Social Commerce: 3 passos para locação

O aumento dos usuários nas redes sociais abriu uma nova oportunidade de mercado: a concretização direta da venda de produtos e serviços por essas plataformas. Essa prática que une estratégias de marketing e comercial é chamada de Social Commerce.  

A criação do conceito é de 2005, quando o Yahoo! passou a descrever sua ferramenta de compra colaborativa, onde o objetivo era criar uma comunidade de consumidores. 

Entretanto, o Social Commerce ultrapassou as expectativas e se expandiu para outras redes sociais utilizadas pelos internautas e pelas marcas, criando um relacionamento por meio de conteúdos orgânicos e patrocinados. 

No Brasil, este é um dos principais canais de venda nos dias atuais — são mais de 150 milhões de usuários das redes sociais e o posto de 3º país que mais as utiliza em todo o mundo (dados da Hootsuite e WeAreSocial). 

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Na prática, o que é Social Commerce? 

Ao ser traduzido literalmente, o conceito significa ‘comércio social’. Ou seja, é o formato de vendas que se aproxima do consumidor por meio das redes sociais, como Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, Tiktok, entre outras, para atrair o público-alvo e converter as vendas. 

Parte da estratégica da área de marketing, amplia a visibilidade das marcas e possibilita a concretização da venda em poucos passos por meio de técnicas como: 

  • Votação ou escolha de produtos em enquetes;
  • Opções personalizadas para cada tipo de comprador;
  • Vídeos para mostrar o produto em uso;
  • Link para a plataforma de vendas e concretização da venda;
  • Promoção ou condição especial para o cliente via rede social. 

O Social Commerce ainda incentiva ferramentas de compras sociais, como fóruns e comunidades, onde compradores e vendedores discutem suas experiências de compras on-line e comparam notas. 

Social Commerce e locação 

Assim como na venda de um produto, a locação funciona com as mesmas estratégias tanto quando é focada no público B2B quanto B2C.  

Basta utilizar as plataformas corretas. Por exemplo: apostar no LinkedIn para as locadoras especializadas em vendas a outros negócios, ao passo que aquelas que tem o consumidor final como cliente, utilizam mais Instagram e Facebook. 

Sabendo disso, o ELOCA separou 3 passos da locação aplicando o Social Commerce:  

1. Faça tudo de forma remota! 

Um dos maiores benefícios de a sua locadora ter uma plataforma de locação é poder realizar todos os processos de forma 100% remota. 

Isso é, os clientes são impactados em qualquer lugar, a qualquer hora e podem concretizar a locação sem o auxílio de um profissional.  

2. Conteúdos de qualidade 

Produza conteúdos que estejam ligados aos temas de interesse do seu público-alvo. Inclua CTAs (call to action) nas publicações para potencializar a ida do seguidor ao site. 

3. Responda todas as dúvidas 

Seja em comentários ou mensagens, o cliente em potencial está procurando entender mais para poder locar com a sua empresa.  

O seu dever é organizar as informações de forma clara e, quando ocorrer uma situação em que o cliente está em dúvida, responder de forma rápida e assertiva, aumenta as chances de fechar o negócio. 

Social Commerce aplicado na sua locadora pode ser uma ferramenta que atrai mais público e amplia a capacidade de locação.  

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