Conheça a trajetória do Eloca, a solução para locadoras de equipamentos

Desenvolver uma solução para locadoras de equipamentos foi o resultado da junção da pandemia e da mudança na forma de consumo A empresa deu seus primeiros passos no final de 2020 e, hoje, o Eloca representa aumento significativo de novos aluguéis e de lucro para seus clientes. Sendo que o sucesso dos contratantes é o sucesso da companhia e o objetivo é que, juntos, os negócios possam buscar um bem comum para a sociedade. 

Por diversas razões, as pessoas têm alterado a forma como enxergam o consumo e como o fazem. Hoje em dia, tendo como base a economia compartilhada, ter acesso a um objeto ou serviço está em maior destaque que possuir algo. Dessa forma, as empresas de aluguel de equipamento estão ganhando espaço no mercado, seja da construção civil, informática ou até mesmo no ramo das academias. 

Entretanto, “com a pandemia, olhamos para os canais digitais das locadoras e percebemos uma dor. Além da falta de presença digital, existe uma carência muito grande de uma boa jornada na contratação de aluguéis  e assinaturas”, conta Rafael Rosa, cofundador e diretor comercial da Ótimo Gestor e Eloca.  

Ele ainda complementa ressaltando que aqueles negócios que não se adaptarem às novas formas de consumir, “estão fora do jogo”. 

Assim, depois de criar um Produto Viável Mínimo (MVP) e validar o protótipo da plataforma com 20 clientes, o papel do Eloca nesse novo mercado ficou claro. 

“Notamos que de fato existe uma lacuna gigante neste setor. Agora, estamos olhando para a estruturação da companhia e usando métodos de crescimento acelerado. Para isso, aplicamos as práticas mais atuais de crescimento exponencial”, diz Rafael.  

 

Início de um sonho. Deu tudo certo! 

O cofundador e diretor comercial confessa saber que a plataforma é uma solução disruptiva e que assusta os empreendedores do setor no começo. Ele fala, inclusive, que essa reação está sendo a principal dificuldade enfrentada pela empresa no seu processo de desenvolvimento. Entretanto, os cases de sucesso demonstram que, por mais assustadora que a mudança possa ser, vale a pena enfrentá-la.  

Luiz Correa, gerente de marketing do Eloca, destaca dois clientes desse quase um ano de funcionamento.  

“A OneSpin é uma locadora de bikes de spinning. Focado no B2C, o site da empresa conta com todos os recursos do Eloca e tem feito locações diariamente. Além disso, também oferece o serviço de assinatura que é contratado também pela plataforma, o que garante verba recorrente para a empresa.” 

Já o segundo caso que Luiz evidencia é da Lages Figueiroa, uma outsourcing de impressão de Recife 

“Com o trabalho de consultoria de marketing, a empresa conseguiu aumentar seus resultados em 60%, prova da necessidade e eficiência do conjunto de serviços prestados pelo Eloca”, descreve o gerente de marketing.  

O sucesso devido a consultoria de marketing incentivou os criadores da empresa a investirem no oferecimento desse tipo de serviço. Assim, além de solucionar a qualidade da jornada de quem aluga a equipe Eloca resolveria a dor relacionada a fraca presença digital que diversas locadoras enfrentam.  

“Apenas ter um site completo e com vários recursos pode não ser o suficiente para alcançar bons resultados. Pela alta competitividade, é preciso que as empresas invistam em marketing digital para alcançar os clientes quando eles mais precisam e superar os concorrentes”, Luiz explica. 

 

O futuro do Eloca para as locadoras de equipamentos 

O objetivo é continuar a garantir “soluções completas, que vão desde as ferramentas para efetuar a locação propriamente dita, como recursos de segurança e mitigação de fraudes. Nesse sentido, destaco a assinatura de contrato digital, com validade jurídica, diretamente pela plataforma e o reconhecimento facial, que funciona como validador para se prevenir contra fraudes, além dos métodos de pagamento online”, detalha o gerente de marketing do Eloca.  

Ele complementa afirmando que, para o futuro da empresa, eles enxergam a consolidação do fornecimento de serviço para possibilitar a contratação de assinatura por pessoas físicas e jurídicas. 

Rafael ressalta que para o futuro, eles esperam continuar solucionando a dor dos locadores e impulsionando o hábito de locar tanto para CNPJs quanto para CPFs. Deixando, dessa forma, um legado para as próximas gerações e solidificando esse novo hábito de consumo.  

“A existência do Eloca depende do sucesso dos nossos clientes, então, na prática, somos parceiros em busca de um bem comum. Juntos, Eloca e seus clientes, prestam um serviço à sociedade, que passam a ter acesso a esta solução inovadora com total segurança e comodidade, nunca antes visto no mercado rental”, Luiz Correa finaliza.