Pós-venda: estratégias para fidelizar o cliente
O cliente escolheu a sua locadora, utilizou o produto durante o período determinado, fez a devolução e não voltou mais a locar. Esta é uma situação recorrente no seu negócio?
Se sim, o sinal de alerta deve ser acionado. Porque há a aquisição, mas não retenção do consumidor, o que pode inviabilizar o crescimento e retorno financeiro.
Mas por que isso acontece?
O processo de comercialização mudou e, hoje, o relacionamento não acaba após a finalização da locação de um produto.
A estratégia de pós-venda — ou pós-locação neste caso — é o conjunto de ações que são feitas após a conclusão de uma locação com o objetivo de incentivar o cliente a consumir novamente na loja.
Porém, essa estratégia não se resume a apenas oferecer mais anúncios e propagandas para o público em questão.
São etapas essenciais para criar um relacionamento com o consumidor, entender as suas preferências e anseios, e garantir a sua satisfação com os serviços prestados.
Ao manter o contato com o seu cliente a longo prazo, você garante a melhor experiência e obtém feedbacks que ajudam a aprimorar seus processos.
Quando bem executadas, as estratégias de pós-venda influenciam de forma positiva a percepção de valor que um cliente tem sobre a empresa, contribuindo para a fidelização e renovação do ciclo de vendas.
Leia mais sobre fidelização no ELOCA: Tipos de atendimentos para alavancar a sua locadora
Para que possa aplicar o pós-locação em seu negócio, veja abaixo cinco técnicas para incluir no planejamento e estratégia de retenção.
Essas técnicas podem fazer toda a diferença e alavancar as suas locações pelo bom relacionamento de pós-venda.
1. Follow-Up
O follow-up é o acompanhamento de clientes durante o processo de venda e pós-venda.
Por meio desta etapa, você pode manter contato com antigos consumidores, saber como estão, colher informações do status e necessidades atuais, bem como compartilhar notícias relevantes da sua locadora.
Mas é importante entender o tipo de perfil de cada cliente para que esse tipo de ação não se transforme em desistência dele em saber mais sobre a sua marca.
Por isso, pergunte qual é o meio e comunicação mais agradável, realize pesquisas sobre preferências do seu consumidor para se aproximar e tenha um cronograma de conteúdo a ser compartilhado.
E-mail marketing, neste momento, é uma ótima ferramenta para você realizar o follow-up de cliente pedindo feedbacks, sugestões ou reclamações e oferecendo seus produtos.
2. Interação
Empresas, como a Netflix, aplicam a interação com o público como forma de se aproximar e melhorar o relacionamento com o público.
Essa abordagem depende de cada nicho, mas é uma ótima estratégia de pós-locação.
Você pode utilizar datas comemorativas especiais para trazer algum conteúdo novo ou mesmo mandar mensagens quando um cliente fizer aniversário.
Os bancos de dados e pequenas entrevistas de perfil são importantes para a coleta de informações e, consequentemente, aplicar estratégias de interação com o público de acordo com o perfil dele.
Essa ação agrega mais valor à marca e mostra o cuidado extra com o cliente, fazendo toda a diferença em um processo de decisão para locação.
3. Descontos para próximas compras
Essa é uma das estratégias mais comuns que fazem parte de exemplos pós-venda.
Oferecer descontos ou pequenos brindes chamam a atenção dos clientes e têm grande papel para influenciar novas locações.
Você pode notificar promoções no follow-up ou mesmo nas interações com o público.
4. Suporte técnico
Ferramentas como chatbot ou SAC são importantes na pós-locação.
Por meio de respostas programadas e canais abertos de comunicação, os clientes podem tirar possíveis dúvidas sobre o produto e políticas da empresa — de forma simples e prática.
Você facilita a resolução de problemas e oferece bom atendimento ao consumidor, deixando-o ainda mais satisfeito com a escolha pela sua locadora.
5. Sistemas CRM
Os sistemas CRM são sistemas de informações com o objetivo de auxiliar na gestão do relacionamento com o cliente.
Esse software permite armazenar dados de atuais e potenciais clientes, integrando toda as informações valiosas para a melhor abordagem.
Com sistema CRM você ganha em:
- Rastreio e gerenciamento de dados;
- Captura de forma inteligente e-mails de clientes;
- Recomendações de insights;
- Melhor tomada de decisão.
Tenha o melhor relacionamento com o seu cliente por meio da pós-locação! E para isso, conte com o suporte do ELOCA.
Esta é a plataforma completa de locação para locadores, buscando solucionar os maiores desafios para garantir a satisfação de gestores e clientes.
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