Dia Mundial da Indústria: ERP para a construção civil

Comemorado em 25 de maio, o dia mundial da indústria reforça um dos setores mais importantes para o PIB (Produto Interno Bruto) de um país, reunindo diversos segmentos.  

Neste conjunto de atuações, a construção civil é um dos que mais têm se destacado. Responsável pela formação de residências, conjuntos comerciais, infraestrutura de cidades, entre outros. 

Para a realização dessas obras, faz-se necessários equipamentos específicos, os quais são facilmente locados por projetos — deixando-os mais viáveis economicamente. 

Apenas em 2020, o mercado de locação de equipamentos e máquinas para construção civil no país teve crescimento de 20%. (O Estado de S. Paulo)   

Contando com cerca de 19 mil empresas em todo o Brasil e capacidade para gerar 250 mil empregos diretos, esse mercado movimentou R$ 7,1 bilhões em 2019, segundo dados da Analoc, associação nacional do setor. 

Leia mais no ELOCA: Construção civil: por que a locação cresceu neste segmento? 

E as previsões para o segmento neste ano tendem a aumentar ainda mais devido a tendência de locação estar em alta e a sua praticidade dos processos e economia circular. 

Para as locadoras especializadas darem conta do aumento das demandas, o sistema ERP é um grande aliado.  

O software permite a otimização de processos, aprimoramento em diferentes frentes do negócio com integração, além da melhor gestão e controle.  

Acompanhe abaixo 4 principais funcionalidades que o ERP oferece para a construção civil: 

1. Cadastro de fornecedores 

Com um sistema ERP, o cadastro de fornecedores se torna o mais completo e prático possível. Sendo permitido centralizar todas as informações personalizadas dos seus fornecedores, tornando o acesso aos dados rápido e seguro.  

O software disponibiliza o armazenamento de contato através de nomes, razão social, CNPJ, telefone e demais informações de cadastro, além de oferecer dados sobre pagamentos, datas da última compra e faturamento.  

Imagina ter todas essas informações em diferentes sistemas ou planilhas para administrar? Por isso, o ERP facilita a gestão e permite o maior controle sobre os seus fornecedores. 

Os dados de todas as áreas da locadora são integrados, atualizando em tempo real qualquer alteração.  

Por exemplo, a aba de contratos já é atualizada com as informações preenchidas pelo cadastro de fornecedores ou clientes, economizando tempo para alinhar os dados manualmente, evitando também possíveis falhas.  

2. Gestão de contratos 

Como mencionado previamente acima, o sistema ERP integra todas as frentes da sua locadora, incluindo o processo de contratos

Através do sistema, é possível gerar contratos personalizados, bem como alertas de vigência de cada documento, timeline das etapas, integração e assinatura eletrônica.  

Sem contar que a praticidade é muito maior: possibilita o acesso, tanto de contratantes e de contratados, ao contrato.  

E um dos fatores que merece destaque nesse processo é a segurança garantida que você possui ao armazenar estes documentos no software, sem preocupações com percas ou vazamentos. 

3. Identificação de riscos 

Todo e qualquer negócio fica sujeito a riscos e, quando o tema são obras, essa questão é ainda mais latente.  

Por isso, o ERP é fundamental para descomplicá-la. 

O software realiza um mapeamento de riscos sobre previsões de faturamento, auxílio no fluxo de caixa, rentabilidade e rendimento dos processos, demandas por locação, além de proporcionar gestão no estoque e rastreabilidade de equipamentos. 

Com esses mecanismos otimizados, integrados e centralizados em um só lugar, permite que você consiga evitar prejuízos financeiros, falhas administrativas e, ainda, possa tomar as melhores decisões. 

4. Controle financeiro 

A gestão do fluxo de caixa que o ERP oferece não se limita apenas aos pontos já citados. 

O sistema engloba diferentes frentes para o maior cuidado com as finanças da sua locadora de construção civil.  

São atividades, como pagar e receber, despesas, investimentos, cobranças, custos com manutenção e a geração de relatórios para o acompanhamento desses dados.  

Tudo isso é somado à integração de setores que atualizam as alterações, evitando erros e informações desalinhadas. Por exemplo, assim que é feita uma locação, o sistema atualiza o setor financeiro, o de estoque e de contratos, tornando o fluxo de trabalho cada vez mais prático e ágil.  

Conte já com um sistema ERP na sua locadora de aparelhos para construção civil. Os seus processos estarão um passo à frente com um sistema que te auxilia na melhor gestão e desenvolvimento no dia a dia do seu negócio.  

Conte com o Eloca ótimo gestor ERP