3 cuidados ao criar uma assinatura digital

Papel e caneta estão ficando em desuso, principalmente quando se trata de empresas que já migraram ou são quase 100% digitais. Desta forma, todos os processos são realizados virtualmente, o que inclui, também, os contratos com fornecedores e clientes. Estes, por sua vez, foram acelerados diante da necessidade de distanciamento social e restrições sanitárias.  

Entretanto, fica a pergunta: os contratos virtuais têm a mesma validade dos físicos? 

Os contratos digitais possuem validação jurídica. Para se ter uma ideia, essa ferramenta foi criada nas décadas de 70 e 80 no exterior, mas só foi oficializada no Brasil no começo do século XXI por meio da Medida Provisória nº 2.200-2/2001. Com a automatização dos processos, empresas e clientes ganham mais velocidade em seus negócios. 

Trazendo para o contexto das locadoras online, a assinatura digital de contrato facilita todo o processo de locação pela plataforma. Sendo assim, basta o usuário escolher o produto, realizar o pagamento e assinar o contrato, a qualquer hora e de qualquer lugar. Essa ação adiciona mais segurança e confiabilidade para ambas as partes – locadores e locatários.  

Todos os planos disponibilizados pelo Eloca aos seus usuários contam com a assinatura digital no contrato de locação de equipamentos. Com isso, os clientes não têm dor de cabeça para concretizar as locações pela plataforma online. 

Para você, que ainda tem dúvidas sobre como funciona a assinatura digital, preparamos este conteúdo.  

Como funciona a assinatura digital 

Para você ter acess ao sistema, é preciso solicitar um certificado digital com valor jurídico, o qual é fornecido por uma plataforma de contrato virtual. Nele irá constar o nome do usuário, e-mail, CPF (no caso de pessoa física) ou CNPJ (quando for para empresas) e a validade da assinatura digital, que deve ser renovada periodicamente. 

Uma vez que a plataforma já contém o certificado digital, não é preciso fazer a instalação do mesmo no computador para ser emitido, como era no passado.  

Os 3 principais cuidados ao criar uma assinatura digital 

Mesmo com a segurança das plataformas autorizadas a realizar as assinaturas com validade jurídica, alguns cuidados devem ser adotados para que a sua locadora online não tenha problemas legais.  

Veja, a seguir, quais são os 3 cuidados com a assinatura digital: 

  1. Autoridades Certificadoras 

Para pedir o certificado digital, é necessário procurar uma empresa confiável e que tenha autorização da ICP-Brasil para requerer a licença do software. A assinatura digital só terá validade jurídica se o certificado digital for criado em uma empresa habilitada. Por isso, tenha cuidado com fraudes. 

  1. Senha 

Sempre que for assinar algum documento digital, será necessário digitar sua senha. É preciso ter um acesso forte e seguro. O uso letras minúsculas e maiúsculas, números e caracteres especiais é frequentemente indicado. 

  1. Segurança 

Faça a cópia da chave privada regularmente e não compartilhe informações privadas com pessoas que não estão no processo dos contratos assinados.  

As vantagens da assinatura digital 

Como já mostrado anteriormente, a assinatura digital adiciona vantagens de ganho de tempo e de mobilidade para a concretização dos contratos, assim como também gera: 

  1. Praticidade 

O ponto alto de ter esse tipo de sistema é a velocidade de contratos sendo fechados. Para locadoras, esse benefício pode ser observado diariamente já que negócios feitos pela internet valerão imediatamente, sem a necessidade das partes se encontrarem pessoalmente.  

  1. Economia 

Além de tempo, seu bolso também vai agradecer pelo uso da assinatura digital. Empresa e cliente não vão precisar gastar nada para chegar até um encontro presencial. Basta computador, internet e o contrato assinado com o certificado digital.  

  1.  Sustentabilidade  

Economizar uma grande quantidade de papel e não utilizar espaço para guardar essas documentações é uma característica sustentável.    

O mundo digital está cada vez mais avançado e presente em nossa rotina. Não são apenas compras ou serviços que podemos solicitar pela internet, mas também assinar vínculos a distância conforme demostrado acima.  

Sabendo da importância dos negócios no mundo digital, o ELOCA oferece diversas opções de serviços para a sua locadora se tornar uma empresa na internet. Os usuários do ELOCA passam a oferecer aos seus clientes o processo de locação em poucos minutos de maneira rápida e segura por meio dos contratos com assinatura digital.