Tudo o que você precisa saber para organizar um catálogo online

No mundo físico, a vitrine é a representação dos produtos para venda ou para locação. Basta chegar, apreciar e escolher o produto desejado. Em outros canais, esse mostruário pode ser impresso ou virtual, como é o caso das locadoras online, negócios que têm se destacado na preferência dos consumidores.  

Catálogo virtual — ou digital — é uma forma exibir o mix de produtos disponíveis de forma totalmente digitalizada, a qualquer momento e em qualquer lugar. 

Como um método eficiente para que os seus produtos sejam exibidos de maneira assertiva, sempre valorizando a identidade da empresa, o catálogo online é uma boa escolha para alavancar as suas locações no mundo digital. 

Isso porque, para que o seu público-alvo esteja à frente de todas as disponibilidades oferecidas pela sua locadora, o catálogo online auxilia porque ilustra, por meio de imagens e textos alternativos, os produtos disponíveis e as características de cada um deles. 

Ao apostar no catalogo online, é necessário ter a compreensão de que o universo digital está tracionando cada vez mais, principalmente por meio de ferramentas comunicacionais e pelas locadoras de diversos segmentos. Essa afirmação é reforçada pela pesquisa realizada pela Domicílios, a qual expõe que mais de 126 milhões de brasileiros têm acesso à internet. A proporção de usuários conectados subiu de 67% (2017) para 70% (2018) e os números não param de crescer.   

Assim, dentre esses indicadores, o volume de pessoas comprando online cresceu 29% desde 2020, segundo a pesquisa realizada pela Webshoppers 43. Isso representa 13 milhões de consumidores a mais buscando por produtos diversos, além preços mais acessíveis.  

Logo, o catálogo online não só implica em facilidades para que você, como gestor, tenha uma melhor visualização das transições internas, como também irá diferenciar os produtos que estão disponíveis para locação, de maneira a encorajar o consumidor durante a escolha.  

Veja mais: Por que ter uma consultoria de marketing na sua locadora 

Sabendo disso, entenda como criar e organizar o catálogo online 

  • Escolha o formato que o catálogo da sua locadora deve ter 

Com um formato pré-definido, além de especificações importantes como tamanho e quantidade de páginas, você terá mais facilidade de manusear o seu catálogo. Além disso, catálogos muito extensos podem cansar o cliente, e fazer com que ele saia sem ao menos visualizar os produtos.  

  • Coloque título e descrição nos produtos

O título é definido por apenas nomear o produto e necessita ser objetivo e coerente. Porém, na descrição, há a possiblidade de ser abrangente, já que o cliente deve entender o produto em todas as suas facetas, mesmo sem vê-lo na foto.  

  • Imagens bem pensadas e centralizadas

Tenha em mente que o seu produto precisa se destacar no catálogo. Isso porque o cliente irá ter diversas opções, mas apenas escolherá aquele que tiver uma boa imagem para visualizar exatamente as características que busca em questão.  

Para isso, tire fotos em ambientes claros, com tons chamativos e mantenha o objeto centralizado.  

  • Insira o preço e as especificações técnicas do produto

Nunca é demais alertar que o preço precisa estar bem definido dentro de um catálogo online, porém, inserir especificações técnicas também é uma maneira de agradar clientes mais exigentes, que desejam saber os detalhes mais íntimos do produto.   

  • Atente-se às exigências de um bom design de catálogo digital

Com certeza, o passo mais importante é investir em uma estética satisfatória em seu catálogo online, para que os clientes fiquem mais tempo dentro de seu site. Desta maneira, siga os seguintes tópicos:  

1. Adapte o catálogo ao público da marca; 
2. Coloque os produtos mais importantes nas primeiras páginas; 
3. Evite colocar muitos produtos em uma página; 
4. Use imagens maiores para chamar mais atenção; 
5. Evite fundos ornamentados. 

Faça da sua vitrine virtual o espaço de conquista do cliente da sua locadora, seja ela B2B ou B2C. Com o ELOCA, além da plataforma de locação online, você tem o suporte e a consultoria de especialistas no segmento para que possa investir em um site otimizado, com foco nos produtos catalogados, para encantar ainda mais os clientes. Aproveite também para acessar o site e saber mais sobre as funcionalidades empresariais!