Whatsapp Business para locadoras: triplique suas locações com essas 3 dicas

Quanto custa o whatsapp business para o locador?

Antes de falarmos sobre as dicas, precisamos esclarecer uma dúvida comum. O whatsapp business é uma ferramenta gratuita. Os únicos custos que sua locadora terá, serão os mesmos daqueles de um número pessoal: compra de chip e plano de internet.

Dica 1 - Automatize seus processos

O whatsapp business permite que você, locador, programe respostas automáticas. Assim, você pode fazer uma lista das perguntas e respostas mais frequentes que podem ser automatizadas no aplicativo. É possível criar até 50 respostas rápidas. Para fazer isso, basta seguir as seguintes etapas:

1 - Ao abrir o Whatsapp Business, toque em Mais opções > Ferramentas comerciais > Respostas rápidas;

2 - Toque em Adicionar +;
3 - Agora, toque em Mensagem para criar a nova mensagem;
4  - Toque em Atalho para a definição de um atalho para ser digitado sempre que precisar enviar essa sua resposta rápida padrão;
5 - A seguir, toque em salvar.


É necessário enfatizar que não é possível incluir fotos e vídeos nessas mensagens.

Em ferramentas comerciais, você ainda consegue incluir uma mensagem de saudação e selecionar uma regra para enviá-la apenas a novos contatos em um prazo específico; a mensagem de ausência permite que você envie informações importantes quando estiver ausente, como justificativa da sua ausência, horário ou dia em que sua locadora estará disponível para contato novamente.

Veja também: o que você precisa saber para alavancar suas locações na black friday

Dica 2 - Desenvolva um fluxo de funil de vendas

Em qual parte do funil de vendas seus contatos do whatsapp estão? Em relação aos novos, é provável que estejam coletando informações de diversas outras locadoras em busca de quem oferece as melhores condições. Observando os seus principais concorrentes, as estratégias com cupons, descontos e garantias merecem ser enfatizadas na comunicação com potenciais clientes nesta fase, para assim gerar mais conversões em vendas.
Os conteúdos educativos são importantes tanto para quem já é cliente quanto para quem está no topo do funil. A diferença é que o conteúdo para o primeiro pode ser mais técnico, voltado ao melhor uso do serviço/produto; já para o segundo, mais abrangente. Você pode utilizar o whatsapp para compartilhar os conteúdos com os temas mais importantes para esses contatos, bem como estimular sua equipe de vendas a fazê-lo durante as conversações.

Selecione os conteúdos mais acessados e mais pertinentes para responder às dúvidas recorrentes em uma de suas respostas rápidas, para assim poupar o tempo de sua equipe. 


Importante: verifique se as páginas dos conteúdos estão seguindo as melhores práticas em relação à experiência do usuário. Imagine ter uma conversa produtiva no whatsapp, mas pecar nesse ponto em seu site? Por isso, garanta a melhor experiência possível com bom layout, rápido carregamento e conteúdo de qualidade.
 
Dica 3 - Nunca deixe de lado o fator humano

Existem ferramentas que podem automatizar conversas inteiras com seus contatos, incluindo botões de interação que vão guiar o rumo da conversa. Porém, independentemente das técnicas de conversação por whatsapp que você escolheu, seja utilizando as respostas rápidas da primeira dica, ou mesmo uma plataforma de automatização de conversas de whatsapp para sua locadora, é preciso deixar um profissional responsável por gerenciar essas conversas de forma humana.

Esse profissional precisa ter o feeling para saber quando terá que interromper o fluxo para responder a alguma dúvida de forma mais personalizada e, assim, humanizada; dependendo do tipo de conversa poderá até mesmo gravar um áudio de forma sucinta e conveniente, para assim confortar o contato de que é realmente uma pessoa que está no comando, dando a devida atenção ao outro.
 

Dica extra: O principal gatilho mental para sua locadora converter mais vendas por mensagens de whatsapp

Os gatilhos mentais são comandos que estimulam as pessoas a tomar decisões rápidas ou mesmo a contornar suas possíveis objeções. Apenas em 2021, os pedidos via internet aumentaram 17%, e por isso, utilizá-los na comunicação digital é indispensável para se estabelecer no crescente mercado online.
É comum que o whatsapp seja utilizado como uma das etapas de conversão de campanhas de vendas e marketing digital e, por isso, esses gatilhos podem ser utilizados como uma poderosa técnica de conversão em vendas.
O uso dos gatilhos mentais tem se popularizado nos últimos anos, mas a verdade é que observamos poucos exemplos em que a utilização deles se faz de maneira eficaz.
Não basta jogar palavras como "últimas peças" ou "últimas oportunidades" a esmo e esperar que elas produzam a sensação de escassez e, por conseguinte, melhorem suas conversões. Isso porque o nosso cérebro é muito bom em perceber situações incoerentes, portanto tudo precisa de contexto.

Sendo o whatsapp uma ferramenta mais intimista, como abordamos logo no início deste conteúdo, um dos principais gatilhos que você precisa focar é o da justificativa. Não se acanhe em contar sua história, ou o que você fez para encontrar aquele contato, principalmente se você obteve uma lista. 
Veja um exemplo desse ponto:

"Olá, tudo bem? Pesquisando alguns grupos de whatsapp sobre (insira o tema), acabei encontrando seu contato. Estou mandando esta mensagem pois meu produto/serviço parece solucionar seu problema sobre (insira o tema). Posso explicar um pouco mais sobre (tema)?

No exemplo, o contato foi adquirido por uma terceira via (com uma pesquisa em um grupo de whatsapp). As partes em itálico respondem aos porquês que podem ser levantados pelo contato. Se a primeira mensagem enviada fosse diretamente sobre sua locadora, do tipo "Olá, conheça a minha locadora! Temos desconto de 15% no primeiro mês!" é bem capaz de que o contato o perceba como intrusivo e inconveniente. 

E é justamente por isso que a nossa dica sobre o fator humano é tão valiosa, visto que a melhor forma de saber como utilizar os gatilhos mentais é desenvolver a capacidade de se colocar no lugar do próximo. 

De todas as técnicas apresentadas pelo mercado, nenhuma é mais eficaz que a capacidade de voltarmos para a nossa raiz social e revelar a nossa capacidade intrínseca de estabelecer uma relação humanizada.

Veja também: por que apostar em uma locadora omnichannel?
 

Crie um funil de vendas automático pelo whatsapp com o Eloca CRM

Sabia que é possível ter um sistema que gera um relatório com todas as ações que os potenciais clientes realizaram no seu e-commerce de locação diretamente em seu whatsapp?

Com o Eloca CRM, você é munido de informações acerca do comportamento de clientes ou potenciais clientes no seu e-commerce, separando-os em oportunidades, tarefas e motivos de perda. Assim, você terá um funil criado automaticamente, facilitando as conversações entre eles e seu time de vendas.

As oportunidades mostram em reais o quanto as ações representam em locações; as tarefas apoiam a equipe para registrar os próximos passos a serem tomados para converter esses prospects em clientes; os motivos de perda apresentam a opção de inserir tags com os motivos de não fechamento de contratos, provendo seu time de uma visão panorâmica para estudar ações que contornam esses motivos e, por conseguinte, promovem mais negócios fechados.

Alugue e atenda pelo whatsapp com o Eloca CRM, deixe de perder oportunidades e transforme o aplicativo em uma poderosa máquina de locações da sua locadora.