6 segmentos de destaque do e-commerce
Uma das características da hiperconectividade é o consumo de conteúdos a todo momento em diversas telas. Esta demanda é positiva para o comércio virtual, já que há praticidade e agilidade de realizar uma compra em apenas alguns cliques. Assim, o e-commerce cresce de forma expressiva e se destaca em diversos segmentos.
Isso porque as vantagens de consumo e comércio no meio digital acabam sendo mais compensatórias.
Por exemplo, um site tem um potencial irrestrito, já que não limita o número de clientes e a loja está aberta 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana.
Além do fator alcance, uma vez que qualquer usuário, de qualquer localidade, consegue encontrar um estabelecimento na internet.
Nos locais físicos, há a questão de mobilidade e flexibilidade, restringindo a capacidade de compra e venda.
Ao passo que se ampliam as tecnologias e funcionalidades no meio online, os usuários se sentem mais seguros e propensos a adquirir produtos de diversos tipos pelo e-commerce.
Em 2021, foram realizadas 78,5 milhões de compras online nos três primeiros meses do ano, um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior. As transações geraram um faturamento de R$ 35,2 bilhões para o e-commerce entre janeiro e março de 2021, elevação de 72,2% na comparação com 2020.
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Diante deste cenário, diversos setores obtiveram aumento de procura e demanda graças ao e-commerce. Acompanhe abaixo o ranking:
Top 5 dos setores de e-commerce que mais cresceram em 2021
Os números foram levantados pela agência Conversion por meio do relatório “E-Commerce no Brasil”, que analisou os dados de acesso dos 200 maiores sites do país divididos em 15 categorias, premiando as 5 principais:
1. Importados
Este segmento cresceu mais de 60% no número de buscas nos últimos 12 meses.
Os importados foram impulsionados pelo boom dos e-commerces asiáticos no Brasil. De acordo com o relatório da Conversion, em agosto de 2021, as plataformas de marketplace AliExpress e Shopee somaram, juntas, mais de 67% de todo o tráfego dos 18 sites analisados do setor.
A justificativa para tamanha conquista do mercado está relacionada a preços menores, variedade de produtos, tecnologias avançadas, logística eficiente e soluções diversas de pagamento
2. Pets
Ao longo dos anos, os donos de pets passaram a investir cada vez mais em seus animais de estimação. Eles integram a família e o mercado reflete esta relação.
Houve um crescimento na compra de petiscos e brinquedos, além de produtos de higiene e limpeza.
Hoje, são mais de 139 milhões de cães, gatos, aves, peixes e outros animais de estimação no Brasil. Número que representa mais da metade da população nacional, relevando o grande potencial e relevância desse mercado.
3. Casa & Móveis
O lar também teve seu processo de ressignificação em 2021. O espaço se tornou multifuncional e foi preciso usar a criatividade e estratégias para fugir do tédio e experimentar novos contextos dentro de casa.
Entre fevereiro de 2020 e o mesmo mês de 2021, o consumo de móveis e utensílios para a casa teve um salto de 51,89% apenas no e-commerce.
4. Farmácia & Saúde
A atenção com a saúde foi redobrada nos últimos anos. A higiene com as mãos, por exemplo, tornou-se primordial, além de outros hábitos de higiene.
O setor também se reinventou migrando para o meio virtual, como as plataformas de e-commerce.
A prescrição eletrônica foi um dos caminhos para impulsionar as vendas do setor, que passou a ser a alternativa aos pacientes que preferiram adquirir os seus medicamentos de forma segura.
5. Moda & Acessórios
O setor de moda também obteve resultados positivos em 2021.
A pesquisa da Conversion mostra que o faturamento no setor aumentou aproximadamente 63,18% nas vendas online, fortalecendo o e-commerce.
Uma tendência em alta e importante no setor de moda atualmente é a de sustentabilidade.
Com a consciência crescente do consumidor de que a indústria da moda utiliza muitos recursos naturais, o segmento precisa trabalhar cada vez mais com a reciclagem. E esse processo fortalece o setor de roupas de segunda mão e os modelos de negócio de looks por assinatura, que cresceram no último ano e se posicionando como tendências.
6. Locação
O crescimento exponencial do segmento de locação faz com que ele se destaque no comércio eletrônico.
De acordo com uma previsão da agência de notícias Reuters, este setor terá um crescimento anual de 11% até 2023.
Algumas das principais vantagens aos consumidores são o menor investimento, eliminação de gastos com a manutenção dos equipamentos, redução de mão de obra, redução de investimento com logística, armazenamento e transporte, além do aumento da produtividade com a locação de máquinas e produtos para fins específico
Qual é o papel do e-commerce para o segmento de locação
O e-commerce tem se consolidado e, não ter o seu negócio no meio virtual, pode custar caro em vista dos usuários que utilizam cada vez mais estes meios para buscar bens e serviços.
Ter uma equipe parceira para poder investir neste meio e continuar competitivo no mercado é fundamental.
O ELOCA é a plataforma de digitalização das locadoras. Antecipando as tendências de mercado, desenvolveu o e-commerce específico para cada segmento, ampliando a capacidade de aluguel de produtos de todos os setores.