Como gerar valor para a sua locadora de equipamentos



O valor de um equipamento é desenvolvido a partir da relação custo x benefício percebida pelo público-alvo. Entenda como transmitir o valor condizente com o planejamento estratégico da sua locadora.

O que sua locadora entrega de valor é percebido por seus clientes?

Diferentemente do preço, o valor tem a ver com os benefícios tangíveisintangíveis reconhecidos pelo seu público ao assinar um plano de locação de equipamentos, isto é, vai além de simplesmente calcular os custos para formar o preço da locação de equipamentos. Esse tipo de informação deve constar no seu plano de Marketing, como um guia para as demais áreas de atuação dentro do seu negócio, como Design, Branding, Conteúdo etc.

Uma locadora tem uma estratégia de sucesso na medida em que o valor desenhado no plano de Marketing é bem próximo do valor percebido pelo público-alvo.

Para traçar uma boa estratégia de reconhecimento de marca, você precisa listar benefícios tangíveis e intangíveis, sendo:

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Tangível: tudo o que pode ser calculado, medido, averiguado. As perguntas para percebê-los geralmente são: "o quê?", "quanto", "quando". Exemplo: quanto tempo seus clientes poupam ao alugar determinada ferramenta? Quanto de dinheiro também é poupado? Quais benefícios os planos oferecem? 

Intangível:  tudo o que tem valor subjetivo e, portanto, não pode ser mensurado. Tem muito a ver com "como" o seu cliente se sente em relação a sua locadora. Exemplos: experiência oferecida, atendimento, qualidade dos serviços e produtos oferecidos, limpeza dos equipamentos, etc.

Trabalhe na lista desses atributos sem pressa, para não esquecer de nenhum. Peça para seus colaboradores também ajudarem você a preencher essa lista. É importante fazer essa atividade com calma pois, muitas vezes, o que mais atrai o público é algum benefício não tão óbvio para você ou sua equipe.  


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Público-alvo, produto e propaganda: o tripé da geração de valor

Ao criar o plano de Marketing é preciso que você realize um trabalho minucioso acerca destes 3 fatores que influenciam o sucesso da sua campanha de geração de valor/ reconhecimento de marca:

Público-alvo
Compreenda de maneira profunda. Idade, sexo e localização são essenciais, mas ainda são informações muito básicas para criar campanhas e agregar valor à sua marca com excelência. Os termos mais utilizados entre o público, gostos e até restaurantes visitados são informações muito mais valiosas que podem, inclusive, permitir a criação de uma campanha online muito mais direcionada e, portanto, eficaz.

Dica para sua locadora:  utilizar uma plataforma de e-commerce que consiga analisar os dados de seus clientes é uma ótima forma de investigar o público. Converse também com um profissional de Marketing para criar campanhas em redes sociais para testar quais públicos interagem e permanecem mais na sua loja virtual.

Produto
Do item anterior, conseguimos definir como deve ser o produto. Um exemplo são os equipamentos da Apple, cujo design patenteado e embalagem inconfundível promovem uma experiência única ao usuário - a maior parte do alto preço dos produtos Apple se deve justamente ao alto valor intangível agregado.
Os produtos com maior valor intangível costumam ser destinados a um público mais abastado.
Dica para sua locadora: qual é o tipo de público? Ele se importa com quais marcas de equipamentos? Se você pretende alcançar um público mais exigente, vale a pena investir e focar em equipamentos das melhores marcas do seu segmento de atuação. Trabalhar uma marca que já tem um grande nome no mercado e se especializar nela pode ser um grande chamariz para sua locadora. Um exemplo são as lojas especializadas em produtos Apple.

Propaganda
Depois de estudar profundamente os itens anteriores, é hora de focar na propaganda. Faça um relatório elucidando os pontos que devem ser enfatizados pelos profissionais de comunicação e marketing. A comunicação deve ser clara e objetiva, sintetizando os dados que foram levantados.
Dica para sua locadora: sua equipe de Marketing pode criar diversas peças para testar quais atributos mais chamam a atenção do público ou convertem em mais vendas e por quê. Assim, você compreenderá como diminuir a distância entre o valor que você deseja transmitir e o valor percebido. 

A importância da pesquisa
É preciso colocar todos os dados levantados constantemente à prova, seja por meio de pesquisa direta com seus clientes, análise de dados através do seu e-commerce ou teste de peças de comunicação pela equipe de conteúdo. Até mesmo seu time de vendas pode fornecer insights sobre quais são os maiores benefícios percebidos pelos possíveis clientes, de modo a compreender como a comunicação da sua locadora tem performado. É importante enfatizar, no entanto, que não existe resultado ruim, mas sim circunstâncias que precisam ser melhor investigadas pela equipe de Marketing.

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