Confira dicas para prevenir roubos e golpes em sua locadora

Quando elaboram o planejamento de um negócio, os gestores pensam nos cenários otimistas e pessimistas. Isso ocorre com o objetivo de estabelecer as ações que serão adotadas em cada cenário para manter o sucesso e o funcionamento da empresa – e em especial para prevenir roubos e golpes

No caso das locadoras, um contexto negativo a ser considerado é o de roubos, golpes e fraudes. Esses tipos de atividades transtornam não somente a saúde financeira da empresa, mas também a reputação da marca perante o mercado.  

De acordo com uma pesquisa da Associação de Examinadores de Fraudes e Certificados Online, 5% das empresas de locação perdem parte da receita todos os anos devido a fraudes. Esse é um número alarmante considerando a quantidade de locadoras e o montante que elas circulam. 

Leia também no blog do ELOCA: Saiba como evitar prejuízos em sua locadora usando a tecnologia 

Pensando na segurança de sua locadora, o ELOCA separou cinco recomendações para prevenir roubos e golpes em sua empresa. Confira abaixo: 

1. Combine soluções de reconhecimento facial e validação cadastral dos clientes 

A pandemia acelerou ainda mais a migração de alternativas de transações e pagamentos para o meio digital. Segundo relatório da Neotrust, no primeiro trimestre de 2021 os brasileiros realizaram 78,5 milhões de compras – o que gerou um aumento de 72,2% de faturamento para o setor em comparação ao mesmo período do ano interior. 

Esse cenário fez com que as empresas começassem a investir no reconhecimento facial para adicionar uma camada extra antifraude e detectar a adulteração de documentos.  

Por meio dessa tecnologia, é possível comparar a foto tirada por um usuário no momento do cadastro com a imagem do documento apresentado para a locação de um equipamento, por exemplo – incrementando a validação cadastral dos clientes e protegendo ainda mais o sistema e os dados da sua companhia. 

2. Invista no fator duplo de autenticação do pagamento 

Estudos realizados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostram um aumento de 80% de golpes phisihng em 2020 – tendência que segue em alta nos últimos anos.  

Pensando nisso, o fator duplo de autenticação é uma função que permite mais segurança nos acessos a partir de uma dupla validação de login. A partir dela, são solicitados os documentos necessários para comprovar a autenticidade do cadastro do cliente na hora do pagamento.  

Embora não seja à prova de falhas, a autenticação de dois fatores é extremamente importante para garantir a segurança dos dados que trafegam em ambientes digitais – complicando o trabalho de possíveis invasores e auxiliando no trabalho de prevenir roubos e golpes. 

3. Treine os colaboradores para suspeitarem de ações criminosas 

Em todas as empresas, os treinamentos de colaboradores permitem que o trabalho seja feito com mais qualidade – melhorando o retorno para a empresa, para os clientes e resultando em um feedback positivo para os funcionários. 

Para prevenir de roubos e golpes em sua locadora, é essencial que os colaboradores estejam cientes dos cenários perigosos para a locadora, que podem resultar em vazamento de dados, prejuízos no setor financeiro e atingir a reputação da marca.  

4. Contrate um seguro contra roubos e furtos para os equipamentos 

No caso das locadoras, contar com um seguro é fundamental para evitar prejuízos e golpes que possam impedir o estorno.  

De acordo com o segmento da sua locadora, é aconselhável elaborar um contrato que tenha mais coberturas e que proporcione uma taxa adicional caso os acordos sejam mais extensos – um cenário que pode favorecer a aplicação de golpes.  

Contar com um contrato digital com validade jurídica previne golpes e eleva a qualidade e a segurança da sua empresa. 

Leia também no blog do ELOCA: Qual é o documento jurídico que protege o locador de golpes? 

5. Tenha uma plataforma de e-commerce que siga os padrões de segurança 

Na hora de montar o e-commerce da sua locadora, é preciso se atentar à instalação de métodos antifraude e garantir a segurança dos dados dos clientes – especialmente para mitigar os riscos e se precaver contra roubo de dados. Afinal, saber como prevenir roubos e golpes em sua companhia é um diferencial competitivo perante a concorrência.  

Para apoiá-lo nesse processo, o ELOCA é o parceiro ideal. Na nossa plataforma você conta com um ERP completo que gerencia todos os negócios da sua locadora e integra áreas críticas. Além disso, o Eloca E-commerce possui reconhecimento facial, proporcionando maior segurança e veracidade na hora de fechar contratos.  

Navegue em nosso site e conheça todos os detalhes dos serviços.