Como contratar seguros que protegem contra furto e estelionato

Depois das pessoas, o principal ativo de uma locadora é o seu core business, ou seja, a sua atividade que sustenta a operação, mantém a receita e o lucro. Entretanto, uma ameaça às locadoras são o furto e estelionato aos equipamentos e dispositivos disponíveis para locação. 

Antes de entender como essas práticas acontecem, o ELOCA as contextualiza para que você possa compreender sua aplicação real.  

O estelionato é definido como uma ação que tem a presença de vantagem ilícita e prejuízo alheio, enquanto o furto se dá pelo comportamental ardiloso, usado com a finalidade de facilitar a subtração pelo próprio agente dos bens que pertencem à vítima (com informações do Canal Ciências Criminais). 

Os golpes aplicados às locadoras são realizados de diversas formas, sendo as mais comuns: cliente falso que desaparece com o equipamento; golpe da falência, quando os equipamentos locados entram na recuperação judicial e ficam ‘presos’ durante o processo; furto realizado no transporte até o cliente ou em invasão à empresa dele. 

Aqui, no ELOCA, já falamos sobre seguro e fraudes nas locadoras. O que você ainda não sabe é que nem todas as coberturas contemplam estelionato, principalmente. Mas, agora, você entenderá como funciona e como proteger a sua locadora.  

Impacto do furto e estelionato nas locadoras  

Sabendo que os seguros são baseados em prêmios - quanto mais sinistros acontecem, mais caros ficam -, as locadoras passam a adotar medidas para diminuir esse valor e a ter todas as locações com apólices, evitando prejuízos maiores. 

Uma vez que o equipamento ou dispositivo está assegurado, conta com coberturas que vão desde as básicas até mais avançadas, tais quais: 

  • Danos físicos ao bem decorrente de incêndio, raios ou explosões ou impacto de veículos e tentativa de roubo. 
  • Garantia intermunicipal e internacional garantias para furtos fora do estado e do país.  
  • Danos elétricos causados por oscilações e descargas elétricas de energia, além de curtos-circuitos que afetem o equipamento. 
  • Danos ao bem de qualquer tipo.  
  • Acessórios extensão da cobertura do seguro para todos os acessórios que o complementem e tenham sido locados.  
  • Pagamento de aluguel é uma modalidade que subsidia o valor da diária do equipamento em caso de roubo, furto ou falha.  

Sendo assim, é de responsabilidade da locadora avaliar junto a seguradora a opção que melhor lhe atende e contempla as coberturas necessárias.  

Um ponto importante e que também deve constar é o seguro da transportadora responsável por enviar os equipamentos aos clientes. É de responsabilidade da locadora contratá-lo, pois caso aconteça um acidente ou roubo no trajeto, tanto ela quanto o locatário estão cobertos.  

Para calcular o valor do seguro e o valor final ao consumidor, a locadora considera que o prejuízo com o furto ou estelionato é ainda maior, visto que fica sem o equipamento.  

Dessa forma, realizar as projeções financeiras em um software integrado e especializado no segmento é um grande apoio.  

Veja mais no ELOCA: Por que apostar no seguro para locadoras? 

Como minimizar os riscos? 

As locadoras devem se preparar contra os furtos e fraudes que possam acontecer. Agir de maneira preventiva é dever da gestão, que traça os cenários e antecipa as ações a serem adotadas em cada um deles.  

O ponto de partida se dá na criação dos processos das locadoras, os quais estabelecem o uso de tecnologias, principalmente antifraude e de monitoramento, e a conscientização dos colaboradores em todas as etapas da locação dos equipamentos e dispositivos. 
 
Ao realizar o cadastro, levantar o histórico do cliente e analisar o crédito são passos contra potencial ação de estelionato. Assim como automatizar o pagamento também dá mais garantias de que não haverá prejuízos. 
 
Além de ser responsável por rastrear a entrega e monitorar os equipamentos por meio de dispositivos instalados neles.  
 
De modo prático, o que as locadoras devem fazer para proteger seus equipamentos contra furtos e estelionato é: 

I. Identificar o potencial cliente, realizar as consultas necessárias e validá-lo, por meio de uma plataforma de cadastro e contrato digital, com reconhecimento facial. 

II. Tecnologia para acompanhar desde a saída do equipamento até o controle de manutenção periódica.  

III. Controle dos equipamentos para saber onde estão, quem são os clientes responsáveis por cada um deles e realizar a vistoria.  

IV. Seguro para cobrir tanto a locadora quanto o locatário por meio de uma apólice completa.  

Para fazer a gestão de todas as etapas e da locadora, o ERP é o sistema completo e integrado Por meio dele, tem-se visão completa de todas as áreas, incluindo finanças, seguros, clientes e contratos e gestão contra furtos e estelionatos.