Conheça as embalagens sustentáveis para rental

Investir em meios sustentáveis tem sido uma prática adotada pelo mercado não só para adaptar processos empresariais por meio de soluções mais viáveis, mas também para contribuir com o meio ambiente de forma significativa, o que inclui as plataformas de rental online.

Isso porque apoiar o meio ambiente está atrelado muito mais a uma questão de conceito e valores, do que apenas seguir tendências de mercado no intuito de alavancar as locações.

Uma vez que se adere aos meios sustentáveis, busca-se revisar todos os processos da empresa a fim de deixá-los em conformidade com as normas requeridas.

E um desses momentos é a entrega dos produtos aos clientes — sejam pessoas jurídicas ou físicas — a partir de embalagens sustentáveis, criando um impacto positivo não apenas para a marca, mas para o planeta. 

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil viu a produção de resíduos sólidos urbanos crescer 11% em uma década, passando de 71,2 milhões de toneladas por ano em 2010 para 79 milhões de toneladas em 2020. 

Isso quer dizer que o país figura no 4º lugar do ranking dos que mais produzem lixo no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos (1º lugar), da China (2º) e da Índia (3º), com fonte nos dados da ONG ambiental WWF (World Wide Fund for Nature). 

Os benefícios de embalagens sustentáveis para rental são inúmeros, mas suas principais virtudes podem ser pontuadas como: 

  • Ajudar o planeta, por reduzir a quantidade materiais plásticos ou até mesmo borrachas e vidros na natureza;
  • Contribuir com a sociedade, já que a sua loja estará dando um exemplo a ser seguido, inspirando outras lojas a fazerem o mesmo;
  • Alavancar a sua empresa em vendas, com a preferência de consumidores cada vez mais atentos as responsabilidades sustentáveis do mercado. 

As embalagens podem ser produzidas de diversos materiais, os quais são, além de sustentáveis, mais resistentes e econômicos para as locadoras. 

Conheça os principais materiais sustentáveis para utilizar nas embalagens da sua locadora:

1. Caixas de papelão

Conhecidas há anos, as caixas de papelão são uma alternativa para substituir as caixas de plástico

Suas matérias-primas são renováveis (celulose), recicláveis e biodegradáveis são capazes de se decompor em até 6 meses

2. Poliácido Láctico (PLA)

Poliácido Láctico — ou PLA — é conhecido como um plástico produzido a partir do ácido lático gerado por meio do processo de fermentação de vegetais ricos em amido, como beterraba, mandioca e milho. 

Por ser biodegradável e proveniente de fonte renovável, este tipo de plástico é um dos mais utilizados pelas lojas sustentáveis, principalmente por substituir as sacolinhas tradicionais de plástico

3. Plástico verde

Produzido a partir do etanol da cana de açúcar, este material substitui também os plásticos tradicionais. 

Seu principal benefício é a facilidade de reciclagem, já que ele é facilmente transformado no material inicial durante este processo. 

4. Isopor sustentável

Tecnicamente nomeado como Bioespuma, o isopor sustentável é produzido a partir da resina de plantas como milho, arroz, cana de açúcar, soja e mamona.

Ele se decompõe em até 2 anos e pode ser usado para criar caixas de proteção e também como alternativa ao plástico bolha, fundamental para proteger objetos sensíveis. 

5. Papel manteiga

Este é um ótimo material para substituir o papel tradicionalmente usado para o envio da nota fiscal ou a declaração de conteúdo na embalagem

Além de ser resistente a água e totalmente biodegradável, este material sustentável é extremamente fácil de encontrar em mercados populares.

O ELOCA é a plataforma que traz soluções completas para as locadoras online, incluindo a conscientização sustentável, a partir do que há de mais moderno em tendências de mercado. 

Acesse ao site e confira todas as soluções para locadoras.