ESG e a sua relação com as locadoras

O que é ESG?
ESG é a sigla para Environment, Social and Governance, traduzido como Meio Ambiente, Social e Governança, que se refere às práticas de impacto ambiental e social das empresas. Essa sigla veio primeiramente do mercado financeiro, como uma recomendação pelas Nações Unidas à investidores para promover investimentos com responsabilidade social e ambiental.


 

Não só apenas "de cima" que vem o apelo por mais responsabilidade humana por parte das lideranças. Nos últimos anos, temos visto catástrofes climáticas causadas pelo aquecimento global, bem como um aumento gradativo das temperaturas em estações do ano ao redor do globo. Ainda, os consumidores estão cada vez mais exigentes nesse quesito: um estudo da ONG Akatu demonstra que os problemas enfrentados pela humanidade que preocupam a população são referentes a mudanças climáticas e questões sociais, conforme imagem a seguir.


 

As empresas estão sendo pressionadas de todos os lados para aplicar as melhores práticas, o quanto antes, para a garantir a saúde do contexto socioambiental em que todos estamos inseridos, e dentro do qual elas exercem uma poderosa influência. Reescrever a forma como consumimos é um chamado com tom de urgência que emana das pessoas e da terra.

Veja também:


Como aplicar o ESG na sua locadora?
Observando o mapa da materialidade disposto pelo OECD, um instituto financeiro que têm um guia com as melhores práticas de aplicação pelas empresas, podemos observar, resumidamente, os seguintes pilares:

  • Meio-ambiente: emissões de carbono, qualidade do ar, gasto de energia, gasto de água, uso de materiais eco-amigáveis.
  • Liderança e Governança: ética no trabalho, comportamento competitivo saudável, gestão de risco e reguladora de acidentes ambientais.
  • Modelo de Negócios: ciclo de vida de produtos, gestão da cadeia de fornecedores, impacto material dos produtos, origem dos materiais e eficiência.
  • Capital Social: direitos humanos e relações com a comunidade, privacidade do usuário, segurança da informação, acessibilidade, práticas de vendas e de segurança para o consumidor.
  • Capital Humano: bem-estar no trabalho, segurança e incentivo aos colaboradores, diversidade e inclusão, melhores práticas.
     

Desses pilares, sua empresa precisa analisar o cenário interno e externo, criando formas de mensurar suas ações, com objetivos e metas. Qual é a origem dos produtos que você loca? Como você cuida de seus colaboradores? Quais práticas sustentáveis poderiam ser aplicadas ao seu negócio?

O nosso modelo de negócios em locação, por si só, já é uma forma de questionar a posse e, por conseguinte, o consumo desenfreado que prejudica tanto o ambiente e os próprios consumidores em si. 

Mas não podemos parar por aqui. Precisamos nos ater a toda a cadeia de funcionamento, para melhorar ou até mesmo criar novos mecanismos que trabalhem os pontos dos pilares citados, numa constante de superação de metas que impactam positivamente a nossa comunidade e o globo.

Veja também:


Como o Eloca pode contribuir para sua locadora se tornar um negócio ESG?

O Eloca é um hub com soluções completas para a economia compartilhada em que vivemos. Ter todas as informações necessárias para fechamento de negócios diretamente no seu whatsapp é uma forma de poupar o tempo dos seus clientes e do seu time de vendas. Ter uma organização clara das oportunidades de negócio em reais (R$) e das negociações num funil de vendas fornece para sua equipe as ferramentas necessárias para realizar um trabalho de maneira prática e eficiente, melhorando todo o processo de trabalho. 

Aqui na empresa Eloca, inclusive, seguimos uma metodologia: leve com as pessoas e pesado com os processos. E nossos produtos são cuidadosamente pensados dessa forma, para que a nossa tecnologia tenha eficiência e permita um trabalho fluido, que possa ser executado com maior tranquilidade.

É através da nossa tecnologia que a implementação de princípios ESG se torna viável. Ela permite a estruturação e monitoramento de processos, com foco nos aspectos ambientais, sociais e de governança.

Visualizando os relatórios do e-commerce, você consegue analisar o ciclo de vida dos seus produtos, avaliando o que tem saída e o que não tem, de forma a tomar atitudes que sejam condizentes com um modelo social e ambientalmente responsável.

Lidar com todas as informações que precisamos processar para fazer o seu negócio funcionar sem o uso de tecnologia, aplicando os princípios ESG, é inviável. E é por isso que mais de 5.000 empresas utilizam a nossa plataforma.

ELOCA: sua locadora sempre a frente do tempo.

Para colocar em prática os insights obtidos através deste conteúdo, você precisa ter a mais atualizada plataforma de e-commerce para locadoras. Nossas tecnologias são utilizadas por gigantes do mercado como Magalu e Casa do Construtor, além de centenas de outros clientes que recebem milhares de oportunidades todos os meses. 

O Eloca e-commerce oferece:

  • segurança criptografada;
  •  validação facial antifraude;
  • adaptação à diversos dispositivos móveis (celular, tablet, notebook) ;
  • dashboard com visão geral das locações;
  • equipe de suporte altamente capacitada;
  • fácil usabilidade.


E quando sua loja virtual se transformar em uma máquina de vendas, nós temos ainda o ELOCA CRM, que entrega um relatório com o resumo das ações dos usuários em reais (R$) diretamente no seu Whatsapp, criando a gestão de um funil de vendas com até mesmo a possibilidade de taggear os motivos de perda de oportunidades.

 


Link para o ebook: https://mkt.eloca.com.br/ebook-surgimento-ecommerce