5 motivos para sua locadora se preparar para o metaverso

A internet revolucionou as formas de relacionamento da sociedade, tanto no universo corporativo quanto pessoal, a partir das transformações na comunicação, adicionando aprendizado e consumo. 

Nesta constante evolução, chega o metaverso, que explora profundamente o conceito de inovação.  

A nova tendência promete ser um ambiente virtual completamente imersivo, buscando integrar o mundo real e o digital. 

A ideia do metaverso é reunir a vida digital com a realidade virtual, sendo um espaço virtual colaborativo para socializar, jogar, trabalhar, aprender. 

Para especialistas, como Matthew Ball, seria a quarta onda da computação, onde a comunicação, o entretenimento e os negócios existirão em conjunto no meio digital. 

Ainda em fase experimental, já movimenta ações teste de grandes empresas, que começam a explorar as possibilidades de negócios.  

Na prática, o metaverso combina diversas tecnologias, como a realidade virtual e a realidade aumentada para entregar a melhor experiência.  

Por meio dessa integração dos dois mundos, atividades antes inimagináveis poderão ser criadas e suportadas. É o próximo capítulo da história da própria internet quando criada, uma vez que ninguém pensaria nos patamares que se poderia alcançar. 

No momento, o metaverso já permite que pessoas criem seus avatares e participem de jogos, atividades e eventos dentro do universo virtual, mas como se estivessem todos no mesmo local presencialmente. 

São somente atividades de lazer e entretenimento com o objetivo de fazer os jogadores se divertirem com seus amigos, mesmo que eles não estejam no mesmo ambiente. 

Porém, com o tempo, o metaverso se estenderá para múltiplos segmentos, como educação, relações e mundo do trabalho, como já se vê em marcas de varejo.  

Para as lojas online, incluindo as locadoras virtuais, o metaverso permitirá a visita aos produtos por meio de gráficos 3D, proporcionando o contato mais próximo, visando os detalhes e, assim, entregando uma experiência mais imersiva ao cliente. 

Essa é a realidade bastante atrativa para os consumidores e que traz inúmeros benefícios para os comércios. 

Leia mais: Por que apostar nos Early Adopters faz seu negócio sair à frente? 

 
Continue neste artigo para entender os 5 motivos pelos quais a sua empresa deve se preparar para o metaverso: 

Mercado de trabalho 

Segundo a Bloomberg Intelligence, a estimativa é que o mercado do metaverso deva chegar a US$ 800 bilhões (R$ 4,5 trilhões) em 2024. 

Uma pesquisa realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) afirma que as empresas que mais investiram em TI obtiveram maior crescimento da sua receita e tiveram resultados operacionais mais eficazes.  

Ou seja, a tecnologia passou a ser responsável por manter milhões de pessoas empregadas, por auxiliar empresas nos momentos de crise e é considerada fundamental no mercado atual. 

Economia 

O metaverso também poderá ser visto na economia, uma vez que a sua existência será fomentada no comércio online e, consequentemente, poderá valorizar mais o dinheiro digital, como as criptomoedas.  

Maior praticidade aos usuários 

O desenvolvimento dessa realidade virtual pode proporcionar um crescimento nos comportamentos de consumo, pois trará novas oportunidades e mais comodidade para o indivíduo, além de otimizar processos e tempo às empresas pelas funcionalidades proporcionadas pela tecnologia. 

Novas experiências  

As videochamadas são um exemplo que se popularizaram com a adesão ao home office. O novo mundo do metaverso permitirá que usuários sintam como se estivessem lado a lado, mesmo que, na verdade, estejam em países diferentes.  

Será possível criar o aspecto que desejarem e o ambiente virtual será construído de acordo as necessidades de cada um, sem limites estruturais.  

Todos poderão interagir com o que estiver ali, como se tudo realmente existisse no real, mudando a dinâmica do trabalho e criando novas experiências neste contexto.  

Futuro 

Pode-se dizer que o futuro é digital pelas inovações que chegam a todo momento, facilitando e automatizando a vida e as atividades cotidianas. Por isso, a procura por estas novas tecnologias, como o metaverso, chamam a atenção e se mostram como um ótimo negócio para o posicionamento e consolidação de marcas no mercado de trabalho. 

Dentro do metaverso em si, as oportunidades são infinitas. Se há um mundo virtual em que tudo pode ser criado, então o limite é a criatividade do empreendedor para alavancar e inovar no seu negócio.  

Para isso, não há maneira melhor de antecipar e se preparar para essas mudanças do que com a modernização da tecnologia.  

Só assim, os negócios poderão participar dessa economia digital em formação, de maneira sustentável, segura e que satisfaça a experiência do consumidor. 

A sua locadora não pode ser diferente neste contexto e o ELOCA existe para te ajudar nisso. 

Ao desenvolver a sua locadora na plataforma exclusiva para ela, você tem acesso a todos os recursos de e-commerce, gerenciamento e consultoria de marketing, com total segurança e otimização de todos os processos.