Como os locadores lidam com as taxas bancárias?

Antes de mais nada, é essencial que a sua locadora possua uma conta corrente, apesar das taxas bancárias, a fim de separar o seu patrimônio pessoal e o da empresa. Essa ação é necessária, pois é a partir dessa conta, dedicada às movimentações jurídicas, que é realizada a organização financeira da sua companhia. 

Para garantir o bom funcionamento do fluxo de caixa e analisar com exatidão todos os números do setor financeiro, a conta corrente PJ é o ponto inicial para a organização das finanças e claro, assegurar que as tributações governamentais sejam recolhidas de forma correta. 

No entanto, com tantos benefícios e recursos disponíveis, as instituições bancárias cobram um valor consideravelmente alto para manter os serviços. Assim como nas contas correntes para pessoas físicas, as contas jurídicas também geram custos com as principais operações. 

Um grande exemplo desse cenário são as tarifas cobradas nos pagamentos por cartão, que podem ultrapassar os 5% por cada venda, em muitos casos. Já pelo PIX, modalidade de pagamento que é aprovada por 85% dos consumidores, essa taxa é por volta de 1,89%, em média. 

Nesse sentido, você como locador precisa planejar maneiras de diminuir os gastos com encargos bancários, o que também faz parte da política de redução de custos operacionais.  

Para isso, existe uma série de alternativas que vamos trazer neste artigo. Portanto, continue a leitura e saiba como ganhar um fôlego nas contas. 

 

Principais taxas bancárias 

1. Custos de manutenção 

Para que as operações financeiras acerca da sua locadora ocorram por meio da conta bancária, é necessário arcar com os custos de manutenção. Logo, essa tarifa, que varia de acordo com a instituição bancária, é cobrada mensalmente e pode ser uma das maiores geradoras de gastos. 

Isso porque, além dos valores pagos por cada operação, de maneira individual, você precisa garantir que a manutenção da conta da sua locadora esteja em dia para poder realizar todas as movimentações. 

2. Despesas do cartão de crédito 

Há pouco tempo, as tarifas do cartão de crédito eram muito elevadas e causavam transtornos aos locadores no momento de desembolsar os valores para pagar a fatura. Felizmente, houve uma redução dessas taxas e a aplicação da padronização dos valores cobrados nas operações. 

Entretanto, mesmo com a diminuição das despesas, ainda existem diversos encargos para manter e utilizar um cartão corporativo, como: 

  • Tarifa de pagamento de contas; 
  • Anuidade; 
  • Avaliação de crédito; 
  • Saque com cartão; 
  • Segunda via do cartão. 

3. Tarifas de transferência Bancária 

Geralmente, as porcentagens pagas pelas contas jurídicas são mais altas que as cobradas das contas de pessoas físicas. Isso ocorre, pois as empresas costumam fazer muitas movimentações bancárias no decorrer do dia, como TED e DOC. 

Essas modalidades de transferências são muito usadas nas locadoras, pois além de serem operações tradicionais no meio financeiro, também constam como importante documento de registro bancário. 

Apesar de o PIX ter ganhado muito espaço nas movimentações de transferência, ainda existem muitas empresas que são mais conservadoras e preferem manter os velhos hábitos. 

4. Taxas de boletos gerados ou compensados 

Embora a preferência da maioria dos consumidores seja o pagamento por cartão, que também incide cobrança de taxa, o boleto ainda é uma das formas de pagamento mais requisitadas, principalmente no e-commerce. 

Entretanto, para realizar a emissão de boletos, é necessário que você possua uma carteira de cobrança. Com isso, acaba gerando certas despesas à sua companhia.  

Como reduzir gastos bancários se é um serviço essencial? 

A princípio, economizar nas taxas dos bancos deve ser algo a se pensar antes mesmo de abrir uma conta jurídica para a sua locadora. Assim, deve ser feita uma análise para avaliar quais instituições oferecem valores mais em conta a partir dos benefícios oferecidos. 

Posteriormente, vale uma análise sobre os tipos de cartões disponíveis e escolher o que mais atende às suas necessidades dentro do orçamento.  

Além disso, vale ressaltar que nesse momento você precisa também verificar as condições de cobrança de taxas por parte das “maquininhas”. Lembre-se de decidir pelo valor que agrade em paralelo às vantagens disponibilizadas. 

Uma boa alternativa é investir em uma conta nos bancos digitais ao invés dos tradicionais. Os novos modelos oferecem diversas regalias com taxas bem pequenas e manutenção a custo zero. Pesquise a fundo quais as melhores propostas e surfe na onda da era digital. 

Por fim, embora seja um investimento, contratar um bom sistema de gestão empresarial pode facilitar muito a sua vida e assegurar boa economia.  

Sendo assim, contar com uma boa plataforma que tem sistema de cobrança, emissão de boleto, relatórios financeiros, integração entre as áreas e muito mais, como o ERP ELOCA, pode, com certeza, ajudar no seu objetivo de reduzir custo e facilitar a sua vida no momento de lidar com todas as complexidades do setor financeiro.