Os 3 canais de vendas essenciais para locadoras

Google Ads

Quando falamos de campanhas de Google Ads, há muitas métricas e estatísticas que devem ser acompanhadas e alinhadas de acordo com a sua estratégia de marketing digital. No entanto, é fundamental definir quais indicadores chave de performance (KPIs) pretende acompanhar ao longo da sua jornada, para que possa concentrar os seus esforços e análises nos números mais relevantes para a sua estratégia.

Como em quase todas as plataformas de propaganda, o Google Ads apresenta dezenas de diferentes indicadores chave de performance, sendo que nem todos interessam na grande maioria dos casos e principalmente quando o objetivo são campanhas publicitárias simples e com objetivos fáceis de mensurar. Dentre as principais métricas a acompanhar, recomendamos que preste especial atenção às seguintes:

 

Impressões – É o número de vezes que o seu anúncio foi impresso numa página de resultados de pesquisa do Google ou num banner publicitário que foi exibido num website. O número de impressões está intimamente relacionado com o número de cliques, no sentido em que um anúncio que gera muitas impressões e poucos cliques, possivelmente precisa ser aperfeiçoado para que suas conversões aumentem. Isso quer dizer que seu anúncio precisa ser mais persuasivo.

 

Cliques – É o número de vezes que uma pessoa clicou no seu anúncio depois de ele ser exibido numa página de resultados de pesquisa do Google ou num banner publicitário de um website, dependendo se está a fazer anúncios na rede de pesquisa ou rede de display do Google. 

 

CTR – É a taxa média de cliques, que é calculada entre o número de impressões e o número de cliques, utilizando uma fórmula muito simples: Cliques ÷ Impressões = CTR. Quanto maior a taxa de cliques, melhor o desempenho do seu anúncio em termos gerais.

 

CPC Médio – É o custo médio por clique no seu anúncio para uma determinada palavra-chave. Como o Google Ads funciona num sistema de leilão, o valor por clique varia por palavra-chave e consoante o nível de concorrência da mesma. É importante que se mantenha atento ao custo por clique dos seus anúncios e tome medidas para baixar o valor, tornando os seus anúncios e as suas páginas de destino mais relevantes.

 

Posição Média – Uma vez que o Google apresenta vários resultados pagos para uma mesma pesquisa, só um pode aparecer em primeiro. A posição média é o reflexo desse posicionamento, sendo que uma posição média de 1.5 significa que o seu anúncio está mais vezes a ser exibido como primeiro do que como segundo, enquanto que uma posição média de 1.9, significa que está a ser exibido com maior frequência na segunda posição.

 

Conversões  No caso de geração de leads e vendas, é importante fazer o acompanhamento de conversões para conseguir otimizar os seus anúncios corretamente e com um objetivo concreto. No caso de anúncios de conversão, por norma apresentam dados estatísticos relacionados ao número de conversões realizadas e o custo de cada uma dessas conversões.

 

Taxa de conversão – Quando falamos de conversões, falamos também de taxa de conversão, que é basicamente um cálculo simples entre a quantidade de pessoas que clicaram no seu anúncio e as que converteram no objetivo definido, seja ele geração de leads ou vendas. Anúncios com elevadas taxas de conversão devem ser sempre a prioridade da sua locadora.

 

Dependendo do tipo de campanhas que decidir criar, poderá também acompanhar métricas de visualização de vídeo e download de aplicações móveis, por exemplo. Cada objetivo de marketing, depende de uma análise sustentada das suas principais métricas e resultados, portanto, é recomendável que adapte o conhecimento à sua realidade.

Veja também: Google Ads para locadoras: como fazer anúncios na internet?

Facebook Ads

Enquanto o Google Ads tem como característica a busca por “palavras-chave”, o Facebook Ads age de acordo com as preferências dos usuários. Cada um dos anúncios é mostrado de acordo com os perfis compatíveis e seus interesses, que são definidos a partir de um algoritmo. 

O Facebook Ads permite a segmentação de públicos específicos, como as de pessoas que tenham entrado em contato com o seu negócio (que visualizaram seu site nos últimos 10 dias, engajaram com seu conteúdo no Instagram nos últimos 30 dias, por exemplo). Com conteúdo bem planejado, é possível utilizar essas características de forma valiosa.

 

Além disso, um dos pontos primordiais do Facebook Ads é a capacidade de definir o seu objetivo de campanha. A plataforma permite que você escolha entre três opções: reconhecimento de marca, considerações e conversão. A seguir, vamos compreender um pouco mais sobre essas opções:
 

1. Reconhecimento

O objetivo do reconhecimento é aquele que busca gerar interesse do usuário em algum dos seus produtos e serviços. Para isso, é necessário que você apresente ao público quais são os diferenciais da sua empresa, por exemplo.

Supondo que você está começando uma empresa que forneça aluguel de notebooks e quer divulgar sua marca para as pessoas. É possível fazer uma campanha de reconhecimento para apresentar sua marca para as pessoas que estão naquela região e dar destaque aos seus produtos-chave.

Dentro do objetivo de reconhecimento, temos dois tipos de metas comerciais:

  • reconhecimento de marca: fazer com que a sua empresa, produto ou serviço seja conhecido entre as pessoas;
  • alcance: apresentar o seu anúncio para o maior número de pessoas dentro do público-alvo estabelecido.

 

2. Consideração

Em consideração, o objetivo é fazer com que as pessoas pensem na sua empresa ao buscar mais informações para fechar negócios.

Continuando no exemplo da locadora de notebooks você terá um site onde apresentará ofertas exclusivas. Usando o objetivo de tráfego, é possível criar uma campanha para incentivar que essas pessoas acessem sua página para saber mais informações e conferir seus produtos.

Dentro deste objetivo, temos as seguintes metas comerciais:

  • tráfego: aqui, a meta comercial é levar as pessoas que estão visualizando o seu anúncio no facebook a acessar a URL escolhida para você como destino na campanha que está sendo feita. Pode ser um artigo do blog, uma landing page, um aplicativo etc.;
  • envolvimento: na meta comercial de envolvimento, o objetivo é fazer com que as pessoas se envolvam mais com a publicação. Esse envolvimento pode ser mensurado através de curtidas, comentários e até compartilhamentos. É possível, nesse formato, incluir também algumas ofertas;
  • instalação do aplicativo: nesse modelo, a meta comercial consiste em fazer com que as pessoas sejam levadas até a loja para baixar o aplicativo (Apple Store ou Play Store, dependendo do sistema operacional do celular);
  • visualização de vídeo: uma outra meta comercial é fazer com que as pessoas assistam vídeos compartilhados por você. Algumas vezes podemos observar que conteúdos multimídia podem ter muito mais visualizações do que simplesmente imagens. É natural que as pessoas se interessem mais por esse formato;
  • geração de cadastros: nesse contexto, o objetivo é conseguir coletar mais cadastros para a sua empresa. Os anúncios ajudam a coletar informações de pessoas que estão interessadas no seu produto, serviço ou empresa. Esses cadastros são gerados através de formulários, onde essas pessoas informam seus dados para receberem mais informações;
  • mensagens: também é possível trabalhar com mensagens. Aqui, temos como objetivo construir uma comunicação próxima e eficiente com os possíveis clientes, podendo inclusive incentivar e aumentar o interesse na empresa e nas soluções que ela oferece.


3. Conversões

As conversões são usadas em contextos onde você quer incentivar pessoas a se interessarem e comprarem seu produto ou serviço. 

Dentro deste objetivo, temos as seguintes metas comerciais:

  • conversões: a meta é incentivar que as pessoas que são impactadas pelo seu anúncio executem uma ação específica, como baixar um app, cadastrar no site, adicionar alguns itens ao carrinho ou até finalizar a compra propriamente dita;
  • vendas do catálogo: o anúncio exibirá os produtos do seu catálogo da loja virtual com o intuito de gerar interesse nos possíveis clientes e aumentar as vendas;
  • tráfego para o estabelecimento: caso você tenha uma loja física, esse objetivo ajudará você a promover os endereços dos estabelecimentos da sua empresa, a fim de levar as pessoas que estão nas imediações para conhecê-los.

Além dos diversos objetivos que podem ser definidos durante a sua campanha, o Facebook Ads também disponibiliza vários formatos de anúncio: imagem, vídeo, carrossel, apresentação multimídia, experiência instantânea e coleção.

E-commerce com Whatsapp Business

Para que as suas campanhas tanto no Google Ads quanto no Facebook Ads funcionem, é imprescindível que você tenha uma ótima loja virtual em funcionamento, afinal, seus anúncios destinarão os usuários para seu e-commerce. E mesmo que as pessoas tenham o hábito de entrar em contato com sua locadora através do whatsapp business, você poderá colher informações detalhadas da experiência delas, disponibilizando no seu próprio e-commerce a possibilidade de completar a experiência contatando seu time de vendas pelo aplicativo.

Uma boa plataforma de e-commerce dispõe de ferramentas que reúnem todas as soluções para as necessidades que envolvem uma negociação online segura. Além disso, é um canal que permite a arquitetura de uma experiência detalhada para os usuários, trazendo insights valiosos acerca da jornada de compra.
 

Compreender quais são os produtos mais acessados, páginas de maior permanência ou mesmo setores do site que precisam ser melhor trabalhados, fazem do e-commerce um canal de vendas valioso que não pode ser ignorado. As principais características de um bom e-commerce são:

- ótima experiência do usuário (carregamento rápido, estrutura das informações diretas, concisas e coerentes, adaptação a diversos dispositivos móveis, fácil compreensão e uso);
- segurança criptografada;
- dispor de forma segura para a transação;
 

ELOCA e-commerce: sua locadora como uma poderosa máquina de vendas

Para colocar em prática os insights obtidos através deste conteúdo, você precisa ter a mais atualizada plataforma de e-commerce para locadoras. Nossas tecnologias são utilizadas por gigantes do mercado como Magalu e Casa do Construtor, além de centenas de outros clientes que recebem milhares de oportunidades todos os meses. 

Eloca e-commerce oferece:
_ segurança criptografada
_ validação facial antifraude
_ adaptação à diversos dispositivos móveis (celular, tablet, notebook)
_ dashboard com visão geral das locações.
_ equipe de suporte altamente capacitada
_ fácil usabilidade

E quando sua loja virtual se transformar em uma máquina de vendas, nós temos ainda o ELOCA CRM, que entrega um relatório com o resumo das ações dos usuários em reais (R$) diretamente no seu whatsapp, criando a gestão de um funil de vendas com até mesmo a possibilidade de taguear os motivos de perda de oportunidades.


Link para o ebook: https://mkt.eloca.com.br/gestao-inadimplencia-para-locadoras