O que você precisa saber para alavancar suas locações na Black Friday

A última sexta-feira de novembro é uma das datas mais aguardadas para os profissionais que atuam no e-commerce. E o segmento de locação não fica de fora: para atrair mais clientes, impulsionar o faturamento e alavancar as locações na Black Friday é preciso um bom planejamento estratégico – incluindo a correção de falhas que possam impactar no desempenho dos negócios.  

Em 2021, a Black Friday movimentou R$ 5,4 bilhões, contando o período de sexta-feira da 0h às 23h59. Para 2022, a ABComm projeta uma cifra de R$ 6,05 bilhões – o que representa um crescimento de 3,5%. 

No ano passado, o e-commerce foi o canal campeão de vendas no período – o que não é uma surpresa, já que houve um boom digital devido à pandemia. Já em 2022, espera-se um desempenho parecido, com algumas ressalvas. 

Isso porque os empresários devem se atentar à força positiva que a experiência omnichannel tem com os consumidores: com o retorno em massa das lojas físicas, fica claro que as empresas devem investir na estratégia de eliminar as barreiras e integrar canais (físicos e digitais) para os clientes terem uma jornada sem interrupções. 

Leia também no blog do ELOCA: Por que apostar em uma locadora omnichannel? 

Para ajudar você a impulsionar as suas locações na Black Friday deste ano, o ELOCA separou cinco dicas fundamentais. A partir delas, você conseguirá rever pontos falhos, corrigir possíveis erros no plano de negócios e fugir dos prejuízos. Confira abaixo.  

Dicas para alavancar locações na Black Friday 

  • Faça um controle de estoque  

Em primeiro lugar, antes mesmo de definir a sua estratégia de marketing e de preços, é preciso fazer um levantamento de estoque: afinal, quais e quantos produtos poderão ser oferecidos para locações na Black Friday? Além disso, não se esqueça de checar com a área de logística se as entregas serão realizadas no período programado.  

  • Invista e mantenha a excelência de equipamentos e de atendimento  

Tenha certeza de que os equipamentos oferecidos atendem aos padrões de qualidade habituais da empresa. Lembre-se que os produtos devem seguir a qualidade e excelência que é praticada pela companhia durante todo o ano – isso, inclusive, ajuda a construir uma reputação para os negócios.  

Outro ponto importante é investir no treinamento dos colaboradores para que o trabalho seja feito com qualidade e eficiência. Assim, é possível melhorar o retorno para a empresa e para os clientes, e ter um feedback positivo – não somente por parte dos clientes, como também para os funcionários. 

  • Pesquise a concorrência 

Existe apenas uma última sexta-feira de novembro: ou seja, estamos em uma corrida contra o tempo. Por isso, vale pesquisar os preços dos equipamentos oferecidos por concorrentes para locações na Black Friday. Assim, sua empresa pode corrigir ou adequar preços que estejam fora do escopo oferecido.  

  • Ofereça descontos de verdade 

Todos os clientes esperam a Black Friday para que possam comprar produtos com descontos. Por essa razão, os descontos oferecidos devem ser verdadeiros – não adianta disponibilizar um equipamento por "metade do dobro". Ao exibir os materiais disponíveis para locação, não esqueça de deixar os abatimentos nos preços claros na descrição.  

Outra forma de chamar atenção dos clientes para os seus equipamentos é oferecendo brindes ou outros tipos de incentivos – como cashbacks, programas de fidelidades ou entrega grátis.  

  • Tenha um controle dos documentos  

Dispor de um sistema para controlar todos os documentos emitidos pela empresa é essencial e facilita a gestão das vendas, do controle de estoque, do fluxo de caixa, do atendimento e da contabilidade.  

E caso esse controle seja feito por meio de um único software, você ainda sai ganhando no período de locações na Black Friday: para apoiá-lo nesse processo, o ELOCA é o parceiro ideal.  

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