6 itens para ter sucesso na locação de equipamentos

A busca por adquirir um bem durante um período é o que tem feito o sucesso na locação de equipamentos.  

Essa tendência de locar ao invés de comprar é benéfica tanto para os consumidores quanto locadores, que podem ter produtos sempre atualizados à mão, além de pagar apenas pelo uso necessário.  

Isso porque o custo de aquisição de determinados maquinários e as manutenções acabam não apresentando benefícios financeiros compensatórios.  

Enquanto na locação estas despesas são de responsabilidade das locadoras de equipamentos, o que chama a atenção do cliente que possui o poder de adquiri-los por quanto tempo necessário e sempre ter disponível um produto de qualidade. 

Porém, para ser bem-sucedido nesse mercado, também é necessário ter o devido preparo e direcionamento. Apenas disponibilizar os equipamentos não é o suficiente para garantir o melhor aproveitamento e a rentabilidade no seu negócio.  

Pensando nesse contexto, o ELOCA separou 6 itens que o locador de equipamentos precisa ter para ter sucesso, acompanhe abaixo: 

1. Invista em Marketing 

Com uma boa divulgação do seu negócio, é mais fácil encontrar mais clientes, fidelizá-los e aumentar as vendas.  

E, nos dias atuais, dificilmente os consumidores chegam até as empresas sem uma estratégia de marketing que apresente a marca e os produtos. 

Por isso, é importante investir na visibilidade do seu negócio, estando presente nas redes sociais e em espaços nos quais seu público-alvo se encontra. No longo prazo, isso trará muito mais clientes para sua empresa

Para ajudar a sua locadora, você sabia que o ELOCA também tem serviços de marketing digital? Conheça mais em: Como funciona a consultoria de marketing digital Eloca 

2. Cuide do estoque e faça a renovação regularmente 

A cada momento, novos equipamentos e mais funcionalidades são lançados.  

Logo, é importante que você renove seu catálogo, adicionando demais opções ou apenas substituindo os equipamentos que já ficaram obsoletos, observando a depreciação. E essa verificação deve ser realizada regularmente.  

É fundamental fazer uma vistoria anual em que os equipamentos mais antigos são descartados e o estoque é renovado. Porém, você também pode realizar novas aquisições na medida que seja necessário ou quando uma peça nova pode resultar no aumento da procura pelo público, para que não perca nenhuma oportunidade de negócio

3. Manutenção como diferencial 

Muitas empresas optam pela locação justamente por não precisarem arcar com custos de manutenção dos equipamentos.  

Por isso, é mais do que necessário ter uma equipe responsável pelo conserto dos ativos. 

A manutenção regular também previne possíveis erros e falhas, que podem acontecer enquanto os produtos estão com os clientes.  

Assim, você evita essa experiência para o consumidor e entrega equipamentos em pleno funcionamento.    

Juntamente com a equipe da locadora deve haver uma rotina de manutenção. Dependendo do tipo de equipamento, frequência de uso e propósito, pode ser necessário fazer verificações mensais, semanais ou até mesmo diárias no cliente.  

4. Ofereça um ótimo atendimento ao cliente 

Sabemos que entregar um preço melhor que o do concorrente por si só não faz com que o cliente escolha a sua locadora.  

Por isso, é importante criar um bom relacionamento com o público, a começar pelo atendimento que inclui desde ouvir o cliente com atenção até oferecer flexibilidade, de acordo com as necessidades. 

Sendo assim, procure entender e estar aberto a negociar as particularidades de cada cliente, como reduzir ou ampliar o tempo e a quantidade alugada durante a obra.  

Afinal, imprevistos acontecem, logo, contar com uma empresa de locação preparada para as mais variadas situações será encarado como diferencial competitivo.  

5. Invista de forma planejada 

Na hora de investir na aquisição de máquinas e equipamentos para a sua locadora, é indispensável fazer um bom planejamento.  

Assim, será possível identificar todos os gastos de compra e manutenção de cada equipamento, bem como avaliar o espaço de armazenamento necessário para cada item. 

O planejamento ainda permite identificar quais produtos são mais requisitados para locação, garantindo uma boa margem de lucro e diminuindo as chances de ter aqueles sem uso na sua prateleira. 

Afinal, adquirir um equipamento que não tem uma boa saída vai apenas gerar custos com manutenção e depreciação, além de ocupar um espaço físico que poderia ser destinado a outro item mais desejado pelo seu público.  

6. Otimize seus processos 

Administrar todos os processos que envolvem uma locação de equipamentos não é uma tarefa fácil, mas com um bom sistema de gestão este passo a passo se torna prático e ágil, tanto para os locadores quanto para quem loca.  

Para todas as etapas, o ELOCA é a plataforma completa de gestão e locação de equipamentos. 

Além de digitalizar a sua locadora com o e-commerce, oferecendo todos os recursos para que os seus clientes façam o processo de locação pela internet, em poucos minutos e com segurança total, conta com o ERP de gestão e a consultoria de marketing. 

Converse com o nosso time de especialistas e entenda como ter sucesso na locação de equipamentos!