Inteligência Artificial e ERP: aposte nessa dupla

Definida como a simulação da inteligência e do comportamento humano pelas máquinas, a Inteligência Artificial (IA) passou a ser utilizada na otimização de diferentes tipos de processos. Já o sistema ERP integra os recursos e informações de todas as áreas em apenas um software para facilitar a gestão do negócio

Assim, apostar no uso de tecnologias que analisam quantidades imensas de dados ao mesmo tempo e traçam diferentes cenários, é fundamental para uma tomada mais rápida de decisão, bem como amplia a capacidade de crescimento.  

Estima-se que até o ano de 2030, veremos computadores com desempenho cognitivo similar ao dos humanos, porém isso não quer dizer que as máquinas substituirão o trabalho humano. Muito pelo contrário: elas apoiam o desenvolvimento e a compreensão integral do negócio.  

Para saber como a dupla Inteligência Artificial e ERP é importante para a sua locadora, continue neste artigo do ELOCA.  

Primeiro, a contextualização: IA e ERP nos negócios mundiais  

A tecnologia, cada vez mais presente, tem papel fundamental em todas as indústrias. Tanto é que consultores e analistas americanos afirmam que:  

  • 30% de todas as empresas B2B e e-commerce já contam com ferramentas de IA para otimizar ao menos uma das etapas dos processos de vendas. 
  • A característica SEO, hoje adotada por Fintechs por exemplo, já são capazes de operar em modo ERP e não gera custos altos para ser colocada em prática. 
  • Projeções dos próximos anos garante uma positividade nesse meio, visto que, antes mesmo de 2026, quem utilizar a IA em suas plataformas multicanais de engajamento poderá aumentar em até 20% a eficiência operacional e, consequentemente, o lucro.  

Isso é demais, não é mesmo? 

Saiba mais no ELOCA: Entenda os dados da sua locadora com o ERP 

Confira a tendência para análise precisa de dados  

O que se espera é que as máquinas inteligentes possam assumir funções repetitivas, para que os funcionários e gestores de locadoras possam exercitar mais a criatividade, a empatia e o desenvolvimento da marca.  

Com isso, a análise dos dados é crucial para acompanhar todas as áreas da locadora, incluindo as projeções estabelecidas. 

Dessa forma, o ERP tornou esse processo mais eficiente. Ao combinar o sistema de gestão com a Inteligência Artificial, é possível cruzar dados e gerar informações estratégicas. 

A Inteligência Artificial e o ERP formam uma perfeita dupla, já que também permitem a geração de indicadores em tempo real e  assinatura digital, tornando-se os parceiros ideais dos gestores de locadoras e de seus colaboradores.  

Por isso, é importante estar sempre atualizado sobre suas inovações e fazer uso das melhores ferramentas para melhorar a produtividade do seu tempo e dos seus negócios.  

Eleve a sua locadora a outro patamar ao combinar a Inteligência Artificial e o ERP desenvolvidos por quem entende de tecnologia e do segmento de locação, o ELOCA.