Estratégia logística: melhore suas entregas

A sua locadora tem uma dificuldade extra quando o tema é estratégia logística? 

Continue neste artigo do ELOCA para entender como driblar os desafios e transformá-los em uma oportunidade para destacar o seu negócio.  

Logística é um setor complexo, mesmo para as pequenas empresas. Isso porque são realizados diversos e importantes processos desde a expedição até a chegada do produto ao cliente. 

Estoque, coleta e abastecimento de produtos, além de estratégias de entrega para chegar até o consumidor final são de responsabilidade da logística.  

Todas etapas precisam ser seguidas à risca para minimizar os erros e evitar que as mercadorias sejam trocadas ou violadas.  

Ainda mais com o aumento das compras online, quando a demanda é cada vez maior e os prazos de entrega são mais reduzidos.  

Alguns consumidores, inclusive, estão dispostos a pagar mais caro para receber os produtos no mesmo dia — é o que revela a pesquisa Global Insights da PwC. 

Com isso, qualquer falha pode prejudicar toda a experiência de consumo na sua locadora, podendo gerar prejuízos.  

Tanto é que, uma das principais causas de não conclusão da compra se dá justamente com a demora na entrega, representando 18% das desistências, segundo o Moosend. 

Por isso, ter uma excelente estratégia logística é uma necessidade para manter o negócio competitivo e ativo. 

Como melhorar as entregas da sua locadora? 

Uma vez que se aposta mais na tecnologia para ofertar aos clientes e eles a utilizam para consumir, as estratégias de produção também devem aplicar a inteligência para acomodar a demanda.  

O futuro da logística se dá com o apoio de robôs e alertas ativos, os quais mapeiam melhor os riscos de falhas ou irregularidades no trajeto, possibilitando movimento ou correção da rota. 

Isso quer dizer que apostar em softwares e Inteligência Artificial é um dos caminhos que auxiliam em todo o processo de logística, com mais praticidade, otimização e precisão.   

Mas outras estratégias — que já estão em uso — se apresentam como as novas tendências de logística, como mini hubs, dark store e ship from the store. Conheça cada um deles a seguir: 

1. Mini hubs logísticos 

Os mini hubs logísticos são pequenos espaços contratados ou montados pelas empresas em pontos específicos e estratégicos para escoar as entregas. 

Eles podem ser localizados, por exemplo, nos grandes centros urbanos ou em regiões que possuem alta demanda de entregas.  

Essa estratégia logística serve para agilizar a saída de pedidos com maior velocidade e praticidade. 

2. Dark store 

Sendo exclusivas para lojas que operam apenas os pedidos feitos pelas plataformas digitais, a dark store — ou loja escura —, funcionam unicamente para armazenar e coletar mercadorias. 

Esses são locais do último nível da cadeia logística, dispensando balcões de check-out ou display de ponto de venda. 

As dark stores são menores do que as grandes distribuidoras, para que o processo de armazenamento e coleta seja mais ágil e prático, com os produtos para atender a demanda exata dos clientes. 

3. Ship from the Store 

Podendo ser traduzido por “envio direto da loja”, essa estratégia logística substitui os centros de distribuição pelas próprias lojas. 

Elas enviam as mercadorias para os consumidores direto do estabelecimento físico, onde é feito também a coleta, armazenamento embalagem e, então, o despacho.  

Essa modalidade traz ainda mais rapidez pelo ganho de tempo de os produtos não precisarem passar por diversos canais até chegar aos clientes. 

Leia mais sobre no ELOCA: Softwares de gestão são apenas para grandes empresas? 

Extra: sistema de gestão ERP 

Uma estratégia muito utilizada também na melhor estratégica logística são os softwares de gestão.  

Conhecidos como ERP, integram de maneira completa todas as áreas de uma empresa, atualizando informações e pedidos de forma automática e em tempo real.  

Por meio desta plataforma, há uma visão geral do setor de vendas, estoque, cadastro de clientes e pedidos para que todo o fluxo aconteça de maneira precisa e ágil, evitando falhas e demoras na entrega pela maior gestão dos processos e operações envolvidas. 

O ELOCA oferece um ERP completo com todas as funcionalidades para auxiliar na logística do seu negócio de ponta a ponta. 

Conte com o ELOCA ótimo gestor ERP e tenha como diferencial competitivo a melhor logística na sua locadora.