Como escolher a melhor forma de cobrança para o pagamento recorrente

As opções de forma de cobrança para a realização do pagamento recorrente que a sua locadora online oferece é um dos principais pontos para atrair clientes nesse modelo de mercado. É preciso encontrar um meio que facilite a experiência do usuário, para que ele finalize a compra com rapidez e facilidade, e, ao mesmo tempo, te ofereça uma segurança em relação à taxa de inadimplência. Dependendo do seu público-alvo, algumas opções podem ser mais vantajosas que outras. 

Agora, que você já possui conhecimento sobre o que é pagamento recorrente e suas vantagens, é importante maximizar os ganhos que esse tipo de consumo traz. Para tal, é preciso deixar o consumidor o mais confortável possível na hora da compra, para que ele volte a realizar o aluguel de equipamentos na sua empresa. 

Além de todas as questões relacionadas à experiência do usuário, já mencionadas em outros textos, como a importância de ser omnichannel, um fator relevante para facilitar fechar um negócio são as formas de pagamento disponibilizadas no seu e-commerce, especialmente quando se trata da assinatura recorrente

Para entender como escolher a melhor forma de cobrança para o pagamento recorrente, continue neste artigo. Aqui, você verá: 

Pagamento recorrente no cartão de crédito 

Pagamento recorrente por boleto 

Pagamento recorrente no débito automático 

Qual a melhor forma para a sua locadora online 

Pagamento recorrente no cartão de crédito 

Esse método de pagamento é um dos mais utilizados pelos consumidores brasileiros, já são quase 52 milhões de usuários, de acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Somente em 2020, houve um aumento em 30% no uso do cartão de crédito em compras online, segundo a Abecs

Uma das principais vantagens do cartão, para os consumidores, é a possibilidade de utilizá-lo para pagar tanto valores altos quanto baixos. Há também a oportunidade de organizar melhor os gastos, pois fica tudo detalhado na fatura. Fora a facilidade de poder salvar seus dados na plataforma para agilizar cobranças futuras. 

Já para a sua empresa, esse método representa uma garantia do pagamento de um serviço ou produto por tempo determinado. Dessa forma, você terá uma menor taxa de inadimplência. Além disso, não há necessidade de ficar lembrando o cliente sobre a quitação do valor a cada data de vencimento. 

Por outro lado, apesar do grande número de pessoas com cartão de crédito, nem todos têm acesso a esse método. O segundo ponto desfavorável são as taxas que as operadoras cobram pelo uso dessa funcionalidade. Outra questão negativa é que o repasse acontecer após 30 dias de o pagamento ter sido feito. 

Pagamento recorrente por boleto bancário 

O boleto é um dos meios mais populares, pois, mesmo quem não tem cartão de crédito ou conta em um banco, pode fazer a compra, proporcionando praticidade. Conforme aponta uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, esse método está em segundo lugar nas formas de pagamento mais utilizadas. Ele representa 22% das vendas realizadas, ficando atrás apenas do cartão de crédito (64%).  

Como vantagens para os clientes, é possível citar: a não necessidade de ter crédito em banco; não precisar colocar muitos dados pessoais no site; baixas taxas (menor que as do cartão de crédito) e emissão fácil e rápida. 

Já a sua locadora online se beneficia, justamente, de não exigir muitos dados e oferecer uma forma rápida para o pagamento, podendo gerar um maior número de aluguéis. Outro fator é a possibilidade de fazer a cobrança por e-mail de forma automática por meio do faturamento recorrente. As empresas também gostam muito desse método porque as taxas de emissão de boleto são muito baixas. 

Entretanto, a taxa de desistência da compra é muito maior. Isso acontece porque, ao gerar o boleto, o cliente ainda precisa fazer o pagamento para confirmar a compra. Com isso, a taxa de inadimplência pode ser significativa. Além disso, o tempo para reconhecimento do pagamento pode levar cerca de cinco dias. 

 

Pagamento recorrente no débito automático 

O débito automático é uma autorização que o consumidor concede ao seu banco para retirar um determinado valor da sua conta e debitar em outra. Por exemplo, a pessoa autoriza que todo dia 05 seja feita uma transferência para o prestador de serviço. 

Para o cliente, há a facilidade de não precisar lembrar mensalmente de pagar aquele valor, prevenindo o esquecimento. A pessoa ainda tem a garantia que a cobrança somente será feita na data exata do vencimento e pode cancelar a cobrança a qualquer momento caso haja algum problema. Dependendo de como o débito for programado, não gera nenhuma taxa. 

Para você, justamente por se tratar de uma transferência programada, a inadimplência costuma ser baixa, possibilita uma gestão de negócios eficiente e não é necessário ficar lembrando o cliente da data de vencimento. 

Um dos únicos, e principal, ponto negativo, é que se a pessoa não tiver saldo na conta, o pagamento não acontece. É possível ainda que a sua locadora de equipamentos online encontre restrições nas principais instituições financeiras para abrir convênios e poder oferecer o débito automático 

Qual a melhor forma para a sua locadora online 

É possível perceber que todos os formatos têm suas vantagens e desvantagens. Por isso, o primeiro passo para entender o que é melhor para o seu negócio, é pensar em quem é seu público-alvo. Ou seja, quais os valores dos produtos, qual ticket médio, qual tipo de pagamento o seu público tende a usar mais e afins. 

Entretanto, de modo geral, o pagamento por boleto para assinaturas é o método que pode trazer maiores dificuldades. O motivo para isso é que o cliente pode não pagar e desistir facilmente. Mas isso não significa que você não deve oferecer essa opção. Somente quer dizer que é necessário desenvolver processos para reforçar com os clientes a realização do pagamento. 

O ideal, na verdade, é fornecer diversas possibilidades de formas de pagamento, uma vez que quanto mais opções o cliente tiver à sua disposição, maior será seu poder de compra e interesse. 

Portanto, diversificar as opções de cobrança pode abrir portas para a sua locadora de equipamentos online. Todo cliente gosta de ter liberdade para escolher como prefere pagar pelo serviço adquirido e oferecer essa experiência tornará o seu negócio mais atrativo. A plataforma Eloca oferece diversas opções de pagamento online para você disponibilizar para os seus clientes e, aumentar, dessa forma, as chances de eles fazerem a assinatura recorrente.