esse modelo de negócio e como ele pode aumentar o seu número de contratos fechados, continue neste artigo. Aqui, você verá: 

1. O que é XaaS (Everything as a Service)? 

2. Por que você deve aderir a esse modelo? 

3. Como o XaaS está ligado com a sua locadora online 

 

1. O que é XaaS (Everything as a Service)? 

Em português, Everything as a Service, significa “Tudo como Serviço”, ou seja, é a ideia que qualquer coisa pode ser oferecida como serviço por meio da computação em nuvem. A letra “x” é utilizada porque, principalmente na linguagem matemática, ela se refere a um valor oculto ou que pode ser preenchido por mais de uma opção. Dessa forma, ela reforça que há diversas soluções que podem ser oferecidas como serviço. 

Dentre os “as a service” mais conhecidos estão: 

SaaS (Software as a Service)

Programas, disponibilizados por um fornecedor, que não necessitam de download ou instalação. Por exemplo, o Google Docs, ferramenta online, que faz parte de um conjunto de aplicações oferecidas pelo Google Drive. 

PaaS (Platform as a Service)

A plataforma como serviço oferece o suporte necessário para criação, teste, implantação e gerenciamento de aplicativos desenvolvidos. Um exemplo é o Google App Engine. 

IaaS (Infrastructure as a Service). 

A infraestrutura como serviço funciona como um data center que é gerenciado à distância e substitui a necessidade de comprar equipamentos voltados para a tecnologia de computação. 

NaaS (Network as a Service). 

A rede como serviço é um modelo que interliga vários serviços de computação em nuvem. Assim, o usuário só precisa ter um equipamento e acesso à internet, sem a necessidade de um hardware próprio. 

 

2. Por que as empresas estão aderindo a esse modelo? 

O modelo de negócios XaaS é uma tendência crescente na área de tecnologia e inovação. Ele não é apenas uma moda passageira, mas, sim, representa uma alternativa com vantagens significativas se comparada ao modelo tradicional de serviço. Os principais benefícios do XaaS são: 

Aumento da produtividade. O Everything as a Service centraliza as informações em um servidor que pode ser acessado de qualquer lugar do planeta. Dessa forma, permite que, mesmo distantes, seus funcionários possam colaborar com a equipe, elevando a produtividade. 

Redução de custos. Criar e manter uma estrutura física demanda recursos e tempo que nem todas as empresas podem disponibilizar. Com o XaaS, não há a necessidade de investir em equipamentos, espaço para armazenamento ou mesmo manutenção. Além disso, como, geralmente, os serviços são oferecidos por meio de assinatura, é possível prever e controlar melhor os gastos.   

Aumento da agilidade. Sem as restrições ligadas a um espaço físico, as equipes ganham em agilidade. Isso acontece porque a colaboração, citada no item I, é facilitada e, caso aconteça algum problema que precisa ser resolvido com urgência, é possível acessar o servidor de qualquer local (sem perder tempo com o deslocamento) e resolver a questão. 

Adaptação da oferta de acordo com a demanda. É natural que em determinados momentos haja uma menor demanda daquele tipo de serviço. Como o modelo XaaS é extremamente flexível, é possível alterar o serviço conforme a sua necessidade. Ou seja, é possível ter um plano mais robusto ou mais enxuto de acordo com a demanda daquele período. 

Modernização e inovação. O XaaS contribui para modernizar processos e acompanhar as tendências do mercado. Com isso, o seu negócio tem uma grande vantagem competitiva no mercado, já que pode oferecer experiências mais fluídas e significativas para os clientes. 

Diante de todas as melhorias citadas acima, é possível considerar que há um aumento natural na margem de lucros da empresa, que não tem que gastar com manutenção de servidores, por exemplo. 

 

3. Como o XaaS está ligado com a sua locadora online 

Na era digital, especialmente com a transformação digital acontecendo, a posse dos produtos perdeu a importância e os serviços passaram a ser o principal ativo. As pessoas não querem mais, por exemplo, uma impressora, elas desejam somente a experiência que esse equipamento oferece e em determinados momentos. Ou seja, os usuários têm interesse em usufruir de um serviço. Dessa forma, o XaaS se conecta com a economia compartilhada e com o aluguel de equipamentos

Disponibilizar máquinas pode ser visto como um tipo de “as a service”, uma vez que parte do princípio de um fornecedor oferecendo uma solução por um tempo determinado e de acordo com as necessidades do usuário. 

Além do mais, como a ideia é de que realmente tudo possa ser oferecido como serviço, é possível ir além do fornecimento do um produto. Isto é, sua empresa de locação pode não só disponibilizar, conforme o exemplo acima, impressoras para alugar, mas também fornecer o outsourcing de impressão. Isto é, não envolve somente a locação da máquina em si, está atrelado também ao fornecimento da gestão de todo o ambiente de impressão por parte da contratada (seu negócio).   

Assim, o usuário passa a se beneficiar de todas as vantagens já mencionadas. Já a sua companhia, ganha destaque por gerar valor para o usuário, tornando-se mais competitiva e também, possivelmente, mais lucrativa. Como no caso da assinatura recorrente a cobrança é periódica, é possível fidelizar o cliente por meio de contratos trimestrais, semestrais ou anuais. O ELOCA, plataforma de e-commerce para a sua locadora, aplica o conceito XaaS tanto para você quanto para os seus clientes.