Passo a passo para calcular o frete de forma simples e prática

Calcular o frete é um dos pilares fundamentais da excelência no atendimento ao cliente. Isso porque os altos valores ou prazos demorados de entrega fazem com que os consumidores prefiram uma marca em detrimento da outra.  

Segundo o levantamento E-commerce Trends, o frete elevado é o principal motivo para o abandono de carrinhos, representando 82,3% das desistências.  

O cálculo do frete ou da taxa de entrega para clientes é uma etapa muito importante em um processo de compra. 

Assim, entender e saber calcular o frete é tão importante quanto a precificação de produtos e serviços de qualquer empresa, independente de área de atuação ou porte.  

Além de que o contexto de compras digitais, via e-commerce, sites e aplicativos, cresce a cada momento, demandando melhor gestão na entrega das mercadorias. 

A seguir, saiba como calcular o frete da sua locadora online e aumente a vantagem competitiva.  

1. O que o frete engloba? 

O cálculo da entrega não se resume a somente o trajeto percorrido, mas também é preciso entender cada andamento do processo, que passa por uma série de custos diretos associados à movimentação de um item do seu estoque até sua chegada no cliente. 

Esses custos incluem (mas não estão limitados a): 

  • O valor das caixas, embalagens fitas e adesivos.
  • Profissional para coletar, embalar e despachar o item.
  • Transportadora ou Correios, que vai designar um funcionário para coletar e entregar a mercadoria. 

Também é preciso considerar custos adicionais e opcionais, como seguros, taxas de manuseio e entre outros. 

2. Quais são as principais alternativas para cobrança de fretes? 

Existem inúmeras possibilidades de entregas para se adotar em um negócio. Conheça as principais: 

  • Custo do frete por conta do cliente 

Nesta opção é o cliente quem paga pelo frete de forma integral. É bom para a loja, que se exime desse custo, mas é uma estratégia que depende diretamente dos preços praticados pela concorrência e da qualidade do serviço de entrega oferecido. 

  • Custo do frete de acordo com o valor da compra 

Aqui, o custo do frete para o cliente é calculado com base no valor da compra. Desse modo, um produto que tenha uma margem de lucro maior pode compensar o desconto dado na taxa de entrega, ajudando a equilibrar o custo. 

Pode ser uma boa forma de aumentar as vendas também, uma vez que essa prática incentiva o consumidor a comprar mais itens para aproveitar o valor do frete. 

  • Custo do frete por conta da empresa 

O popular frete grátis é uma ótima estratégia para aumentar as vendas, justamente por ser uma condição muito atrativa para os consumidores. 

No entanto, precisa ser muito bem pensada, a fim de garantir que a empresa dará conta do recado. Pouco adianta oferecer frete grátis se o prazo de entrega for muito longo.  

Da mesma forma, não cumprir com o tempo informado no ato da compra prejudica a imagem do negócio e pode implicar na perda de clientes.  

3. Como calcular o frete? 

É simples notar que o serviço de entregas engloba diversas outras áreas até chegar, de fato, no cálculo do frete final.  

Muitas alternativas também são possíveis para este valor, as quais dependem e variam de acordo com o serviço de entrega utilizado, como motoboy, veículo próprio ou transportadora.  

Aqui, o ELOCA vai mostrar como são feitos os dois cálculos mais utilizados: o frete de acordo com KM rodado e os Correios. 

Calcular o frete por KM é uma das formas mais simples de se definir o valor da taxa de entrega para o cliente e funciona com base no custo que a locadora tem na entrega, considerando todos os fatores mencionados anteriormente, estipulando um valor para o quilômetro rodado.  

A partir disso, basta multiplicar este valor pela distância a ser percorrida para a realização da entrega. 

No caso dos Correios, além da distância, a empresa também considera a relação entre o peso e as dimensões da encomenda, ou seja, sua cubagem. A fórmula utilizada é a seguinte: 

Comprimento do pacote x largura do pacote x altura do pacote / 6000 

Estes 6.000 presentes no cálculo se tratam do fator de cubagem estabelecido pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).  

Após aplicar a fórmula, compara-se o peso cúbico com o peso físico da encomenda e utiliza-se o maior para calcular o valor do frete para o cliente.  

Vale destacar que, para pacotes com menos de 10 kg, o cálculo é sempre feito com base no peso físico. 

Entender como funciona o cálculo do frete para clientes é fundamental para qualquer empresa que trabalhe com entregas, como as locadoras.  

Para as locadoras que buscam uma solução ainda mais robusta para aprimorar a performance das operações logísticas da sua locadora, o Eloca é a solução. 

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