ERP para e-commerce: conheça os benefícios

Se o seu negócio não estiver na internet, seu negócio ficará sem negócio”. Com esta afirmação de Bill Gates, fundador da Microsoft, em 2014, notamos a previsão de que o digital seria uma previsão repetida até se transformar em tendência. 

Hoje, quase uma década depois, apostar nos canais online tem sido a oportunidade de expansão de muitas empresas, incluindo locadoras e lojas virtuais.  

Com o mundo digital, há o aumento de usuários conectados com poder de compra. E a infraestrutura tecnológica em contínuo avanço auxilia neste crescimento, incluindo as transações comerciais eletrônicas.  

Por isso, alguns benefícios de estar no meio digital são: 

  • Personalização de produtos ou serviços;
  • Praticidade e comodidade;
  • Disponibilidade a todo momento;
  • Melhores experiências de compra. 

O digital é um segmento com múltiplos ganhos quando o negócio é bem organizado. 

Leia também sobre e-commerce no Eloca: E-commerce ou site, entenda a diferença e saiba qual escolher para a sua locadora online 

Mas como conseguir fazer uma boa gestão, ter destaque e, de fato, ser uma efetiva no e-commerce? 

Para garantir o bom funcionamento de qualquer negócio, ainda mais se tratando de comércio eletrônico, é essencial que todas as áreas estejam alinhadas e integradas.  

Nesse quesito, softwares de gestão, como o sistema ERP, solucionam esse problema com funcionalidades que permitem o controle completo das suas operações.  

São disponibilizados módulos para atender a cada setor, como vendas, financeiro, estoque, marketing, logística e os demais, integrados em uma única plataforma, que possibilita a centralização e a facilitação do acesso a estas informações.  

Com isso, o intercâmbio de informações desalinhadas é eliminado e os gestores podem ter dados em tempo real de todas as áreas, combinando-as em relatórios de insights para avançar nos negócios.  

Imagine ter que atualizar múltiplas planilhas para cada área e processo, ou ainda repassar manualmente informações entre vários sistemas?  

Operações tradicionais como estas estão sujeitas a erros e falhas, além de perda desnecessária de tempo.  

Com um ERP, essas operações são feitas de forma automática, sincronizando os dados em tempo real. A maior fluidez na execução dos processos, elimina o desperdício de tempo, material e mão de obra, além de entregar maior confiabilidade e rapidez em todas as etapas do negócio.  

Veja os benefícios práticos do ERP para e-commerce na sua locadora ou loja online: 

1. Otimização da gestão de pedidos 

Negócios que utilizam diferentes canais de vendas podem ter dificuldades no gerenciamento de todos os pedidos e compras realizados.  

Com um software de gestão, tudo é centralizado em uma plataforma, com cadastro de produtos, recebimento de pedidos e organização da logística de entregas.  

Tem-se acesso e monitoramento completo sobre todas as etapas da compra e pedido, evitando possíveis erros no processo. 

2. Melhor gestão de estoque 

O estoque com o ERP passa a não ser mais uma dor de cabeça, pois permite de forma automatizada o maior controle de todas as entradas e saídas de produtos dos canais de venda. 

Se um item sair do estoque, ele é automaticamente notificado para que seja feito o monitoramento, além de ranquear os que têm mais e menos demandas. 

Essa tarefa possibilita planejar as reposições e promoções, melhorando a saúde do seu negócio. 

3. Maior eficiência na administração financeira 

Além de ter uma visão ampla com todas as informações de fluxo de caixa da sua empresa em um só lugar, ao adotar o ERP, relatórios que mostram o desempenho das operações são feitos diariamente e personalizados de acordo com as informações que deseja obter.  

O sistema informa de maneira assertiva e segura sobre dados financeiros, como caixa, receitas, despesas e tributações, para que a tomada de decisão seja otimizada, assim como o negócio seja promovido de forma mais madura.  

Como escolher o melhor ERP para e-commerce? 

Em primeiro lugar, responda às perguntas: 

  • Qual é o seu tipo de negócio? O que ele faz, entrega e atende?
  • Qual é o melhor custo-benefício?
  • As funcionalidades suprem as necessidades do negócio?
  • É de fácil implementação? Possui suporte técnico? 

Um software de ERP faz toda a diferença na melhor gestão do seu e-commerce. 

E o ELOCA auxilia o seu negócio com um sistema de gestão empresarial no melhor controle sobre as operações da sua loja virtual, integrando setores com suporte, assertividade e segurança nas informações.  

Tudo isso para que você consiga melhorar ainda mais seus processos e atrair o público certo para o seu e-commerce de locação.