Como franquear uma locadora de equipamentos

Está pensando em franquear a sua locadora? Existem algumas informações importantes que você precisa checar antes mesmo de tomar essa decisão. Acompanhe neste artigo quais são elas para que o planejamento de franchising tenha sucesso.

Por que você quer franquear sua locadora?

Você precisa ter em mente que o Franchising se refere a vender um modelo de negócios que está fazendo sucesso, ou seja, que consegue trazer lucratividade e tem grandes chances de expansão. Por isso, seu plano de negócios deve ser bem elaborado para que você tenha o controle de todo o seu processo de funcionamento, analisando todos os indicadores de performance, a fim de compreender detalhadamente todos os mecanismos que fazem os custos fixos e variáveis serem pagos e ainda gerar margem de lucro.
 

Por isso, não utilize o modelo de franquias para cobrir dívidas ou para conseguir mais capital. Isso pode trazer graves problemas para o seu negócio.

Circular de Oferta de Franquia (COF)

A Circular de Oferta de Franquia é um documento redigido pelo franqueador em que consta todas as informações referentes ao negócio, principalmente obrigações legais, como condições legais, deveres e responsabilidades de ambas as partes. 

Se este documento não for entregue seguindo as condições previstas em lei no prazo de até 10 dias, o franqueado tem o direito de pedir devolução de todos os valores pagos relacionados ao franqueamento e royalties. Portanto, você precisa buscar por um advogado especializado em Franchising para ajudá-lo nesta tarefa.


 



Detalhando os processos de sua locadora

Como funciona a sua locadora? Desde a locação dos equipamentos, entrega dos itens, atendimento, comunicação da marca. É preciso sentir segurança de que todos os processos são sólidos o suficiente para uma expansão. Quando você tem o interesse de franquear sua locadora, é muito importante ter uma equipe multidisciplinar para transcrever o funcionamento de todos os setores: seus líderes de marketing, contabilidade, comercial e jurídico serão indispensáveis. Tudo deverá ser detalhadamente descrito de forma que qualquer franqueado consiga compreender e replicar toda a metodologia criada.

Escolhendo o franqueado

Assim como o público-alvo da sua locadora, é preciso criar um perfil específico de candidato para a franquia. 
Não escolha candidatos apenas pela capacidade de investimento, mas sim por interesses em comum. Dessa forma, realize um processo de investigação com entrevistas e pesquisa sobre o candidato (como numa entrevista de emprego, por exemplo).
Lembre-se que a COF será entregue antes da assinatura do contrato e, por isso, essa pessoa terá acesso às informações específicas da operação. Sendo assim, escolha o candidato a dedo e entregue, junto, um termo de confidencialidade

Escolha as melhores tecnologias para ajudá-lo nessa nova empreitada

Como você deve ter percebido, tomar a decisão de franquear sua locadora envolve muito cuidado. A automatização de processos, nesse ponto, é indispensável. Ter uma excelente plataforma que auxilia o funcionamento de sua operação pode ser, muitas vezes, justamente um dos pontos que justificam o sucesso de sua locadora para expansão. Tenha à disposição uma poderosa ferramenta de CRMe-commerce com tecnologia de ponta e um excelente sistema de gestão.

 

Veja também: Os 3 canais de vendas essenciais para sua locadora

A plataforma de e-commerce e CRM dos gigantes

Sabe o que a Magalu e a Casa do Construtor têm em comum? Além de serem cases de sucesso no mundo dos negócios, ambos utilizam a tecnologia do Eloca para manter suas operações em funcionamento.

 



Eloca e-commerce oferece:
_ segurança criptografada;
_ validação facial antifraude;
_ adaptação à diversos dispositivos móveis (celular, tablet, notebook);
_ dashboard com visão geral das locações.

Ainda, o Eloca CRM, que veio para deixar seu processo de vendas ainda mais eficiente apresenta um dashboard intuitivo e visual para que toda a jornada de compra de seus contatos seja acompanhada de perto num funil de vendas.