Como alugar equipamentos economiza no IR?

Seja em qualquer empresa, nicho e porte, todo negócio precisa de equipamentos para comercializar ou utilizar como ferramenta de operação. 

Muitos podem ficar em dúvida entre a compra e locação destes maquinários, pensando no melhor resultado — tanto de produção quanto financeiro — para a instituição.  

Porém, a locação tem se destacado por proporcionar cada vez mais benefícios às empresas, sejam econômicos ou sustentáveis.  

Entre eles, os principais são a redução do custo na aquisição de um equipamento, evitando a desvalorização e a manutenção contínua, além de poder contar com sistemas sempre atualizados. 

E mais: o serviço de locação fornece um seguro que protege contra uso inadequado e em situações, como roubo, furto, curto-circuito, vandalismo, incêndio e motivos de força maior. 

Entretanto, o que muitos também podem ainda não saber é que, com o aluguel de equipamentos, é possível economizar na declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica. 

ELOCA recomenda: Segredo para uma receita recorrente de sucesso 

Isso porque, ao optar pela locação, a empresa declara o custo como despesa mensal, e não mais como um investimento integral.  

Como é uma despesa dedutível, então, o IR tende a ser menor. 

Mas é válido ressaltar que a locação de equipamentos entra como dedução no IRPJ apenas para as empresas optantes do regime de Lucro Real.  

Como funciona a redução do IR para empresas que optam pela locação de equipamentos? 

Em primeiro lugar, o Lucro Real é o regime no qual o cálculo de tributação é realizado com base no lucro líquido da empresa sobre um período trimestral ou anual. 

Aquelas que integram outros tipos de tributação, como o Lucro Presumido e o Simples Nacional, têm o imposto calculado sobre o faturamento. Sendo assim, o aluguel não exerce nenhum tipo de impacto sobre Imposto de Renda Pessoa Jurídica.  

Para os negócios que optam por este regime do Lucro Real, é essencial ter um controle preciso sobre as rendas e as despesas do negócio.  

Dessa forma, calcula-se, com precisão, o lucro e os tributos a serem pagos. 

Embora seja muito atrativo e compensatório obter esse desconto no IR, é importante que a locação de equipamentos seja realizada conforme as necessidades da empresa.  

Por isso, o ideal é locar itens necessários para o negócio, de acordo com o uso para otimizar os custos fixos, assim como mantê-los sempre atualizados.  

Nesse quesito, a junção com área financeira é primordial para entender como otimizar os custos e, inclusive, obter os incentivos fiscais, como a redução do IR para as empresas que optam pelo Lucro Real. 

Para conseguir ter mais controle e relatórios dos seus custos e gastos da empresa conte com o ERP do ELOCA, que dispõe de múltiplas funcionalidades e gestão de fluxo de caixa.