Aprenda o que é um E-book e suas vantagens para locadoras

Todos nós sabemos o que é um livro, certo? A primeira coisa que vem à nossa cabeça quando pensamos em livros é um amontoado de folhas com uma linda capa. 

Porém tudo evolui e essa descrição passa a ser um pouco antiquada, pois exclui todos os livros que não são impressos. 

Tá bom, mas o que tudo isso tem a ver com ebook? Ebook nada mais é do que um livro digital.

Certo, então todo livro que não for impresso pode ser considerado um ebook? A resposta é não! 

Para ser considerado um ebook ele precisa se encaixar nas definições de um livro, possuindo um formato que pode ser lido em computadores, tablets, celulares e outros dispositivos digitais de maneira responsiva. Sendo assim, a leitura precisa ser simples aos olhos, com estilo e tamanho da fonte, se adaptando de acordo com a preferência do leitor. 

Resumindo, quando o seu livro não for convertido para o formato adequado, ele não é considerado um ebook. 

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O que é um Ebook?

Os ebooks surgiram para facilitar a vida dos autores independentes, sem que estes possuíssem um custo na hora de publicar o seu livro. 

Quando o livro é impresso, possui o custo da impressão, que precisa ser pago de alguma forma. Ou o escritor investe para produção dos livros sem saber a demanda correta. 

Sendo assim, publicar um ebook é simples e barato, pois não há custo de impressão, não precisa se preocupar se as pessoas vão ou não comprar os seus livros ou a quantidade de cópias que terá que produzir. Basta escrever e publicar. 

Essas vantagens não ajudam apenas os escritores, mas também empresas na hora de produção de conteúdo para alavancar o seu marketing digital.

Os ebooks são bastantes interativos, como mencionamos acima, uma das características do ebook é a sua adaptabilidade com diferentes dispositivos, permitindo que o leitor possa mudar a cor de fundo, fonte das letras e tamanho.



Vantagens do ebook

A ideia do ebook é que ele seja lido em diferentes dispositivos, por isso ele pode ser utilizado também para ser enviado gratuitamente como material de troca de email para um potencial cliente. 

Ou seja, você oferece o seu ebook em sua landing page focada para locadores e em troca o potencial cliente ganha um ebook gratuito  e vira o seu lead.

Por que utilizar um ebook para sua locadora?

De acordo com uma pesquisa do Edutrends, marcas que utilizam ebooks conseguem perceber que o número de leads é 2,2x maior do que aqueles que não utilizam. 

Mesmo que suas redes sociais e seu blog possuam um conteúdo relevante e seus visitantes e seguidores estejam crescendo, se não houver canais de conversão o tráfego não irá se converter em locações.

Para técnicas como inbound marketing, por exemplo, é necessário que o seu visitante se torne leads para que haja nutrição de suas ações e o potencial cliente passe a valorizar mais a marca e alugar o seu produto ou equipamento.

A ideia do ebook é que ele seja interessante, sobre um tema referente a locação que chame atenção do seu nicho para que o visitante tenha vontade de baixar o produto. Assim o time de marketing começa a aplicar as estratégias de nutrir o seu futuro locador, para criar oportunidades de locação. 

Como fazer um ebook para gerar leads para sua locadora

Preparamos um roteiro simples e intuitivo de como criar um ebook para sua locadora, confira! 

1 - Desenvolver uma persona 

A primeira coisa a se fazer é desenvolver a persona que está disposta a alugar os seus equipamentos. Conhecer essa persona é fundamental para que você conheça os interesses, desejos e até mesmo sua forma de consumir. 

Com isso você saberá exatamente o que fazer e escolher o tema ideal e que chame atenção para atração de leads. 

2 - Escolher um tema estratégico focado em locação

Após a criação de sua persona, é necessário escolher um bom tema para o seu ebook. E temos algumas dicas para te auxiliar nisso.

Primeiro, você pode analisar o tráfego no seu blog e verificar as postagens que mais tiveram acesso e partir daí criar um ebook com vasto conteúdo com base nessa postagem.

Outra dica, é analisar temas que estão em alta no mercado e existem ferramentas que conseguem te ajudar nos que possuem alta demanda, mas lembre-se, sempre faça a escolha do tema com foco em sua persona. 

Sites que te auxiliam em temas que estão em alta demanda: 

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3 - Faça um esboço do seu ebook

Foque em uma estrutura padrão: introdução, desenvolvimento e conclusão. Separe o seu conteúdo por tópicos ou subtítulos, isso ficará mais fácil para quem está lendo e para quem está escrevendo. 

4 - Revise e peça ajuda para alguém revisar

Muitas vezes quando estamos escrevendo sobre um assunto por muito tempo, nem percebemos os erros e eles acabam passando batido. 

Para evitar esse vício de leitura, peça para alguém revisar e ficar atento caso haja algum erro de português ou até mesmo de concordância.

5 - Elementos visuais são de extrema importância!

Um material bem redigido com um visual que chame atenção, vai causar muito mais interesse no seu público alvo, por isso utilize imagens que chame atenção e faça sentido com o seu conteúdo.

6 - Divulgando seu ebook!

Como você irá utilizar esse ebook na atração leads para o seu negócio de locação, divulgue através das mídias sociais e peça para que as pessoas cliquem no link para conseguir a recompensa, o ebook, assim elas podem preencher uma landing page com os dados que você precisa de seus clientes e se tornarem leads. 

Leia também: Como lançar um novo produto no mercado 

Hora de criar!

Até parece um bicho de sete cabeças, mas fique tranquilo(a) que não é! E irá te ajudar grandemente na hora da captação de leads. 

Agora você está pronto para criar o seu ebook e fazer um sucesso com as suas locações!