Dia do consumidor: dicas para aumentar as locações

Datas comemorativas resultam em maiores oportunidades de negócios ao setor do comércio pelo aumento da procura de ofertas.  

O dia do consumidor é um desses períodos que são atrativos tanto para clientes que buscam comprar mais quanto para os negócios, que podem ampliar as vendas e, consequentemente, o fluxo de caixa. 

Por ser comemorada em março, a data é considerada para muitos uma chance de investir em novos formatos de atrair os consumidores, aumentando o ritmo de conversão dos negócios e dando fôlego para o primeiro trimestre do ano. 

Isso acontece porque, em geral, a preferência das compras é por datas especiais e, no caso das locações, a busca se dá em projetos específicos no início ou no fim de semestre.  

Entretanto, o dia do consumidor é considerado um evento não só de um dia, mas de uma semana inteira de ofertas e melhores condições de negociação, para que os clientes se sintam motivados a adquirir e alugar equipamentos.  

Segundo uma pesquisa realizada pela All iN e pela Social Miner, em parceria com a Opinion Box, há interesse do público nesta data. O levantamento revelou os seguintes resultados sobre a expectativa em 2022: 

  • 42% afirmaram que pretendem aproveitar as ofertas; 
  • 42% ainda estão indecisos; 
  • 16% não devem se engajar com a data. 

Para os negócios que integram as plataformas de e-commerce, as previsões são de maior alcance na data.  

Apenas nos primeiros dias do mês de março, a busca “Dia do Consumidor” cresceu em mais de 92%, de acordo com dados do Google Trends, em comparação ao mesmo período de 2021. 

E, a cada ano, esta data se torna ainda mais forte, consolidando o relacionamento das marcas com o público e amplificando suas condições a ele.   

Leia mais: Quais são as principais tendências para locadoras em 2022 


Fica a pergunta: como realmente alavancar locações no dia do consumidor? 

Cada nicho de mercado pode encontrar no seu setor estratégias diferentes e únicas para fisgar o público nesta data.  

Mas, de modo geral, alguns itens e preferências nunca saem da lista dos consumidores. Acompanhe abaixo: 

  • Frete grátis para a entrega dos pedidos feitos pela plataforma de locação online; 
  • Condições de pagamento especiais, como parcelamento sem juros; 
  • Pontos extras em programas de fidelidade; 
  • Cashback; 
  • Seguro gratuito durante o período de locação.  

Para as locadoras, estratégias adicionais são indicadas, como oferecer vistoria dos produtos locados, personalização no tempo do aluguel.  

Outros tópicos que são fundamentais no ponto de vista dos consumidores neste dia também não mudam: o atendimento e transparência da marca.  

Veja abaixo como estes itens podem fazer toda a diferença: 

Atendimento atencioso e personalizado 

Seja em qualquer lugar, o atendimento é um dos principais fatores na decisão de uma compra. Somente oferecer melhores preços não é o suficiente.  

Cada vez mais, os clientes buscam as melhores experiências, o que engloba desde a navegação no site e os métodos de pagamento diferenciados até o cuidado com a embalagem do produto e os canais de comunicação.  

Promoções e propagandas honestos 

É indiscutível o aumento também de fraudes e golpes que acontecem em grandes eventos envolvendo promoção de produtos.  

Por isso, os consumidores estão mais atentos e exigentes no que diz respeito a clareza das informações sobre descontos e propagandas.  

Ter na sua locadora uma política de entrega, manutenção, troca de equipamentos, é essencial para dar mais segurança ao cliente. 

Ao entender melhor a importância do dia do consumidor, tanto em relação aos clientes bem como ao seu próprio negócio, com certeza você irá conseguir aproveitar este evento com resultados mais positivos. 

O ELOCA é o auxílio integral para as locadoras aproveitarem o ano todo e as datas comemorativas. Por meio do ERP, da Agência Digital e da plataforma de e-commerce de locação, é possível traçar as estratégias adequadas e impulsionar os negócios.